Mineiros na Estrada

Lavras Novas: o que fazer, como chegar, onde comer e onde ficar


Lavras Novas do Coronel Furtado, hoje apenas Lavras Novas, é um dos 13 distritos de Ouro Preto. Distante menos de 20 km da Sede, encanta cada vez mais turistas por sua tranquilidade. Com menos de 1000 habitantes (segundo o Censo 2010) e rodeada por montanhas e com um lindo casario colonial (com igreja matriz e tudo), Lavras Novas é um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar, fazer nada, contemplar as montanhas, ou tomar banho de cachoeira. Seus 1300 metros de altitude proporcionam um clima ameno; mesmo no verão as noites são frescas.

Também faz parte do Caminho Novo da Estrada Real.

Leia também: 

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres

Como chegar

De carro

Basta pegar a BR 356 em direção a Ouro Preto. No trevo da entrada para Ouro Preto, pegue a direita (MG 129). Daí serão, aproximadamente, 15 km até o distrito de Lavras Novas, quase tudo asfaltado (apenas cerca de 1,5 km é de terra). É bem sinalizado e a estrada é boa.

O caminho é maravilhoso

De ônibus

Ir de ônibus de Belo Horizonte a Ouro Preto é muito fácil e nós já explicamos detalhadamente aqui no blog.

De Ouro Preto para Lavras Novas, existem ônibus diários, mas os horários são escassos. Na data de publicação deste post, havia um ônibus aos sábados, domingos e feriados, quatro às segundas e três de terça a quinta, mas como isso sempre muda, sugiro verificar no site oficial de Ouro Preto ou com a Viação Transcotta, que faz o trajeto (tel.: 31 3551-2385). O ônibus sai da Praça da Estação (e não da rodoviária).

Saiba mais aqui: www.ouropreto.mg.gov.br/horarios-onibus

Logo na entrada, muitas placas indicativas

Quando ir

No verão faz calorão durante o dia, mas costuma chover. À noite costuma ser fresquinho. No inverno faz aquele friozinho gostoso, mas nada congelante.

Veja o gráfico:

Fonte: Meteoblue

O que fazer

Além de descansar e fazer trilhas não tem taaaanto assim para se fazer, não.

Comece caminhando descompromissadamente pelo distrito, que é bem pequeno, observe o casario e tente visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, datada do século XVIII. Além disso, você pode fazer atividades em meio à natureza.

Observe as lixeiras de vaquinha pelas ruas
Esse lugar está abandonado. Fica no final da Av. Nossa Senhora dos Prazeres.

Ver a Pedra do Equilíbrio

Inevitável não vê-la, pois está no trecho de terra, bem na entrada da cidade. Não tem jeito de parar o carro ali, pois é um pedaço estreitinho e bem na curva.Se quiser ir tirar fotos lá, o mais seguro é parar bem na entradinha de Lavras Novas e voltar a pé, por mais ou menos 1 km.

Pedra do Equilíbrio

Mirantes

Mirante da Pedra

O Mirante da Pedra tem fácil acesso e é visto do Restaurante Pimenta Rosa. Chegando até o final da avenida Nossa Senhora dos Prazeres (até ali dá para ir de carro), na Pousada Kokopelli, é só continuar a pé pela estradinha de terra por mais ou menos 1 km.

Mirante da Pedra
Placas indicando alguns pontos, inclusive o Mirante da Pedra. Essa placa está no final da A. Nossa Senhora dos Prazeres

Mirante da Rua da Fonte

Depois do cruzeiro, virar a primeira rua à direita, a rua da Fonte. O mirante fica aproximadamente 300 metros da avenida Nossa Senhora dos Prazeres, perto do Chalés da Pedra.

Cachoeiras

Namorados

Fica a 5.5 km da avenida Principal. Suas quedas forma um pocinho raso e uma pequena prainha, bom para crianças. O acesso até lá em em estrada de terra, em péssimas condições, por isso, é recomendável 4×4.

Cachoeira dos Namorados

Três pingos

Fica a 4 km da avenida principal e seu acesso também é complicado, necessitando 4×4 (ou vá a pé). Seu nome se deve ao seguinte fato: ao olhar suas quedas, notamos como que três filetes, forma uma piscina rasa.

Prazeres

Acesso bem difícil, portanto é recomendável ir com guia.

Pocinhos

A trilha começa na porteira que fica ao lado da Pousada Palavras Novas. A Camila, do blog Viaggiando, fez essa trilha.

Rapel

Fica 500 metros depois da Cachoeira dos Pocinhos, mas é altamente recomendável ir com guia.

Falcão

Forma um poço raso, bom para crianças. Para chegar até lá, saia do distrito em direção a Chapada e vire à esquerda no primeiro trevo. Pare o carro num platô, a uns 500 metros do trevo, e desça a pé por uns 10 minutos, do lado direito. Cuidado, pois a descida é muito íngreme.

Represa do Custódio

Essa represa foi feita em virtude da construção de uma pequena hidrelétrica. Fica a 6 km da avenida principal. A pé, o percurso é feito por trilha fácil, em mais ou menos 1 hora e meia. De carro, é recomendável 4×4.

Represa do Custódio

Conhecer o Vilarejo de Chapada

Chapada é uma vila simpática que parou no tempo. Seria um distrito do distrito, pacata toda vida, com seus 65 habitantes, segundo nos disseram… Ali temos a Cachoeira do Castelinho, lindíssima. De Lavras Novas a Chapada são 9 km, em estrada em boas condições. Para chegar à cachoeira, deve-se parar o carro na vila e descer a pé por uns 20 minutos. Não chegamos a ir até a cachoeira, mas a Amanda, do blog Próxima Parada conta tudo aqui.

Vilarejo de Chapada

Conhecer os distritos próximos e o Parque do Itacolomi

Se tem dias sobrando, pode conhecer o Parque do Itacolomi, com opções de trilhas para todos os públicos. Ou, ainda, há opções de conhecer outros distritos de Ouro Preto, como Santa Rita, terra da pedra sabão, e Santo Antônio do Salto, onde está o Cânion do Funil, ambos distantes 25 km de Lavras Novas, pelo melhor caminho (e o mais aconselhável para quem não tem 4×4). As agências também oferecem passeios mais longos para esses lugares. (Em Santa Rita há um posto de gasolina).

Na maioria desses lugares, o acesso se dá a pé ou de 4×4. Muita gente aluga quadriciclo, cujos passeios são feitos com o turista pilotando, em rotas pré-determinadas, acompanhado de um guia, que segue em motocicleta. Também é possível fazer passeios em jeep ou caminhonete 4×4. São três empresas na cidade: Quadricross, Nefelibatas e Ecoaventura. Nós fizemos um passeio de duas horas com a Quadricross e amamos. Confira todos os detalhes aqui no post: Passeio de 4×4 em Lavras Novas.

Onde comer

Considerando o tamanho do lugar, há muitas opções. São restaurantes, bares, bistrôs e tem também um mercadinho, caso você esteja em um lugar em que é possível cozinhar. Nós experimentamos alguns lugares e falamos deles aqui nesse post: Onde comer em Lavras Novas

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Onde ficar

Embora seja pequenina, Lavras Novas conta com mais de 30 pousadas. Há opções bem luxuosas, requintadas e, portanto, mais caras. Tem também a opção de se hospedar em casas de moradores, pois muitos alugam quartos (mas aí você não vai achar na internet, não. Tem que chegar lá e ir andando, procurando pelos anúncios que ficam afixados nas portas).

Quem quer ficar no meio termo, pode procurar a maior parte das pousadas, que eu classifico como intermediárias.

E, embora LN seja um ovinho de tão pequena, se você não quer andar muito toda vez que for comer, é preciso se atentar também à localização da sua acomodação. Para os que estão sem carro ou preferem andar a pé, eu sugiro ficar até o número 1100 da avenida principal, a Nossa Senhora dos Prazeres. Mais do que isso, você andará pelo menos dois quilômetros toda vez que sair. Agora, se tudo bem pra você pegar o carro toda mão, localização realmente não importa.

Na primeira vez que dormimos em LN, ficamos na Pousada Carumbé, que é ótima, mas toda vez a gente pegava o carro, pois ela fica a 2km da Igreja Matriz.

Nós temos um post com 10 pousadas excelentes, com nota mínima 9, para ajudar você a escolher:

10 pousadas excelentes em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto

Na última vez, ficamos na Pousada Vista Alegre e fizemos tudo a pé. Foi maravilhoso e já mostramos nossa avaliação da pousada aqui no blog.

Leia também: Pousada Vista Alegre, uma opção maravilhosa, em Lavras Novas

Pousada Vista Alegre

Atenção! Em Lavras Novas não tem:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: