Página inicial / Brasil / Porto Alegre: passeio pelo bairro Moinhos de Vento

Porto Alegre: passeio pelo bairro Moinhos de Vento

moinhos de vento

Depois de passarmos a manhã no Parque Redenção, fomos dar uma volta no Moinhos de Vento, um bairro nobre de Porto Alegre. O nome do bairro vem do tempo do povoamento da cidade, já que os portugueses que ali se estabeleceram trabalhavam com plantio e moagem de trigo.

É um bairro muito bonito, com edifícios residenciais, ruas arborizadas e muitos bares e restaurantes. Sempre foi considerado um dos melhores bairros da cidade, e já foi residência de A.J.Renner, o fundador das lojas Renner, falecido da década de 1960, Leonel Brizola e Gisele Bündchen.

Parque Moinhos de Vento

Nossa primeira parada no bairro foi no Parque Moinhos de Vento. Conhecido popularmente como Parcão, tem uma área de 11 mil metros quadrados. No centro do parque, está uma réplica de um moinho, que hoje não mói mais nada, mas funciona como uma biblioteca infanto-juvenil. Ao redor do moinho, há um lago artificial com muitos peixes, patos, gansos, jabutis e cágados.

No parque ainda há pista de corrida, quadras de tênis e de futebol e playground.

parque moinhos de vento parque moinhos de vento parque moinhos de vento parque moinhos de vento

Rua Gonçalo de Carvalho

Andamos pelas ruas do bairro até chegarmos à rua Gonçalo de Carvalho (que fica no bairro vizinho, o Independência), conhecida como a rua mais bonita do mundo. É uma rua de 500 metros, com 100 árvores de tipuana plantadas nos anos 30 do século passado, que formam um verdadeiro túnel verde. A vista do Google Maps já é bonita (dê um zoom).

Em 2005, um shopping queria fazer um estacionamento com saída bem na rua Gonçalo de Carvalho. Para isso, teriam que asfaltá-la (ela é calçada com pedras) e possivelmente alargá-la, retirando-se árvores. Moradores e simpatizantes com a causa criaram um blog, o Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho. Depois de muita mobilização, fotos da rua ganharam o mundo, por meio da internet. Em 2006, o prefeito assinou um decreto e a rua passou a ser patrimônio histórico, cultural e ambiental de Porto Alegre, não podendo mais ser modificada.

rua gonçalo de carvalho rua gonçalo de carvalho

Com toda a fama que ganhou, a rua acabou virando ponto turístico. A vista aérea é mesmo surpreendente.

 (Foto: Ricardo Stricher / PMPA)

(Foto: Ricardo Stricher / PMPA)

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA