Mineiros na Estrada

As famosas cachaças e o artesanato da Taboa Fábrica de Encantos, em Bonito



Não há muitos programas noturnos em Bonito e a maioria das pessoas prefere mesmo é descansar para aguentar o batente do dia seguinte. Mas, se você aprecia cachaças certamente vai querer conhecer a Taboa Fábrica de Encantos.

Trata-se da fábrica da cachaça mais famosa da região e de quebra você vê um ateliê de artesanato com argila, tecido e fibra de taboa.

A cachaça Taboa

A Taboa é uma cachaça superfamosa na região e surgiu meio que por acaso. Na década de 90, a Andreia, proprietária da fábrica, resolveu fazer um teste e misturou mel, canela, guaraná em pó e ervas à cachaça comum que vendia em seu bar. Naquela época, Bonito estava começando a despontar turisticamente e quem frequentava o bar, que já se chamava Taboa (com o sentido de “tá boa?”), eram os locais, em sua maioria.

A cachaça foi aprovada, a galera começou a querer mais e os turistas foram chegando e gostando também. Andreia foi aperfeiçoando o negócio, registrou a cachaça no Ministério da Agricultura e foi adaptando o local onde hoje é a fábrica para visitação.

Quando ela .descobriu que existia uma planta com o nome de taboa, pensou em uma maneira que juntar a taboa planta com a Taboa cachaça. E hoje as garrafas são revestidas de taboa, um trabalho artesanal muito delicado e bonito.


Leia também:


Como é a visita à Taboa Fábrica de Encantos

Fomos à noite, a pé, pois a Taboa Fábrica de Encantos fica próxima ao Hotel Pousada Águas de Bonito, onde ficamos.

Quem nos recebeu foi a Cris, que nos acompanhou durante a visita, a qual tem duração de uma hora. Foi ela quem nos contou a história da Taboa, mas se você quiser mais detalhes pode ler no site oficial deles.

Há uma réplica do antigo bar (que hoje está bonitão e grande – o Taboa Bar, que nós conhecemos), e vemos a evolução das garrafas desde que a Andreia começou a vender a Taboa. A propósito garrafas são bastante usadas na decoração do local – até o chão é cheio delas.

Quem, como eu, nunca tinha visto a taboa, pode vê-la, pois há uma pequena área onde ela é cultivada. Nada muito grande, mas dá para conhecer e tocar. Minha mãe, que cresceu na roça, disse que era muito comum por aquelas bandas.

Vimos também como é feita a preparação da taboa para revestimento das garrafas. É tudo manualmente e pudemos ver um artesão preparar as fibras, que depois ainda serão coladas umas às outras.

Há também um ateliê de artesanato em argila, onde são feitos os copinhos de cachaça e enfeites diversos, que são vendidos tanto ali, como na loja do Centro. Quem quiser pode brincar de fazer uma pecinha, que depois ficarão como decoração ali na fábrica e na boutique do centro.

Eu fazendo minha peça de argila

No outro ambiente estava outra artesã trabalhando com tecido.

Uma coisa muito legal é que eles tentam não descartar material algum. O miolinho da folha da taboa, que é retirado e não entra no revestimento das garrafas, é usado para outros tipos de artesanato. As fibras que não servirão para as garrafas, viram porta-panelas, enfeites de parede e luminárias. As toalhas do bar, que são trocadas semestralmente, viram revestimento de peças de argila e sacolinhas de presente. Enfim, quase tudo pode ser reaproveitado. Todo o artesanato pode ser adquirido ali mesmo na fábrica ou então na loja que fica ao lado do bar, no centro.

Passamos pelo gramado, onde há diversas ervas, que também são usadas em algumas cachaças. O visitante pode tocar e até comê-las.

Depois, vimos a área do envase e rotulação, mas só através de um vidro, pois a entrada ali não é permitida. Não há produção de cachaça no local. Eles recebem de um fornecedor e ali preparam as misturas.

Por fim, chegamos à degustação. Os 20 tipos de cachaça produzidos ali são expostos e o visitante pode provar todos os que quiser e aguentar.

As cachaças para degustação

Como ir

É preciso agendar o passeio nas agências de turismo de Bonito. Nós fomos com a Águas Turismo. O valor em maio de 2017 era 70 reais por pessoa, mas consulte aqui o preço atualizado.

Se você gosta de cachaça e topa provar tudo, creio que gostará muito do passeio. Mas, como o valor da entrada é bem puxado (mais caro que as grutas, por exemplo), se você não bebe, avalie se é o seu perfil de passeio e se vale a pena o investimento.

Taboa – Fábrica de Encantos

Rua Senador filinto Muller, 937
Bonito – Mato Grosso do Sul
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.