Arrisco dizer que Chico Mendes é a personalidade acreana* mais famosa internacionalmente. O líder ambientalista ficou conhecido em todo o mundo por sua luta pelo seringueiro e pela preservação da Amazônia. Acabou despertando o ódio de grandes fazendeiros, que queriam desmatar a floresta. Foi assassinado. Sua morte atraiu ainda mais a atenção do mundo. No dia do julgamento de seus assassinos, a imprensa internacional ocupou as ruas de terra da pequena Xapuri.
Hoje, seu nome é lembrado em todo o Brasil. O órgão do governo que gere os diversos parques nacionais (como Iguaçu, Aparados da Serra, Fernando de Noronha, Tijuca, Lençóis Maranhenses e das Chapadas Diamantina, Veadeiros e dos Guimarães) se chama Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
No Acre, ele é lembrado em museus e praças, seja dando nome a logradouros, com uma estátua em tamanho real ou com fotografias.
Em Rio Branco há um parque que leva seu nome – o Parque Ambiental Chico Mendes. Inaugurado em 1996, tem uma área de 53 hectares, com trilhas, minizoológico, playground, espaço para piqueniques.
Logo ao entrar, chegamos ao Memorial Chico Mendes, onde é mostrada a história de sua vida, luta e trágica morte. Dentro do memorial há uma seringueira, na qual podemos ver as incisões em seu tronco, para coleta do látex.
No minizoo há uns poucos animais, como araras, tucanos, harpia, macacos-aranha, anta e duas onças que partiram o meu coração, pois ficam em uma minúscula jaula.
Mais adiante, chegamos a uma construção de uma casa de seringueiro, toda feita em madeira e sem pregos, como eram mesmo construídas nos tempos do Ciclo da Borracha.
Ao lado da casa, estão representações de lendas da floresta, como a Mãe da Mata, o Curupira.
No parque ainda há trilhas ecológicas pela mata, mas não pudemos fazer por causa do tempo. Ao sair, passei na administração para saber se havia algum folder do parque e o rapaz me perguntou se eu queria acompanhamento de guia para explicar sobre todo o parque. Uma pena que já havíamos encerrado a visita. Fica como dica para quem quiser ir – passe pela administração, bem na entrada, antes de iniciar seu passeio.
Parque Ambiental Chico Mendes
Rodovia AC 40 – km 07 – bairro Vila Acre
Telefone: (68) 3221-1933
Horário de funcionamento – terça a domingo, de 7h às 17h
Entrada franca
(*De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o gentílico deve ser escrito com /i/ – acriano. Contudo, a Academia Acreana de Letras não reconhece tal forma, alegando que ela quebra a identidade do povo. Por essa razão, manterei a maneira como usam – com /e/.)