Mineiros na Estrada

Holanda: passeio de barco pelos canais de Amsterdam


Creio que cada pessoa faz sua própria imagem mental de uma determinada cidade antes de conhecê-la. Amsterdam é conhecida entre os brasileiros por ser uma cidade extremamente progressista, mas, confesso que o que me vinha à mente quando planejava visitá-la eram os seus canais. Era algo que me intrigava e fascinava, já que o projeto da construção dos canais data do século XVII (!) e foi feito com dois objetivos: 1 – desenvolvimento residencial, tendo em vista o boom migratório que acontecia na época e 2 – defesa e manejo da água, pois parte da cidade fica abaixo do nível do mar.

Como resultado, há mais 100 quilômetros de canais e mais de 1000 pontes. A importância é tamanha que a região foi incluída na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Diante de tanta relevância, claro que um passeio de barco pelos canais de Amsterdam não poderia faltar no meu roteiro por lá. Foi a primeira coisa que fizemos, pois pensamos que seria uma boa maneira de começar a nos familiarizar com a cidade, que é conhecida como a Veneza do Norte. Neste post, vamos contar como é o passeio que fizemos com a Stromma, que é uma empresa do grupo Gray Line, e também te apresentar outros tipos de tour que podem ser feitos.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Como é o passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Nós fizemos o 100 Highlights Cruise, um passeio com uma hora de duração, que passa pelos principais canais e pontos turísticos. Os barcos saem de um píer em frente à Centraal Station (com dois A, mesmo). Saindo da estação, você verá o quiosque da Stroma do outro lado do canal. Outro ponto de saída deste tipo de tour é em Damrak – Píer 5. É possível comprar online, com desconto, ou na hora. Os valores atuais (setembro de 2018) são 15 e 18 euros, respectivamente.

No dia do nosso passeio quem estava no quiosque era a Clara, que além de muito simpática, é brasileira. Ou seja, sem entraves na comunicação, ao menos se for ela quem estiver lá.

Há passeios durante todo o dia, das 9h às 21h, normalmente a cada meia hora. Se você comprou o Amsterdam Card (cartão que dá direito a visitar diversas atrações), pode também fazer o 100 Highlights Cruise com a Stromma – nesse caso sem pagar nada a mais.

Barco da Stromma

Outros tipos de passeio pelos canais

O passeio de uma hora parece ser o mais popular, mas há vários outros, como:

*  Passeio em um barco aberto e menor, o Open Boat Tours;

Open boat

*  Pedalinho, o Pedal Boat;

* Pizza Cruise, com pizza, bebida e sorvete Ben & Jerry’s, com saídas diárias às 18h e às 20h15;

* Passeio com vinho e queijo, o Dutch Cheese & Wine Cruise, com saídas diárias às 20h30;

* Cocktail Cruise, com saídas diárias às 20h30;

* Passeio de duas horas e meia de duração, com jantar completo, o Amsterdam Dinner Cruise.

* Hop On Hop Off, aquele em que você pode subir e descer nas paradas pré-determinadas. Há tíquetes diários, de 24h e de 48h e podem também ser combinados com hop on hop off de ônibus.

Você encontra mais detalhes sobre cada um deles no site da Stromma.

Mas, voltando ao nosso passeio…

Depois de pegarmos nossos tíquetes, fomos para o píer e um barco já estava lá, quase cheio. Fomos os últimos a entrar e nos assentamos nos dois últimos lugares lado a lado disponíveis. Não demorou muito para o passeio começar.

Todos recebem fones de ouvido para ouvir as explicações do audioguia, enquanto o barco percorre os canais. Há 19 idiomas, inclusive português (de Portugal).

O barco é confortável e coberto, mas com teto de vidro, não atrapalhando em nada a visão. Ele vai beeeem devagar durante todo o percurso, então é bem tranquilo de se tirar fotos e aproveitar o visual.

Interior do barco

Dá para observar algumas das lindas pontes, o casario maravilhoso e as curiosas casas-barco, que além de charmosas, chamam a atenção por serem bem diferentes do que estamos acostumados a ver. Deixo as imagens falarem por si sós.

Duas das casas-barco que vimos no passeio

Cada lugar mais lindo que o outro

Muitas pontes na cidade

Olha essa ponte. Quando passamos sob ela notamos os detalhes.

Esses detalhes!

Não sei dizer se o itinerário muda de empresa para empresa. Talvez tenham pequenas alterações para não causar congestionamentos. Eu gostei bastante do que vi e também gostei de ter feito esse tour antes dos outros passeios. Contudo, talvez fazer no final do dia também seja uma boa, porque você terá uma hora de descanso, já que vai ficar sentadinho por uma hora, só curtindo. E embora seja o passeio mais básico, achei suficiente para ver o essencial da cidade. Eu adorei, mas preciso dizer que o Guto quase dormiu.


Leia também:

Como é visitar a Casa de Anne Frank

Onde ficar em Amsterdam: Hotel Levell – confortável e perto do metrô

Serviço: Stromma

Site oficial
Telefone: +31 20 217 0501 – diariamente, das 9h às 17h30 – hora local

Compre com antecedência clicando abaixo:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

* Os nossos bilhetes foram gentilmente cedidos pela Stromma. As opiniões, no entanto, independem da cortesia.