Página inicial / América do Sul / Roteiro para Foz do Iguaçu (3, 5 ou mais dias)

Roteiro para Foz do Iguaçu (3, 5 ou mais dias)

Vista do alto do elevador

Agora que já demos várias dicas para vocês sobre as atrações de Foz do Iguaçu, vamos te dar algumas sugestões para montar seu roteiro. Seria bom que você lesse todos os posts já publicados. Acho que vai te dar uma luz.

Veja no nosso mapinha a localização dos principais pontos:

Roteiro para três dias

Se você tem três dias inteiros, sem contar o da chegada e o da partida, que são praticamente dias perdidos, seria bom usar dois deles para as cataratas, um para o lado brasileiro e outro para o lado argentino. Nem adianta querer colocar os dois no mesmo dia: NÂO DÁ TEMPO. As entradas são muto distantes e tem muita coisa para ver. Se você teimar em visitar os dois no mesmo dia não vai aproveitar nem um e nem outro.

Dia 1 – Parque Nacional do Iguaçu + Parque das Aves: em condições normais, dá para fazer os dois no mesmo dia. Por condições normais, entenda: pessoas sem dificuldade de locomoção e que não sejam alucinadas com animais. No nosso caso, como estávamos com meus avós, de 72 e 78 anos, e com minha irmã bióloga, gastamos um dia no Parque das Aves, mas isso é absolutamente desnecessário. Sugiro chegar ao Parque Nacional do Iguaçu bem cedo, já com os ingressos comprados pela internet, para não enfrentar fila, como já explicamos aqui. Se for fazer o Macuco Safári, percorra primeiro o trajeto para ver as cataratas e depois pegue o ônibus interno para o Macuco. Você pode almoçar no parque das cataratas ou no Parque das Aves, que fica a 300 metros, dependendo de como você desenvolver a caminhada. Chegando até às 15 horas no Parque das Aves, dá tempo de ver tudo bem visto._MG_6672

Dia 2 – Parque Nacional de Iguazú – as cataratas pelo lado argentino: Chegue bem cedo e, se for horário de verão, não se esqueça que atravessando a fronteira será uma hora a menos. Leia este post para ver como chegar e este aqui para entender tudo sobre o parque e evitar surpresas desagradáveis.

IMG_8044

Dia 3 – (Itaipu + Templo Budista) ou (Itaipu + Paraguai) ou (Templo Budista + Paraguai) + uma passada na Mesquita, dependendo do horário

Os três ficam na mesma região e dá até para pegar o mesmo ônibus para ir às três atrações, descendo em pontos diferentes, claro.

Se você só tem três dias, terá que escolher bem, de acordo com seu gosto pessoal e suas intenções. Se estiver querendo comprar muita coisa no Paraguai, vai precisar pesquisar e vai gastar o dia todo. Leia mais sobre isso aqui e aqui.

Se você for mais objetivo, pode gastar apenas uma manhã ou uma tarde em Ciudad del Este. Pense na logística, pois talvez seja melhor deixar para a parte da tarde, para não precisar voltar ao hotel para guardar as sacolas. Mas isso se você já souber o que e onde comprar, pois as lojas são longes umas das outras (uns cinco quarteirões que parecem ser 20, devido aos obstáculos).

O templo budista fica mais afastado da cidade, então demora um pouco para chegar (cerca de 50 minutos de ônibus, partindo do primeiro ponto da Avenida JK. Partindo do TTU é bem menos). Mas, uma vez lá, você consegue ver tudo com 60 minutos, desde que não queira tirar uma foto com cada um dos centenas de budas.

IMG_6137

Itaipu tem atrações para mais de um dia. Nós ficamos o dia inteiro, mas já contei para vocês que preferiria ter feito o passeio de catamaran ao invés do Refúgio Biológico. Mas o que indico mesmo é o Circuito Especial, para conhecer a usina por dentro e por fora. Leia nosso post aqui.

Dependendo do horário, passe na mesquita. Com meia hora dá para resolver ali.

Roteiro para cinco dias

Se você tem cinco dias, sugiro que no terceiro dia fique por conta de Itaipu. Faça o Circuito Especial mais algum outro passeio e o Ecomuseu.

Dia 4 – Paraguai  (aproveite para olhar tudo com calma) ou Free Shop + voltinha no Centro de Puerto Iguazú

Dia 5 – Templo Budista + Mesquita. Comece pelo templo budista, pegue o ônibus de volta para a região do TTU, desça no ponto mais próximo do BIG (supermercado) e vá à mesquita.

Veja este post sobre como andar de ônibus em Foz do Iguaçu

Como foi o nosso roteiro

Nós tínhamos sete dias inteiros. Fizemos assim:

Dia 1 – Parque das Aves (e somente ele, pelos motivos já expostos)
Dia 2 – A ideia era ir às cataratas, mas amanheceu nublado e fomos para o Templo Budista. De lá, pegamos um ônibus para o TTU, almoçamos no Doce Pão, e pegamos o internacional para Puerto Iguazú, onde passamos no Free Shop e depois fomos para o centrinho.
Dia 3 – Cataratas – lado brasileiro
Dia 4 – Itaipu Binacional
Dia 5 – Cataratas – lado argentino
Dia 6 – Paraguai
Dia 7 – Mesquita + Museu de Cera

Como eu faria hoje

Se fosse hoje, e fôssemos apenas Guto e eu:

  1. Iríamos ao Parque das Aves e lado brasileiro das cataratas em um só dia.
  2. Teríamos ido no primeiro dia ao Paraguai, pois compramos nossa GoPro lá, depois que já havíamos ido aos dois parques das cataratas e inclusive ao Macuco, perdendo as fotos molhadas. Pense nisso se essa for sua intenção.
  3. Não foi uma boa ideia fazer Templo Budista + Puerto Iguazú em um dia e Mesquita + Museu de Cera em outro dia, pois ficam em regiões opostas. O ideal seria Templo Budista + Mesquita em um dia e Museu de Cera + Puerto Iguazú, em outro. Veja as localizações no mapinha.
  4. Na verdade, eu não iria ao Museu de Cera.

O meu roteiro ficaria assim:
Dia 1 – Paraguai
Dia 2 – Parque Brasileiro + Parque das Aves
Dia 3 – Parque Argentino
Dia 4 – Itaipu Binacional
Dia 5 – Templo Budista + Mesquita
Dia 6 – Puerto Iguazú (e teria escolhido outra atração da cidade para conhecer).

IMG_8165

Resumindo, com seis dias inteiros, sem contar partida e chegada, dá para aproveitar bem a cidade, embora conhecer Puerto Iguazú não seja essencial. Se cortar isso, dá para fazer com cinco. Se você não fizer questão do Paraguai, quatro dias já são suficientes.

Esperamos ter ajudado!! Leia este post aqui sobre informações gerais sobre a cidade.

Para se inspirar, veja também o roteiro de 6 dias da nossa leitora Thamyres.



Booking.com

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

6 comentários em “Roteiro para Foz do Iguaçu (3, 5 ou mais dias)

  1. Olá Gê, pretendo ir à Foz mês que vem e suas dicas estão ajudando muito a “clarear” meu roteiro. Estou na dúvida: dá pra fazer realmente com tranquilidade parque das aves mais cataratas incluindo o passeio de barco em um só dia? Em uma hora e meia conseguimos fechar parque das aves?

    • Oi, Laurielen. Dá para fazer Parque das Aves com uma hora e meia, sim. A não ser que você goste muito de bicho, fique esperando o pavão abrir as penas, a arara ficar linda na foto do voo, etc etc… rsrs
      Para fazer cataratas com Macuco e Parque das Aves sugiro que chegue com o parque abrindo.
      Beijos!

  2. Gê, bom dia. Vc tem me ajudado muito. Vou à Foz em maio,mas só tenho 3 dias inteiros. Realmente dá pra ir ao Paraguai na parte da tarde? Outra dúvida, como eu posso chegar no Marco das 3 fronteiras de ônibus? Vou ficar hospedada no Del Rey, é melhor ir pro TTU ou pegar o ônibus na Avenida JK?

    • Oi, Rejane. Dá tempo de ir, sim, só à tarde.
      O hotel Del Rey é bem perto do TTU, eu iria para lá.
      Para o Marco das 3 Fonteiras, você pega o 103, só confirme antes de entrar no ônibus, porque há algumas sublinhas.
      Boa viagem!

  3. Olá! Que blog legal com dicas maravilhosas! Amei a demonstração do roteiro feito e o roteiro que vc faria hj após a viagem! Muito bom, ótimas dicas!
    Amei a idéia de comprar a go pro no Paraguai no primeiro dia, mas me bate um medo de comprar gato por lebre sabe.. Você compartilharia comigo o local aonde vc comprou a sua e se está tudo ok com ela? Super abraço!

    • Oi, Jamille!
      Obrigada pelo seu comentário e elogios.
      Compramos a nossa GoPro na Mega Eletrônicos. Ela está perfeita e a usamos em todas as nossas viagens.
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA