Mineiros na Estrada

A difícil tarefa de comer em Águas Calientes


Águas Calientes, também conhecido como Machu Picchu Pueblo, é um pequeno povoado que dá acesso à cidadela inca de Machu Picchu. Obrigatoriamente, você irá passar por lá antes de subir a montanha rumo ao objetivo principal da sua viagem.

Para aproveitar bastante o dia em Machu Picchu, nós fomos para Águas Calientes no dia anterior ao da visita ao parque, uma quarta-feira. Pernoitamos lá e voltamos somente no trem da noite de quinta-feira. Fizemos, portanto, três refeições na cidade. Nenhuma delas foi boa. Eis os lugares:

Full House

Na quarta-feira, fomos a um restaurante chamado Full House, que fica na Av. Imperio de los Incas. O lugar é arrumadinho, aconchegante, com vista para o rio (que não vimos, porque já era noite).

Full House

Pedimos uma pizza,  no esquema “monte sua pizza”. Além da muçarela, que estava presente em todas as pizzas, poderíamos escolher mais cinco ingredientes. Pedimos frango, azeitona e presunto. Em uma metade da pizza, pedimos para colocar champignon. Na outra metade, orégano. Quando a pizza chegou, uma metade SÓ tinha champignon. E era tão miserenta, que dava para contar quantos pedacinhos de cogumelo, presunto e frango havia.

Pelo menos, a massa estava fina e crocante e o recheio, embora pouco, estava gostoso. Essa que nós pedimos era média e custou 37 soles. Uma vantagem é que não cobram taxa de serviço. Outras avaliações aqui.

Leia também: Roteiro de 8 dias: Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Tunqui

Estamos cansados de saber que geralmente escolher um lugar para comer já estando com fome não é uma boa… Nós tínhamos andado pra caramba lá em Machu Pìcchu e já eram umas 15h, talvez um pouco mais. Varados de fome, entramos no primeiro restaurante com aspecto razoável que vimos, depois de perguntarmos se havia menu turístico.

(Menu turístico é assim: você escolher uma entrada + um prato principal + uma sobremesa e/ou bebida por um valor econômico. Os pratos geralmente são mais simples e em menores porções.)

Guto escolheu creme de milho de entrada, pollo a la plancha, como principal, e uma Coca. Eu escolhi creme de frango, macarrão à bolonhesa e suco de laranja.

Enquanto esperava, fui ao banheiro. Não consegui nem entrar para lavar as mãos tamanha a sujeira e mau cheiro do lugar!!!

Depois de alguns minutos, vieram as entradas. A de milho razoável, industrializada, como nos menus turísticos dos restaurantes de Cusco. Agora, a de frango, nós não conseguimos comer.  Era uma água branca com gosto de nada. E nada do meu suco chegar…

Vieram os pratos principais.

O frango estava ok. O macarrão à bolonhesa estava super aguado e sem gosto. E a carne estava tão moída, mas tão moída, que eu não consegui localizar… Mesmo estando com muito fome, não consegui comer nem metade!

E quando meu suco chegou, era um copinho pequeno, do tamanho de um copo lagoinha.

E cobraram quase 20% de serviço!

Só depois vi que 107 avaliações no Tripadvisor, 77 são horríveis! Repita comigo: Não entrar em um restaurante sem consultar o Tripadvisor!

Leia também: Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para Machu Picchu

Fast Food

Como não estávamos satisfeitos com o almoço, resolvemos, por volta das 18h, comer algo rápido antes de pegarmos o trem de volta para Cusco. Então vimos, ao lado da igreja, bem na Praça de Armas, uma enorme placa de Fast Food.

O lugar estava vazio, fomos os primeiros a entrar. Precisávamos de algo rápido, por causa do horário do trem, e perguntamos ao garçom quanto tempo precisavam para preparar um lanche – um combo de hambúrguer e batatas fritas – e ele respondeu que 15 minutos.

Pedidos feitos, cerca de três minutos depois entraram quatro pessoas e fazem seus pedidos.  Mais alguns minutos, entraram mais cinco pessoas, brasileiros. Perguntaram quanto tempo demora o lanche, pois tinham que pegar o trem. Fizeram seus pedidos.

E se passaram os 15 minutos e nada do nosso sanduba. Passaram 20 minutos e nada. Quando deu 30 minutos que estávamos lá, o grupo dos brasileiros ameaçou ir embora, gritando que 25 minutos esperando um fast food era um absurdo!

Os cinco lanches deles chegaram e logo depois os quatro lanches do outro grupo. E nada do nosso.

Apenas 40 minutos depois (as outras pessoas já tinham até comido e ido embora), veio o garçom com nossos pedidos. Aí a surpresa.

Os bifes dos hambúrgueres eram finíssimos e vieram queimados. As batatas estavam CRUAS e puro óleo. Simplesmente não conseguimos comer.

No final, quando fomos ao balcão pagar a conta, reclamamos da demora do atendimento, de terem passado pedidos na frente e da falta de cuidado no preparo dos lanches. O funcionário, que foi o mesmo que anotou nossos pedidos, começou a levantar o tom de voz, dizendo que não havíamos esperado 40 minutos! Não houve sequer um pedido de desculpas!

Pelo que vi no Tripadvisor, o restaurante se chamava Café con Pisco, mas não há mais essa identificação por lá. Havia apenas a placa de Fast Food, como na foto aí de cima.

Leia também: Mal de altitude – quase inevitável, mas dá para aliviar

Tem outra experiência?

Infelizmente, não tivemos sorte. Mas não significa que não tenha um bom lugar para comer em Águas Calientes. Você conheceu algum bom lugar? Indica algum restaurante? Conta pra gente aqui nos comentários.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:



Booking.com