Mineiros na Estrada

O que fazer em Cork, a segunda maior cidade da Irlanda



Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, atrás apenas de Dublin. Localizada no sul da ilha, é a capital do condado de mesmo nome. Nós aproveitamos nosso período de intercâmbio (e a facilidade para se chegar até lá) para visitarmos a cidade em um final de semana. Conseguimos destacar as principais atrações para você conhecer nessa encantadora cidade.

Veja aqui tudo o que já publicamos sobre a Irlanda

O Rio Lee corta a cidade de Cork

Como chegar a Cork

Cork tem aeroporto, mas as ofertas de voos não são tão boas quanto para Dublin. Se  você chegar pelo aeroporto de Dublin, tem ônibus saindo de lá e indo direto para Cork e é possível comprar as passagens na hora. Se você vai passar uns dias na capital antes de seguir para Cork, leia:

Como ir de ônibus de Dublin para Cork

Dica: Se você for de ônibus, saindo de Dublin pela manhã, vai chegar a Cork por volta das 12h, hora do almoço. Nós comemos na Gourmet Burger Bistrô, que fica perto da parada de ônibus. Estava delicioso.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O que fazer em Cork

English Market

É um mercado muito bonito, com abóbodas e colunas enfeitadas. Eles se orgulham se ser um dos mais antigos mercados da Europa, datado de 1788, anterior até mesmo ao Boquería, em Barcelona. É legal para se ver mais o dia a dia das pessoas, já que o lugar também é frequentado por locais. Lá se vende peixes, frutas, bolos e também produtos industrializados made in China. Site oficial: English Market

Cork City Gaol

É a antiga prisão da cidade. As visitas são autoguiadas, com um livreto, que está incluso no ingresso, ou com audioguia, com o acréscimo de uma pequena taxa. Em ambos os formatos há versão em espanhol. Nos meses de julho e agosto, há visitas guiadas em inglês a cada meia hora, das 10h às 16h, sem cobrança extra.

Nós não visitamos porque já havíamos ido a duas prisões, a de Belfast e a de Dublin. Veja valores autalizados no site oficial.

Elizabeth Fort

Essa fortaleza foi construída em 1601 e já teve vários usos até ser aberta à visitação pública, em 2013. As visitas autoguiadas são gratuitas e as guiadas, em maio de 2019, custam 3 euros. Confira os horários e valores atualizados no site oficial.

Fitzgerald’s Park

Fica bem próximo da Garnish House, a pousada onde nos hospedamos, então demos uma volta por lá. É um parque agradável, com gramado e muitas árvores e as pessoas costumam ir para lá fazer piqueniques. Abriga o Cork Public Museum, um museu gratuito que conta a História de Cork desde 7000 anos atrás.

University College Cork – UCC

A Universidade de Cork fica atrás do Fitzgerald’s Park e foi fundada em 1845. Eles oferecem visitas guiadas pelas principais áreas, passando, por exemplo, pela capela, pelos jardins e pelo observatório, onde estão alguns dos mais antigos telescópios da Irlanda. Informações sobre a visita guiada no site oficial.

St. Anne’s Church

Construída em 1722, é uma é uma das mais antigas em uso na cidade. Facilmente localizada, como eles mesmos gostam de dizer: “basta procurar pelo salmão dourado”, que fica no topo da torre. Os visitantes podem tocar seus sinos, mas, veja bem, não é qualquer “blemblem” que você vai ouvir, não. São oito sinos, cada um toca uma nota e você pode escolher uma música entre as dispostas lá para tocar. Se você tiver um pouco de habilidade, força e ritmo, pode tocar de música sacra a Beatles! Não é nada fácil!

Quem sobe a torre pode também ver o funcionamento do relógio, além de ter uma bela vista da cidade (que nós não vimos porque estava chovendo). A visita ao interior da igreja é gratuita, mas para subir até a torre e tocar os sinos, cobra-se 5 euros (em maio de 2019). Vale dizer que são 132 degraus até o topo. Confira os valores e horários no site oficial.

Foto: Sebastian “sebrem” B… [CC BY-SA 3.0] – Wkimedia Commons

St Fin Barre’s Cathedral

Uma igreja muito linda, de 1870. A entrada é paga, mas nós demos uma sorte tremenda. A igreja já estava fechada e acontecia um ensaio do coral. Nós estávamos lá fora, tirando fotos da fachada, quando o zelador perguntou se gostaríamos de entrar. Claro que aceitamos. Conhecemos a igreja e ainda assistimos ao coral.

No pátio da igreja há um labirinto, usado para meditação e preces. Enquanto se caminha por ele, é indicado refletir e agradecer.

The Butter Museum – Museu da Manteiga

A manteiga teve um importante papel na economia de Cork e a cidade chegou a ser o maior exportador do produto do mundo. O museu conta a importância histórica da manteiga e mostra também todo o seu processo de fabricação. Fica ao lado da Saint Anne’s Church. Informações sobre valores e horários no site oficial.

Blackrock Castle

Neste castelo do século XV funciona um observatório. É possível fazer visitas, que duram em torno de uma hora. O castelo fica a cerca de 6 km do centro e para chegar lá basta pegar o ônibus 202 na Merchant’s Quay. Confira o horário de funcionamento e o valor dos ingressos no site oficial.

Foto: Charlesolivercork [CC BY-SA 4.0] – Wikimedia Commons

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Caminhar e admirar a arquitetura

Seja às margens do rio Lee, que corta a cidade, seja nos bairros, você verá muita coisa bonita. Caminhar sem compromisso também é uma delícia.

Arredores de Cork

Se você tem mais tempo, pode escolher visitar pelo menos uma das atrações abaixo:

Cobh – a última parada do Titanic

Pronuncia-se “couv”, pois é uma palavra irlandesa e em irlandês o bh tem som de v. Essa cidade supercharmosa foi nossa escolha de passeio e relataremos tudo no próximo post, mas já digo que foi o que mais gostamos nessa viagem de fim de semana. Cobh é bem famosa por ter sido a última parada do Titanic antes do naufrágio.

Leia também: Conheça Cobh: a cidade irlandesa que foi a última parada do Titanic

Kinsale – vila portuária

Uma pequena e portuária cidade 30 km ao sul da cidade de Cork. É repleta de casinhas coloridas e conta com muitos restaurantes. No porto, muito iates podem ser vistos. Para se chegar em Kinsale, pegue o ônibus 226 na rodoviária de Cork (Cork Bus Station) e desça na Pier Road, perto do Centro de Informações Turísticas. O valor da passagem, conferido em maio de 2019, é 9,50 euros por trecho. Confira no site da Bus Eireann.

Foto: Carogonmu [CC BYSA 4.0 ] – Wikimedia Commons

Blarney Castle – A Pedra da Eloquência

Talvez seja o castelo mais famoso da Irlanda, por nele estar a tal Pedra da Eloquência. Dizem que quem beija a pedra, ganha o dom da boa lábia. Só tem um problema: para beijá-la você precisa se deitar e ficar praticamente de cabeça para baixo, enquanto um funcionário do castelo te segura.

Blarney fica a apenas 8 km do centro da cidade de Cork e para chegar lá basta pegar o ônibus 215 e desça em Blarney Village (Woolen Mills). O valor da passagem, verificado em maio de 2019, é 2,80 euros, mas confira aqui.

Já as informações sobre preços e horários do castelo podem ser obtidas no site oficial.

Obs.: Nós não visitamos porque quando fomos a Cork já tínhamos visitado muitos outros castelos no país. No video abaixo você tem uma ideia de como é a visita.

Jameson Distillery – fábrica de uísque

Para quem curte uísque, é possível visitar uma famosa destilaria na cidade de Midleton, a 23 km do centro da cidade de Cork. Em um tour guiado de aproximadamente 75 minutos, o visitante pode aprender o processo de fabricação da bebida e, ao final, degustar o uísque Jameson.

Foto: Lemidi [CC BY-SA 3.0] – Wikimedia Commons

Para chegar lá, você pode pegar o ônibus 240 ou o 261 na rodoviária de Cork e em 35 minutos você chega a Midleton. A tarifa, em maio de 2019, era 7,70 euros o trecho. Confira no site da Bus Eireann. De trem são 25 minutos de viagem e o valor do tíquete de ida e volta é 10,10 euros. Os trens saem a cada 30 minutos. Confira no site da Irish Rail.

Outra opção é comprar o tour combinado com o ônibus da própria Jameson, mas é preciso ficar atento, pois, nesse caso, são só três saídas diárias: às 10h, 11h30 e 14h. O ônibus da Jameson sai da Patrick’s Quay, no centro da cidade de Cork.

Informações sobre tipo de ingresso, horários e valores podem ser obtidas no site oficial.

Caso você queira comprar o ingresso para o Jameson Experience Tour, pode fazê-lo por meio do nosso parceiro Tiqets. Você não paga a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar.

Compre seu ingresso aqui

Onde ficar em Cork

Cork tem uma boa oferta de pousadas (guest houses) e hotéis. Nós ficamos na Garnish House, uma hospedagem familiar muito boa, só que com a cama bem pequena. Explore o mapa abaixo para ver opções de acomodação.

Outra opção é alugar um quarto ou um apartamento/casa pelo Airbnb.
Clique aqui para usar nosso cupom que dá R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.

Leia também: Onde ficar em Cork, na Irlanda: Pousada Garnish House

Booking.com

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: