Mineiros na Estrada

Paulista Aberta, lazer grátis em São Paulo aos domingos

Desde de junho de 2016, a Avenida Paulista, a rua mais famosa de São Paulo, fica fechada para carros e aberta para pedestres aos domingos e feriados. É a Paulista Aberta, cuja fama chegou rapidamente aqui em Minas, não sei se pela polêmica ou pela nova opção de lazer propriamente dita.

Fato é que eu fiquei morrendo de vontade de ver como era isso e quando soube que seria parte do programa do “Vem pra Sampa, meu!”, um encontro de blogueiros de viagem que aconteceu em outubro, eu me empolguei.

Leia também: Passeando por São Paulo no “Vem pra Sampa, meu!”

O que é a Paulista Aberta

Como já disse, é o fechamento da avenida para veículos e abertura para pedestres, que ocorre aos domingos e  feriados. Mas, na prática, é mais do que isso. É uma grande opção de lazer e entretenimento para todas as idades – e grátis.

Tem gente caminhando, andando de bicicleta, crianças de patins, brincando de fazer bolha de sabão, pessoas andando com seus cães, grupos musicais variados, aula de zumba, manifestações políticas, artesãos expondo trabalhos, gente fotografando. Tem de tudo!!!

O que tem para fazer na Paulista Aberta

Muita coisa!

A gente começou nosso passeio pela Praça do Ciclista, onde tiramos muitas fotos do grupo, que tinha umas 30 pessoas.

Dali começamos a caminhar sem pressa, apenas curtindo, observando, fotografando. Em um grupo grande assim, difícil manter todo mundo junto, então cada um ia parando no que tinha mais interesse. Um grupo de sapateado aqui, um menininho dançando Michael Jackson ali, uma aula de zumba acolá…

Sapateado

E assim fomos, até o MASP, onde nos reunimos para mais fotos.

Demos uma voltinha na feirinha de antiguidades que acontece ali no vão do Museu. Coisas bem curiosas, mas não baratas.

Feirinha de Antiguidades, no vão do MASP.

Descemos para o Mirante 9 de Julho, atrás do MASP, que tem uma vista legal da avenida. Era um espaço ocioso na cidade, que foi recuperado e hoje ali funciona um café.

Mirante da 9 de Julho

MASP visto perto do Mirante da 9 de Julho

Voltamos para a Paulista, passamos por um homem sem cabeça, por um panda e por vários grupos musicais de diferentes estilos.

Passamos pelo Parque Trianon, um espaço de área verde bem no meio da Paulista. Não visitamos por falta de tempo. É coisa demais para um dia só e a gente acaba tendo que escolher onde parar.

Na hora do almoço, você pode escolher restaurantes próximos (parte do grupo foi ao árabe Halim), a praça de alimentação do Shopping Pátio Paulista, ou um dos food trucks que ficam na praça Osvaldo Cruz, em frente ao shopping, o que foi minha escolha, junto com amigos blogueiros que fiz no encontro.

E você pode aproveitar também as opções que ficam, digamos, na calçada.

Nós visitamos a Casa das Rosas, uma mansão de 30 cômodos concluída em 1935, onde se reuniam os barões do café. Hoje é um espaço voltado para eventos literários, com oficinas, palestras e exposições voltados ao tema, além de eventos para lançamento de livros.

Casa das Rosas

Ainda deu tempo de visitar todo o Itaú Cultural, que tinha duas exposições temporárias, uma delas sobre Cartola, além da exposição permanente Espaço Olavo Setúbal, que ocupa dois andares.

Itaú Cultural

Ainda tem a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, famosa por ser gigante: ocupa uma área de cerca de 4,5 mil metros quadrados de área.

A Paulista Aberta é super legal

Amei a experiência! Caminhei com muita tranquilidade e me senti bem segura. Claro que ainda hoje o fechamento de uma avenida tão importante continua dividindo opiniões, mas, digo, com meu olhar de turista, que chega a ser tocante ver as pessoas tão felizes se divertindo.

Há muito tempo não via tantas famílias juntas, fazendo um programa ao ar livre!

Quer saber mais sobre a Paulista Aberta? Acesse o site oficial.

* Créditos da foto de abertura:  Vem pra Sampa, meu!

Patrocinadores:

Pinterest  Rentcars  Vert Hotéis

Parceiros:

Bem São Paulo   Boteco São Conrado   Cabify   Casa 658   Cerveja Leuven   Cervejaria Muamba   Cervejaria Nacional   Finestrino   Globo Livros   Heineken   KLM  Carambola Food Bike   Passuapé   PlugCLXT  Ponto Chic   Quality Suites Oscar Freire   SealBag   Sterna Café   Terraço Itália   Viagema   Villa Távola  Yelp

Apoio Institucional:

São Paulo CVB   SPTuris

Blogs organizadores:

Coisos On The Go  My Destination Anywhere  Tô Pensando em Viajar

Blogs participantes:

amandAqui  Apure guria!  Carta sem Portador  Com os Pés no Mundo  Cris pelo Mundo  Da Porta Pra Fora  De Cá Pra Lá   Devaneios de Biela  Dicas e Roteiros de Viagens  Dicas Onde Ficar  Dudu Afora  Família Viagem  Finestrino  How To Travel Light  Incríveis Lugares  inRoutes  Janela ou Corredor?  Longe e Perto  Marola com Carambola  Me deixa ser turista  Me Leva de Leve  Mineiros na Estrada  Nerds Viajantes  Novo Caroneiro  Por Onde Andamos  RêVivendo Viagens  São Paulo sem Mesmice  Segredos de Viagem  Trilhamarupiara diário de viagens  Viagem em Detalhes  Viagem Primata (e Viaja Bi!Viagens Cine   Viagens da Mochilinha Gaúcha  Viajando no Blog  Viaje com a Flora   Vícios de Viagem   Vida Cigana

Clique aqui para receber as novidades do blog no seu e-mail