Página inicial / Acre / Rio Branco: visitando a Biblioteca da Floresta

Rio Branco: visitando a Biblioteca da Floresta

biblioteca da floresta rio branco acre

Floresta, índios e seringueiros são temas presentes no cotidiano acreano*. A Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, traz essa temática em seu acervo, que tem mais de cinco mil títulos relacionados à Amazônia e ao Acre.

Logo na entrada uma grande foto de Chico Mendes abre a Sala do Saber, onde há outras dezenas de fotos contando sua história.

biblioteca da floresta rio branco acre

Na sala ao lado estavam expostas peças de artesanato indígena, confeccionados em madeira, em sua maioria. Pinturas retratavam lendas e costumes das tribos.

biblioteca da floresta rio branco acre biblioteca da floresta rio branco acre

Demos uma volta pela biblioteca propriamente dita, onde também há uma exposição de objetos pessoais do escritor Leandro Tocantins, famoso por escrever a obra Formação Histórica do Acre.

Passamos para a parte guiada do passeio, que é no segundo andar da biblioteca, acompanhados pelo guia Luiz. Subimos pelo Varadouro Chico Mendes, que é a escada que dá acesso aos demais pavimentos, toda decorada com borboletas, réplicas de seringueiras e fotos dos pontos turísticos do Estado.

Chegando à sala Povos da Floresta, vemos uma exposição de objetos feitos pelos índios, explicados detalhadamente pelo Luiz. Há representações das 16 etnias que ainda restam no Acre, de mais de 50 que havia antes do povoamento (isso mesmo, 16 de 50! Cerca de 34 foram dizimadas). No salão maior, há uma canoa de verdade, feita por índios.

biblioteca da floresta rio branco acre biblioteca da floresta rio branco acre

biblioteca da floresta rio branco acre

Quanto ao modo de vida do seringueiro, a parte interna de uma casa foi toda montada, com móveis e utensílios. Mais uma vez, a brilhante explanação do Luiz nos fez compreender bem como era o dia-a-dia dos que trabalhavam na extração da borracha.

biblioteca da floresta

biblioteca da floresta rio branco acre

O processo de secagem da seiva do látex também é mostrado. O látex é colocado em uma estaca de madeira, que é posta horizontalmente sobre uma fogueira, para que receba o seu calor.

Borracha

Além desses espaços, a biblioteca conta com sala de estudos (para grupos, com TV, utilizada para reuniões), de leitura e auditório.

Foi o passeio mais legal e rico lá em Rio Branco, mas isso se deve ao excelente guia Luiz, que nos acompanhou durante a visita, com apresentações claras, objetivas e precisas, respondendo nossas perguntas com segurança e muita simpatia. Indo lá, procure por ele.

Biblioteca da Floresta
Horário de Visitação: de segunda a sexta das 8h às 21h, sábados das 14h às 21h e domingos e feriados das 16h às 21h.
Localização: Parque da Maternidade próximo a Concha Acústica
Site oficial: www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br

(*De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o gentílico deve ser escrito com /i/ – acriano. Contudo, a Academia Acreana de Letras não reconhece tal forma, alegando que ela quebra a identidade do povo. Por essa razão, manterei a maneira como usam – com /e/.)

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Um comentário em “Rio Branco: visitando a Biblioteca da Floresta

  1. Pingback: Rio Branco: a Casa dos Povos da Floresta - Mineiros na estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA