Página inicial / Brasil / O camarão do Antônio e o Camarão da Luzia, em Atins, nos Lençóis Maranhenses

O camarão do Antônio e o Camarão da Luzia, em Atins, nos Lençóis Maranhenses


Estávamos hospedados em Atins, tínhamos acabado de tomar café e, enquanto aguardávamos o carro da agência que nos levaria para o Canto de Atins (Lagoa da Capivara), começamos a pesquisar alguns posts de outros blogs sobre o tal “Melhor Camarão do Mundo”, o camarão da Luzia.

Já sabíamos que ao lado do restaurante da Luzia havia o restaurante do Antônio, o que, obviamente, sugere a ideia de concorrência. Até aí, tudo bem.

Investigamos um pouco mais e descobrimos que o Antônio e a Luzia são irmãos e antes só existia o restaurante dela: foi quando o cheiro de treta começou a exalar: Ora, o que teria causado a separação dos irmãos e os transformado em concorrentes?

Quando alguns sócios brigam, a coisa fica feia, você certamente conhece algum caso. E é muito pior quando os sócios são irmãos, principalmente se a briga causa separação e inimizade. Não sabemos ao certo qual o motivo do rompimento entre os irmãos, mas ouvimos várias e várias histórias, do tipo “quem conta um conto aumenta um ponto”. Se você pesquisar na internet, vai encontrar relatos brandos e outros dignos de figurarem em canais da imprensa rosa.

O que realmente sabemos é (e acredito, a partir daí é que surgem as mais mirabolantes histórias) o seguinte: Luzia e Antônio são irmãos e a cunhada de Luzia, esposa do Antônio, trabalhava na cozinha da Luzia quando só existia o primeiro restaurante.

Voltando ao momento em que aguardávamos na pousada, outros hóspedes que iam fazer o mesmo passeio que nós foram chegando e começou a rolar um papo com os funcionários da pousada sobre as tretas entre Luzia e Antônio. Para não reforçar uma história que não sabemos se é verdadeira, não vou repetir o teor das conversas, mas os detalhes foram quentes.

Sobre o sabor dos camarões, não houve consenso nem nas histórias que lemos, nem nas que ouvimos; as opiniões estão bem divididas: alguns preferem o da Luzia, outros, o do Antônio.

Antes de sairmos para o passeio, o Evaldo (dono da agência) disse que poderíamos escolher em qual restaurante almoçaríamos, e falou que os preços eram 35 e 40 por pessoa, respectivamente, na Luzia e no Antônio. Mas ele não acertou, pois pagamos por 45 no Antônio (os preços do cardápio estavam remarcados no estilo gambiarra – olha o papel de trouxa novamente) e vimos uma placa, na direção do restaurante da Luzia, que indicava 36 por pessoa.

No Antônio aceitaram cartão de crédito, na Luzia a gente não sabe se aceita (o Evaldo disse que ACHA que aceita, também. Mas, vai saber, né?). 

O pessoal da pousada confirmou que poderíamos escolher em qual restaurante almoçar. Porém, o motorista parou na porta, exatamente na porta, do restaurante do Antônio, como se o restaurante da Luzia não existisse. Nós já estávamos tendendo a almoçar no Antônio por conta do cartão, então acabamos ficando por lá, mesmo.

O passeio para Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses, tem parada para almoço em um dos restaurantes famosos pelo camarão grelhado. Nós almoçamos no restaurante do Antônio, que é chamado de Canto dos Lençóis.

O passeio para Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses, tem parada para almoço em um dos restaurantes famosos pelo camarão grelhado. Nós almoçamos no restaurante do Antônio, que é chamado de Canto dos Lençóis.

Restaurante pela manhã, que foi quando fizemos os pedidos.

E o sabor do camarão do Antônio? Gente, na boa, eu não sou fã de camarão (podem me apedrejar), mas quando ele vem sem casca eu até como um pouco, sabe?  Enfim, não sou a melhor pessoa para julgar sabor de camarão, mas sei que na porção para duas pessoas vêm uns 20 (mais acompanhamentos: arroz, feijão, farofa). Ele é aberto ao meio e grelhado assim. Muita gente comeu o negócio com casca; eu, como uma princesa, fiquei brigando com o garfo, a faca e a casca para conseguir tirar a carninha e comer. Aquela casca parece plástico, não rola pra mim.

O passeio para Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses, tem parada para almoço em um dos restaurantes famosos pelo camarão grelhado. Nós almoçamos no restaurante do Antônio, que é chamado de Canto dos Lençóis.

Gostei? Pra quem não gosta, gostei. A Gê gostou? Ela disse que sim, mas prefere outros tipos de preparo, como o alho e óleo, por exemplo. E ela também prefere o camarão limpo. No nosso grupo, de nove pessoas, ninguém amou. Uns gostaram do tipo “ah, legal, dá pra comer, valeu ter provado”, tipo a Gê, e outros não gostaram.

Após o retorno para a pousada e com tanta história na cabeça, ficamos com muita vontade de retornar ao canto do Atins para provar o camarão da Luzia. Como íamos voltar para Barreirinhas às 14h, a gente tentou de várias formas conseguir um transporte para o restaurante. Até ligar para os telefones disponíveis, mandar mensagem pelo WhatsApp e sinal de fumaça a gente tentou, mas fomos informados que todos os carros tinham ido para os passeios. De acordo com alguns atendentes, até havia quadriciclos disponíveis, mas não é permitido transportar turistas, com esse veículo, no parque dos lençóis. Infelizmente não tivemos sucesso na nossa busca, ficou para a próxima conhecer o restaurante e provar o camarão da Luzia.

E o atendimento no restaurante do Antônio? Olha, ele não apareceu pra falar e/ou tirar uma foto com a gente. Ele perdeu a chance de trocar ideia com um casal super bacana e descolado (no caso, a Gê e eu hahahahahaha).

Sobre a velocidade de chegada dos pedidos lá no Antônio, demorou bastante, mais de 30 minutos. Considerando que passamos no restaurante e deixamos o pedido feito, antes de irmos para as lagoas, isso me deixou meio impaciente. E eles falaram que era para fazermos o pedido antes justamente para não termos que esperar após retornarmos da lagoa.

Os garçons que nos atenderam eram bem sérios, mas educados, contudo um pouco desorganizados. Pra vocês terem uma ideia, no momento em que fui pagar a conta, a única coisa que estava anotada na comanda era o pedido dos pratos. Na boca do caixa eu falei sobre as bebidas consumidas e o atendente, que não era o Antônio, fez a inclusão no valor a pagar.  Uma coisa boa é que tem redes para descansar…

O passeio para Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses, tem parada para almoço em um dos restaurantes famosos pelo camarão grelhado. Nós almoçamos no restaurante do Antônio, que é chamado de Canto dos Lençóis.        

Um casal que fez o passeio junto com a gente, em vez de pedir um prato para 2 (como fizemos), pediu um prato de camarões para uma pessoa e um peixe grelhado para o outro. Fiquei com inveja, pois o peixe parecia bem apetitoso, e tive a leve sensação de que na matemática deles 1 + 1 é maior que dois, pois o prato de camarões para uma pessoa pareceu maior que a metade de um prato para dois… Foi apenas uma sensação, mas acho que não estou enganado…

Valeu a pena? Claro! Pra mim, mais pela satisfação da curiosidade do que pelo sabor do camarão. Mas, como já dito, não sou muito fã. Então a gente recomenda, sim. Porém, como para tudo na vida, não crie expectativas muito grandes, você pode se decepcionar.

Veja outras opiniões sobre o Camarão do Antônio e sobre o Camarão da Luzia.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser.

O passeio para Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses, tem parada para almoço em um dos restaurantes famosos pelo camarão grelhado. Nós almoçamos no restaurante do Antônio, que é chamado de Canto dos Lençóis.


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

3 comentários em “O camarão do Antônio e o Camarão da Luzia, em Atins, nos Lençóis Maranhenses

  1. Olá boa tarde sou guia galego travessia nos lençóis maranhenses parque Nacional Nordeste vários roteiros várias informações.

    Contato reserva Whatsapp (98) 988588396 Galego guia de Turismo melhor guia da região nativo do parque Nacional nascido e criado nos lençóis

  2. Estive semana passada em Atins e comigo aconteceu a mesma situação em relação ao restaurante do Sr Antonio. Não gostei do camarão, doce, seco enjoativo, parece camarão de cativeiro. Comida muito cara. Em Caburé o peixe serra grelhado com arroz de cuxá foi estava magnifico, bem servido e preço justo. Mas ninguém faz propaganda.

  3. Olá Guto, estivemos no restaurante da Luzia em junho deste ano e ficamos com a mesma “frustração” de não ter provado do Sr. Antonio, nós adoramos camarão e gostamos bastante mas tbm nada extremamente especial pelas fotos parece igual, o que não curtimos de lá são os acompanhamentos baião de dois e farofa pra tudo, aqui no sul os acompanhamentos quase tomam vez do prato principal (molhos, pirão, batatas etc) mas valeu a experiencia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA