Mineiros na Estrada

Passadiço e Instituto Casa da Glória, o cartão-postal de Diamantina


Quase sempre que se fala em Diamantina, a imagem que vem é essa ali da abertura do post: o Passadiço. Mas você sabe o que funciona nesse prédio? Bem, hoje a Casa da Glória pertence ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, mas já teve várias utilidades.

Um pouquinho da história

Embora não se saiba ao certo, acredita-se que o prédio que fica à direita de quem sobre a rua tenha sido construído entre 1775 e 1800 por Manuel Viana, marido de Josefa Maria da Glória – daí o nome Casa da Glória.

Leia também: Roteiro para um fim de semana em Diamantina, MG

Passou a ser do Estado e depois da Igreja, sendo residência de bispos. Em 1867, foi transformada em orfanato e em Educandário Feminino e, com a compra da casa que ficava do outro lado da rua, foi construído o Passadiço.

Em 1969, alemães compraram a casa e fundaram o Instituto Eschwege. Em 1979, o Ministério da Educação e Cultura incorporou a casa à UFMG. Em 2001, a UFMG transformou o Centro de Geologia Eschwege em Instituto Casa da Glória, com o intuito de ampliar a sua área de atuação da Geologia para cartografia e turismo.


Leia também:

Casa de Juscelino, museu dedicado ao ex-presidente, em Diamantina

O Museu do Diamante, em Diamantina

O Museu Daniel Luiz do Nascimento, em Diamantina

Conheça o Parque Estadual e a Vila Biribiri, em Diamantina


Antigo fogão que hoje fica em exposição no pátio.

Atualmente…

Hoje a Casa da Glória recebe e hospeda estudantes do IGC para trabalhos de campo e estágios. A área fora dos alojamentos, porém, está aberta à visitação pública. Isso compreende boa parte da primeira casa e o passadiço até a entrada da segunda.

É possível ver móveis antigos, como uma grande mesa, um oratório e um armário.

Há uma sala com minerais coletados na região.

E outra chamada de Eschwege, com instrumentos de cartografia e objetos antigos utilizados no estudo da geologia.

Da Casa da Glória se tem uma linda vista de parte da cidade. O passadiço também é muito interessante, todo em madeira, com janelinhas charmosas.

1. Santa Casa; 2. Igreja São Francisco de Assis; 3. Catedral Metropolitana; 4. Igreja de N. Sra. do Carmo; 5. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim 6. Capela Imperial do Amparo

Instituto Casa da Glória

Rua da Glória, 298 – Centro – Diamantina
Tel.: (38) 3531 1394
Horário de funcionamento: diariamente, de 9h ás 17h
Entrada franca
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Salvar