Mineiros na Estrada

Como visitar o Palácio de Versalhes partindo de Paris


Um dos palácios mais conhecidos do mundo, o Palácio de Versalhes mexe com a curiosidade e imaginação de muita gente. Afinal de contas, o palácio foi residência de grandes absolutistas franceses, como Luis XIV, XV e XVI. Embora se pareça mais com um palácio do que com um castelo (em francês, o lugar se chama Castelo – château – de Versalhes), a grandiosidade impressiona. São mais de 400 metros de fachada, 700 quartos, 2000 janelas, 1250 lareiras e 67 escadas!

Neste post, explicaremos como chegar partindo de Paris e como é a visita.

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Leia também:


Como chegar ao Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Paris. A maneira mais fácil de se chegar lá, ou seja, a que te deixa mais perto do palácio, é pegando o trem RER C, chamado Vicky, e descendo na estação Gare de Versailles Château Rive Gauche. Uma caminhadinha de 1 km e você já estará na porta do palácio.

Se você vai usar mais transporte público no mesmo dia lá em Paris, tipo ir para o hotel e depois sair de novo à noite, talvez compense comprar o passe Mobilis para esse dia, que custa 12,40 euros (valor de fevereiro de 2019). Caso contrário, compre a passagem avulsa nas máquinas de autoatendimento ou nos guichês do metrô, colocando a estação de destino que falei acima, a Gare de Versailles Château Rive Gauche. Pagamos 7,30 euros ida e volta, incluindo aí o deslocamento de metrô do hotel até a estação de trem e da estação de trem até o hotel.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O que tem para ver no Palácio de Versalhes

Podemos dividir o complexo do palácio em quatro áreas: Palácio de Versalhes propriamente dito, Jardins, Trianon e Galeria das Carruagens.

Palácio de Versalhes: admissão com ingresso ou com Museum Pass.  Inclui:

Sala dos Espelhos

Jardins: entrada livre, exceto para o espetáculo de som e luz nas fontes, que é cobrado à parte do ingresso comum. Acontece às terças, sextas, sábados e domingos, entre abril e outubro.

Jardins

Trianon: entrada com o ingresso ou com Museum Pass. Inclui o Grand Trianon, o Petit Trianon e os Domínios de Maria Antonieta.

Galeria das Carruagens: grátis. Fica antes do portão de entrada principal do Palácio de Versalhes.

Ingressos

Especialmente em alta temporada, é recomendado comprar os ingressos com antecedência. Há vários tipos de ingresso:  só para o Palácio, Palácio + Trianon, só para o Trianon, Passaporte para dois dias… Tudo isso com ou sem o show de som e luz nas fontes. Você pode adquirir seus ingressos pelo Tiqets, nosso parceiro. O valor é o mesmo, você não paga nada a mais por isso, mas ganhamos uma pequena comissão. Assim, você nos ajuda a manter o blog. Clique abaixo no tipo de ingresso de seu interesse.

 

Se você, assim como nós, optar pelo Museum Pass, ele dá entrada em todas as áreas, exceto o show das fontes. Você pula a fila da entrada e já vai direto para os detectores de metais.

Menores de 18 anos não pagam.

Como é a visita ao Palácio de Versalhes

Após passarmos pelos detectores de metais, fomos deixar nossas mochilas no guarda-volumes. Elas eram bem pequenas, mas viram pelo raio-x que carregávamos barra de cereal e nos pediram para guardá-las. Depois, pegamos os audioguias, que são gratuitos, e fomos seguindo a visita pelo Palácio de Versalhes. Gastamos umas duas horas dentro do palácio.

Após a visita ao palácio, pegamos nossas mochilas e fomos caminhar pelos jardins, que são imensos. Nós fizemos apenas o que foi possível, por causa do frio intenso e da chuva, que ia e vinha, mas que já tinha feito muitas poças e enlameado bastante o chão. Deixamos o Trianon para uma próxima visita, pois fica a 25 minutos de caminhada dos jardins, por causa da chuva, ficamos com preguiça. Até tem um trenzinho que leva até lá, mas achamos muito caro (8 euros por pessoa).

Para programar sua visita, veja o mapa interativo no site oficial.

Dia bem feio…

Onde comer no Palácio de Versalhes

Há restaurantes e lanchonetes no complexo, mas com preços de palácio. Você pode levar lanchinho e comer no parque, que é onde fica o Trianon. Nos jardins é proibido comer.

Como se locomover dos jardins até o parque

Se não quiser andar cerca de 25 minutos, pode alugar bicicleta, carrinho elétrico ou ir de trenzinho. Clique nos links para ver os valores.

Palácio de Versalhes

Horário de funcionamento:  De terça a domingo, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro
Palácio: 9h às 17h30
Jardins: 8h ás 18h
Trianon: 12h às 17h30
Galeria das Carruagens: 12h30 às 17h30
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: