Mineiros na Estrada

Praça da Liberdade e seu Circuito Cultural: cultura e entretenimento grátis em Belo Horizonte


Acho que todo belorizontino conhece a Praça da Liberdade. Você, morador de BH, já deve ter ido ver a linda iluminação de Natal e, provavelmente, deixou sua mãe louca, insistindo sem parar para comprar um brinquedinho brilhante/piscante dos 563 ambulantes que por lá ficam nessa época (pode substituir brinquedinho por pipoca, algodão doce, coquinho, amendoim ou qualquer outra guloseima). Ou então já fez ensaio fotográfico de 15 anos (eu!) ou vestida de noiva. (Hoje nem é tãããão comum, pois temos muitos outros lugares, mas, no começo da década passada, a moda era posar na Praça da Liberdade ou na Pampulha).

A Praça é carregada de História. Como Belo Horizonte foi planejada para ficar limitada à Avenida do Contorno, a região da Praça era o ponto mais alto da capital e, por isso, foi escolhida para ser a sede do governo.

Plana e linda. Fileiras de palmeiras delimitam lateralmente o Palácio da Liberdade (foto de abertura), que era a sede do governo mineiro até a transferência para a Cidade Administrativa, em 2010. Chafarizes, fontes, monumentos, coreto e um antigo semáforo (ainda em funcionamento) adornam o local. Prédios antigos, onde funcionavam as Secretarias e o Senado mineiros, e o Edifício Niemeyer embelezam o seu entorno. Não é à toa que todo o conjunto foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (IEPHA).

Centro Cultural Banco do Brasil com Edifício Niemeyer ao fundo

No fim da tarde e nos finais de semana, pessoas caminhando e crianças brincando de bicicleta completam a cena. A praça ainda é palco de diversos eventos, que vão desde ações “sociais” (do tipo aferição grátis de pressão arterial) até shows e apresentações culturais.

Enfim, a praça, por si só, já é um belo passeio.

Mas, em 2010, foi inaugurado o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. Começou com seis espaços e hoje conta com doze, todos gratuitos, salvo algumas atrações específicas, e há cinco em processo de implantação.

Clique nos links abaixo e veja os posts sobre os espaços visitados por nós.

Arquivo Público Mineiro
Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa
Casa Fiat de Cultura
Cefar Liberdade
Centro de Arte Popular Cemig
Centro Cultural Banco do Brasil
Espaço do Conhecimento UFMG
Horizonte SEBRAE – Casa de Economia Criativa
Memorial Minas Gerais Vale
Museu das Minas e do Metal
Museu Mineiro
Palácio da Liberdade

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Salvar