Mineiros na Estrada

O que é e como usar o boleto turístico de Cusco


Não importa se você vai ficar dois ou sete dias em Cusco: você vai precisar dele. O Boleto Turístico é um bilhete que permite a entrada a vários museus e sítios arqueológicos de Cusco e do Valle Sagrado.

Leia também: Como foi nosso tour com guia privado pelo Vale Sagrado

Muita gente tem dúvidas, então vamos tentar explicar tudo o tal boleto aqui.

Como funciona e quanto custa o boleto turístico?

Bem simples: você paga uma vez e tem entrada liberada nos atrativos do seu tipo de boleto. Quando você visita um deles, fazem um furinho na foto correspondente à atração. Assim que compramos o boleto, pedem para colocar o nome. Não nos pediram identidade em nenhuma das portarias, mas ouvi relatos que, se você quiser visitar uma segunda vez, o documento é solicitado. No verso, há um mapa com os pontos integrantes do boleto e os horários de funcionamento de cada um deles.

Boleto turístico

Boleto turístico – verso

São quatro tipos de boleto, três deles parciais e um global. Como já falei detalhadamente sobre os sítios arqueológicos em outros posts, não os explicarei aqui. Para ler sobre eles, basta clicar sobre seus nomes.

Boleto Parcial – Circuito I

Custa 70 soles e permite entrada em sítios arqueológicos próximos a Cusco: Sacsaywaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay. A validade é apenas para o dia da compra. São as marcações azuis no mapa.

Boleto Parcial – Circuito II

Custa 70 soles e permite entrada no Museo Sitio Qorikancha (não confundir com o Convento Qorikancha – Santo Domingo, que é pago à parte. O museu fica no subsolo e tem entrada pela Avenida El Sol); Museo Histórico Regional (Casa Inca Garcilaso), Museo de Arte Contemporaneo, Monumento a Pachacútec, Parques Arqueológicos de Tipón e Pikillaqta. Com exceção dos dois parques arqueológicos, as atrações ficam na própria cidade de Cusco. Vale por dois dias. São as marcações vermelhas no mapa.

Boleto Parcial – Circuito III

Custa 70 soles e permite entrada nos Parques Arqueológicos de Ollantaytambo, Pisaq, Chinchero e Moray. Vale por dois dias. São as marcações verdes no mapa.

Boleto General (Boleto Geral)

Dá direito a entrar em todas as 14 atrações e vale por 10 dias. Custa 130 soles. É um pouco caro, tendo em vista que a cotação é quase 1 para 1 em relação ao real, mas se você pensar que cada atração vai sair por menos de 10 soles, vai ver que vale a pena.

Pessoas de 10 a 17 anos com documento de identidade e estudantes de 18 a 25 anos com carteirinha de estudante internacional pagam 70 soles. As orientações sobre a carteirinha são as mesmas para o ingresso de Machu Picchu – leia aqui.

Não há meia entrada para os boletos parciais.

Note também que se você quiser visitar atrações de pelo menos dois circuitos diferentes, já vale a pena comprar o boleto integral (caso você pague inteira, claro).

Atenção: Desde o dia primeiro de junho de 2016 o Centro Qosqo de Arte Nativo e o Museo de Arte Popular deixaram de fazer parte das atrações que compõem o Boleto Turístico. Nós fomos em maio, ainda tivemos a sorte de vê-los, mas aquele nosso boleto da foto não existe mais.

Leia também:

Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Viagem ao Peru: dia 4 – Tour pelo Vale Sagrado (Tipón, Pikillaqta, Rumicolca Andahuaylillas, Huaro, Urcos)

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Viagem ao Peru: dia 6 – O que ver e fazer em Machu Picchu

Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco


Vai para o Peru? Não deixe de contratar Seguro Viagem. Comprando com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o cupom MINEIROS5.

Onde compro o Boleto Turístico?

No Comite de Servicios Turisticos de Cusco, o COSITUC, na Avenida El Sol, 103. Super fácil de chegar, é bem próximo da Plaza de Armas (estrelinha preta no mapa). Funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos e feriados, das 8h às 13h. Algumas agências também o vendem.

Maiores informações sobre o Boleto Turístico podem ser lidas no site ofical do COSITUC: www.cosituc.gob.pe

Chinchero, um dos sítios arqueológicos visitáveis com o Boleto Turístico

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: