Mineiros na Estrada

Conheça o Museu Palácio Rio Negro, em Petrópolis



Já comentei em outros posts sobre Petrópolis, que a cidade foi escolhida por Dom Pedro II para ser residência de verão da família real, que ficava instalada onde hoje é o Museu Imperial. Com a Proclamação da República, Petrópolis passou a receber os Presidentes, que também tinham sua casa de verão na cidade, mas agora no Palácio Rio Negro.

O Palácio Rio Negro

O Palácio foi construído pelo Barão do Rio Negro em 1889, pouco antes da Proclamação da República. Em poucos anos, teve vários usos, como residência particular, sede do governo do estado e prefeitura até que, em 1903, passou a ser residência oficial de verão dos Presidentes da República.

Rodrigues Alves foi o primeiro presidente a ocupar o Palácio e depois disso, até João Goulart, todos os ocupantes do maior cargo do executivo passaram por lá. Hermes da Fonseca inclusive se casou no Palácio com uma petropolitana, Nari de Tefé, que é considerada a primeira caricaturista mulher do mundo.

Depois que a capital do país foi transferida para Brasília, Petrópolis ficou meio longe e os presidentes foram parando de aparecer. Nos anos 70 e 80, por exemplo, o palácio não foi usado. Somente mais recentemente, os presidentes Fernando Henrique e Lula usaram brevemente as dependências do Rio Negro.


Leia também:


O Museu Palácio Rio Branco

Atualmente, o Palácio Rio Negro é um museu administrado pelo IPHAN. De estilo eclético, tem uma linda fachada. Por dentro, porém, pouca coisa é original, pois cada presidente que chegava queria mudar tudo para colocar do seu jeito e de acordo com a moda – tanto móveis, como enfeites e acessórios.

De original temos o piso em parquet e alguns lustres. Na sala de jantar, a pintura original começa a aparecer sob várias camadas de tinta branca. Bem que poderia rolar uma restauração.

Sala de jantar
Teto da sala de jantar
Lindo móvel de época
Um dos pisos
Outro piso – é cada um mais lindo que o outro

No piso superior podemos ver o dormitório usado pelos presidentes, com um amplo banheiro com louça inglesa. Interessante dizer que o banheiro foi construído depois, pois no século XIX não era costume ter banheiros dentro de casa. Há outros cômodos como o quarto em que dormiam as filhas de Juscelino Kubitschek – este com a mobília usada por elas.

Achamos interessante. A visita é rápida e a entrada é gratuita.

O quarto de JK
Quarto das filhas
Um dos enormes banheiros do palácio
Ainda o mesmo banheiro da foto anterior
Retratos dos presidentes que já dormiram no Palácio Rio Negro

Museu da FEB

Em uma construção que fica aos fundos funciona um pequeno museu da Força Expedicionária Brasileira – FEB. Também com entrada gratuita, mostra a participação de petropolitanos na Segunda Guerra Mundial, enviados em 1944. Dos 200 enviados, cinco morreram em combate. O acervo é composto por peças doadas pelos próprios combatentes, como uniformes (tem até um uniforme alemão original, único em exposição na América Latina), pilhas, óculos, latinhas de ração humana, granadas desativadas e muito mais.

Museu da FEB

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Museu Palácio Rio Negro

Endereço: Av. Koeler, 255 – Centro
Tel.: (24) 2246-2423
Visitação: terça a sábado, 10h às 17h
Entrada gratuita (verifique horários de funcionamento antes de ir)

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: