Mineiros na Estrada

Conheça Cobh: a cidade irlandesa que foi a última parada do Titanic



Cobh é uma cidade portuária no sul da Irlanda, conhecida mundialmente por ter sido a última escala do Titanic. Além dessa fama tão triste, Cobh também tem ligação com períodos muito difíceis na História do país: a cidade foi a porta de saída de mais de 3 milhões de irlandeses. A Irlanda é um país que sofreu muito com guerras e com fome, o que fez com que muitos de seus habitantes fossem obrigados a emigrar para tentar uma vida melhor. E Cobh, com o segundo maior porto natural do mundo, foi o principal lugar de onde essas pessoas partiam.

Como chegar a Cobh

Cobh pertence ao condado de Cork e está a 25 minutos de trem da cidade de Cork, a capital do Condado. Durante nossa estadia na capital aproveitamos para fazer um bate-volta até Cobh. É possível comprar a passagem na hora ou usar o seu Leap Card (cartão de transporte), caso tenha. Informações sobre valores da passagem e horários podem ser obtidas no site oficial da Irish Rail. Para saber como chegar a Cork partindo de Dublin, leia este post: Como ir de ônibus de Dublin até Cork.

Veja aqui tudo o que já publicamos sobre a Irlanda

Um pouco sobre Cobh

Em 1849 a cidade ganhou o nome de Queenstown, em homenagem à rainha Vitória. Em 1920, com a guerra da independência dos irlandeses contra a Inglaterra, a cidade passou a se chamar Cobh (lê-se “côuv”, pois “bh” em irlandês tem som de “v”).

O porto de Cobh é bastante famoso e importante, lá atracam muitos navios de cruzeiro. Não tivemos a sorte de ver nenhum, creio que por termos ido no outono. Esse porto foi a última parada do Titanic antes de partir rumo ao Atlântico. Muita coisa na cidade remete ao navio. Afinal de contas, 123 habitantes de Cobh embarcaram e apenas 44 sobreviveram.

Uma outra tragédia envolvendo Cobh e um navio ocorreu em 1915, durante a 1ª Guerra Mundial. A embarcação inglesa Lusitânia foi atacada pelos alemães a cerca de 32 km de Cobh, causando dezenas de mortes e deixando muitas pessoas feridas. As vítimas foram levadas para a cidade, que ainda era Queenstown, e os habitantes fizeram um mutirão para tratar os feridos, identificá-los, repatriá-los e mesmo sepultar os corpos: 169 pessoas estão enterradas no Old Church Cemetery.
D

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O que fazer em Cobh

A cidade não é assim cheia de atrações, mas a arquitetura e as cores já são uma graça.

Logo ao sair da estação de trem, caminhamos um pouco em direção ao centrinho e já ficamos encantados com o tanto que a cidade é fofa. As casinhas coloridas e o clima de cidade de interior fizeram com que imediatamente gostássemos de lá. Abaixo colocamos algumas das atrações da cidade, mas perambular sem rumo também é uma ótima pedida.

Titanic Experience

Existe um museu dedicado à tragédia acontecida com o Titanic, contando também a história dos passageiros que embarcaram em Cobh. Nós não visitamos, pois já havíamos ido ao Titanic Experience em Belfast, que é muito maior e completíssimo. Informações sobre horário de funcionamento no site oficial.

Compre seu ingresso aqui com o nosso parceiro Tiqets.

Cobh Heritage Centre

É um museu que conta a história da Irlanda, com foco nas emigrações, na Grande Fome e na história militar irlandesa. Também não visitamos por já termos ido a um museu com foco similar em Dublin, o EPIC. Veja o horário de funcionamento no site oficial.

Compre seu ingresso aqui com o nosso parceiro Tiqets.

Cobh Museum

É um museu dedicado à História de Cobh. Há uma seção só sobre o ataque ao navio Lusitânia. Site oficial: Cobh Museum.

Cobh Museum

Waterfront Promenade

É uma área em frente ao porto. Muita gente se senta ali nos banquinhos para almoçar ou simplesmente para observar o movimento. No promenade há um coreto, alguns canhões e umas três esculturas, sendo uma delas “O Navegador”, um homem carregando um barquinho de papel.

Catedral de Saint Colman

A Catedral de Saint Colman é bem imponente e se destaca na paisagem. Em estilo neogótico, sua construção se iniciou em 1868 e demorou 47 anos para ser concluída com a instalação de um carrilhão de 42 sinos. O interior da igreja é muito bonito, com destaque para o órgão com mais 2400 tubos! A entrada é gratuita.

A Catedral é vista de vários pontos da cidade
Detalhes da fachada

Spike Island

Se tiver tempo, você pode pegar um ferry para visitar Spike Island, uma viagem que dura entre 10 e 20 minutos. A ilha tem 41 hectares e é conhecida como a Alcatraz irlandesa. Ali há trilhas e vários museus, como o Spike Museum, Gun Park, Punishment Prision, Children Prision e o Fort Westmoreland. Informações no site oficial da Spyke Island.

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: