Página inicial / Brasil / As balas de coco Franco, de Vila Velha (ES)

As balas de coco Franco, de Vila Velha (ES)

Balas de coco Franco, fabricadas em Vila Velha. Receita caseira, produtos de qualidade, balas de derretem na boca.

Eu estava sentadinha, na minha, prestando atenção ao que estava sendo dito na abertura do Pocando no ES, o encontro de blogueiros de viagem que participei em abril no Espírito Santo.  Passei os olhos no presentinho que nós participantes tínhamos ganhado do Quality Suítes Vila Velha, onde acontecia o evento: Balas de Coco Franco. E as minhas eram recheadas com nozes!

Abri e coloquei uma na boca. E, naquele momento, senti, em câmera lenta, vesículas liberando endorfina e mais um monte de hormônios do bem. A bala tem um sabor maravilhoso e derrete na boca. Ainda hoje, quando penso na tal bala, fico assim:

Quando eu penso em comida

Leia também:

O camarão no coco do Restaurante Atlântica, em Vila Velha

Quality Suítes Vila Velha: conforto e paparicos de frente para o mar

Conhecendo o Espírito Santo com o Pocando no ES

Balas de coco

Fui criança nos anos 90 e tinha uma birra danada de balas de coco, que chamávamos de balas delícia. Isso porque em todo aniversário a gente comprava aqueles pacotes industrializados, enrolava com papel de seda com franja, e colocava em baleiros de três andares de círculos de papelão prateado para enfeitar a mesa. Aquelas balas eram horríveis. Um troço duro e sem gosto de nada, apenas doce. Era o maior desperdício. Criança nenhuma gostava daquilo, sobrava um monte de bala que a gente ficava comendo a contragosto o mês inteiro. De delícia não tinha nada.

Quando era adolescente, fui apresentada às balas caseiras de coco, que me conquistaram imediatamente. Se tornaram um dos meus doces favoritos e onde eu as encontro, acabo experimentando para provar. Muitas delas são bem meia-boca. Várias são muito boas. Algumas são excelentes. E, então, tem a bala de coco Franco. A melhor que já provei até agora.

Voltando ao Pocando no ES, depois de ser arrebatada por alguns instantes para um nível transcendental, resolvi guardar o pacotinho para conseguir prestar atenção ao que acontecia. Sério, a bala estava me distraindo.

Saboreei depois, com toda calma e guardei a embalagem já decidida a procurar a “fonte” da felicidade quando pudesse. Como eu ficaria mais uns dias em Vila Velha depois que o Pocando acabasse, iria até a loja fazer um estoque de balas.

E lá fui eu.

A loja das Balas de Coco Franco

A loja fica em um lugar modesto, no centro de Vila Velha. É um espaço pequeno, que, na verdade, é o que precisam mesmo para uma pequena loja de balas. Nos fundos e no piso superior funciona a fábrica.

Balas de coco Franco, fabricadas em Vila Velha. Receita caseira, produtos de qualidade, balas de derretem na boca.

Conheci os irmãos Raiana e Rodrigo, proprietários juntamente com a mãe, Silene. Aproveitei para bater um papo com eles, que me contaram que começaram a fazer balas em 2001, em casa. No início recebiam encomendas para aniversários e pequenas reuniões. Depois começaram a vender para pequenos estabelecimentos. O negócio começou a crescer e hoje eles já até despacham pelos correios. É a única loja própria, mas é possível encontrar as Balas Franco em alguns estabelecimentos de Vila Velha, como mercados.

Rodrigo estima que sejam fabricados cerca de 850 quilos de balas por mês! Atualmente são cerca de 20 sabores, entre tradicional e recheadas, vendidas em três tamanhos de embalagem: 70 gramas (R$ 5,00), 250 gramas (R$ 14,50) e 500 gramas – preços de abril de 2017.

Balas de coco Franco, fabricadas em Vila Velha. Receita caseira, produtos de qualidade, balas de derretem na boca.

Mas por que essa bala é tão gostosa? O que a faz tão especial?

Eu diria, com um olhar muito leigo, de uma mera admiradora de balas de coco, que são alguns fatores.

Lá eles usam o coco in natura. Quebram, ralam e fazem o próprio leite de coco. Tudo fresco, com a menor quantidade possível de produtos industrializados. Além disso, eles estudam a quantidade vendida e fabricam o essencial, para não haver perdas. Assim, se você for à loja para comprar  balas, sem encomendar antes, não vai encontrar todos os sabores disponíveis no cardápio, mas, pode ter certeza de que todos os que estiverem ali na prateleira são novinhos. E, mesmo produzindo balas em grande escala, eles conseguem manter a mesma qualidade de quando se faz pouquinho, só para consumo da família.

Essa bala é um trem de doido, gente. Só sei que saí comprando um pacotinho de cada sabor que  me agradou e levei uns de presente para minha mãe também.

Balas de coco Franco, fabricadas em Vila Velha. Receita caseira, produtos de qualidade, balas de derretem na boca.

As balas fazem tanto sucesso em Vila Velha que eles recebem encomendas para casamentos, aniversários, batizados e para a mais recente moda, chás de revelação. Para essas ocasiões, lindas embalagens são usadas e também há produtos diferenciados, como balas premium, pirulitos, balas cobertas com chocolate e muito mais. A Silene que é responsável pela parte criativa. Confira as fotos no Instagram deles.

Balas de Coco Franco

Rua Henrique Moscoso, 1175 – Centro – Vila Velha – ES
(27) 3244-6940
Site oficial: www.balasdecocofranco.com.br

Balas de Coco Franco - Vila Velha

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.  

2 comentários em “As balas de coco Franco, de Vila Velha (ES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA