Mineiros na Estrada

Conheça as Grutas de São Miguel, em Bonito



O nosso segundo dia em Bonito começou com um passeio nas Grutas de São Miguel. Um pouco depois das 7h a van da EK Turismo passou no Hotel Águas de Bonito para nos pegar e chegamos ao receptivo da gruta antes das 8 horas.

Como ainda faltavam alguns minutos para o horário marcado para o grupo, fomos dar uma volta, procurando um lugar ao sol para nos aquecer, pois fazia muito frio. E aí tivemos uma surpresa muito agradável: dezenas de araras estavam se alimentando ali. Os funcionários disseram que é comum que a primeira turma do dia veja o bando, pois normalmente é a hora que elas vem comer! <3

Logo o grupo foi chamado para dar início ao passeio. Fomos orientados a deixar os pertences no guarda-volumes (gratuito) e levar apenas o necessário, para não ficarmos carregando peso à toa.


Leia também:


Cada um recebeu uma touca descartável e um capacete. Fomos, então, para uma sala onde a guia Regina se apresentou, preenchemos o formulário do seguro e assistimos a um pequeno vídeo institucional, que deve ter uns cinco minutos de duração.

Regina explicou como seria o passeio e distribuiu algumas lanternas. Não há uma para cada pessoa, mas também não é necessário.

O passeio começa com uma trilha suspensa, como uma ponte, na altura da copa das árvores. Essa trilha tem corrimãos e guarda-corpo, sendo bem segura. Há um mirante, onde podemos ver a vegetação de cima – bem bonito.

Depois, percorremos uma trilha sobre a gruta e paramos em um ponto bem interessante, no qual há uma enorme figueira, com grandes raízes expostas.

Figueira

Por fim, chegamos, à gruta propriamente dita, e a guia foi explicando sobre as formações encontradas ali: estalactites, estalagmites, colunas, corais, “couve-flor”, cortinas, pérolas, travertinos…

A gruta é bem rica em formações espeleológicas, fazendo um cenário lindo e impressionante.

O passeio tem duração total de, aproximadamente, uma hora e meia e é bem tranquilo de se fazer (a não ser que você tenha aflição com grutas), pois andamos apenas 800 metros no total (ida e volta).

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Informações importantes


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.