Página inicial / Brasil / Porto Alegre: passeio de barco pelo Lago Guaíba

Porto Alegre: passeio de barco pelo Lago Guaíba

Dizem os gaúchos que o pôr do sol de Porto Alegre é o mais bonito do mundo, especialmente quando visto lá no Guaíba. Sabendo disso, eu cismei que queria ver o pôr do sol estando dentro do lago. O Lago Guaíba tem grande importância histórica e cultural para a cidade, desde a chegada dos casais portugueses para povoamento, o que já contei aqui. Por muitos anos, achavam que se tratava de um rio e somente após minuciosos estudos é que se constatou que, na verdade, é um lago. A bacia hidrográfica do Guaíba equivale a quase um terço do território do Rio Grande do Sul e é o único manancial para abastecimento da capital.

Voltando ao passeio de barco, fiz algumas pesquisas e fui para POA com duas opções: a Cisne Branco, com embarque no cais do porto, e a Porto Alegre 10, com embarque na Usina do Gasômetro. Conforme o lugar em que estivéssemos próximos da hora do embarque, mais perto de um ou outro ponto, optaríamos por um dos passeios.

Escolhemos a Cisne Branco, que tem passeios de terça a domingo, às 10h30, 15h, 16h30. Para ver o pôr do sol, vá no último horário, mas atente-se para um detalhe: o barco das 15h sai com qualquer quantidade de passageiros. Os dos outros horários, só se houver pelo menos 20. Então, se for no meio de semana, pode ser que só você apareça às 16h30 e fique a ver navios.

barco cisne branco

No fim de semana, segundo o funcionário da empresa, sempre há procura para o passeio do fim da tarde.

Como eu já disse, o barco sai do cais do porto. Para chegar até lá, você deve pegar uma espécie de túnel para pedestres na praça que fica em frente ao Mercado Público (há uma placa bem grande). Lá no cais, pertinho do lago, você verá um pequeno trailler branco. É ali onde você comprará o seu bilhete.

cisne branco

Havia cerca de vinte pessoas, todo mundo procurando pequenas sombras para se proteger do sol forte que fazia aquele dia. Pouco antes do horário marcado para a saída do barco, as pessoas começaram a formar uma fila no sol, lá na área de embarque. Nós ficamos com preguiça de ir para o sol e continuamos sentadinhos à sombra. Quando assustamos, a fila já estava enorme e nós fomos para lá também. Ainda bem, pois conseguimos a penúltima mesa livre no terceiro piso do barco. Então, minha dica para você é: vá para a fila se quiser ir lá em cima, de onde se tem a melhor vista.

lago guaiba

Acomodados lá em cima, ouvimos as explicações sobre segurança e o que fazer em caso de emergência. O barco tem três pavimentos e é oferecido serviço de bordo. Você recebe a comanda junto com o ingresso.

cisne branco

Logo que o barco parte, começa um áudio apresentando os lugares pelos quais navegamos, em português, inglês e espanhol. Seria interessantíssmo, caso ouvíssemos uma única vez. Acho que foi algum problema técnico, mas parecia mais o Chaves declamando o Cão Arrependido no Festival da Boa Vizinhança. Eu contei até a nona repetição, depois larguei pra lá. Só sei que a gente já estava lá pelo terceiro ponto e ainda ouvíamos ininterruptamente explicações sobre o primeiro. Depois foram colocando outros áudios e que também foram se repetindo, e a gente nem sabia mais se o que estávamos vendo correspondia mesmo ao que ouvíamos. Isso deixou um pouco cansativo, mas, definitivamente, não tirou a beleza do passeio.

passeio de barco guaiba passeio de barco guaiba

Barco Porto Alegre 10 passou por nós durante o passeio

lago guaiba passeio de barco

Quando o sol começa a baixar, fica ainda mais bonito. E, como o barco continua em movimento, conseguimos ver várias nuances, como o reflexo do sol nas águas, as silhuetas das árvores, a cidade iluminada ao entardecer… Não sei se é o mais bonito do mundo como eles dizem, mas que sensacional, ah, isso é.

passeio de barco guaiba

gasometro passeio de barco guaiba passeio de barco guaiba passeio de barco guaiba

lago guaiba

O passeio durou mais ou menos uma hora e quinze minutos e custou R$28,00. A empresa oferece outros passeios, como um com almoço (R$76,00) e um com jantar, bebidas e pista de dança (R$145,00). Para esses é necessário reservar.

Ao desembarcarmos ainda tivemos essa vista

Serviço
Cisne Branco
Cais do Porto de Porto Alegre, Armazém B3.  Av. Mauá, 1050 – Centro – Porto Alegre – RS