Mineiros na Estrada

Onde comer bem em Meaípe (Guarapari): Restaurante Gaeta


A moqueca que o Brasil conhece desde 1966. Esse é o slogan que estampa a fachada do Gaeta, restaurante em Meaípe, Guarapari.

O almoço foi parte da programação do Pocando no ES, que apresentou um pouco do Espírito Santo para blogueiros de vários lugares do Brasil. Quando eu soube que almoçaríamos lá, fui pesquisar sobre o lugar e já me empolguei: o Gaeta é o número 1 de 608 restaurantes de Guarapari cadastrados no Tripadvisor.

Praia em frente ao restaurante

Leia também: Conhecendo o Espírito Santo com o Pocando no ES

Fomos recepcionados pelo Nhozinho Matos, que, aos 73 anos, toca o restaurante com sua esposa, dona Idalina. Ele estampa, orgulhoso, o simbólico título de moquequeiro na parede do Gaeta.

Nhozinho Matos

O casal preparou um banquete para os blogueiros. Como entradinhas, fartas porções de camarão ao alho e olho. Logo em seguida, veio a torta capixaba e, eu, que já sabia que o negócio era bom, também provei a versão feita pelo Nhozinho, que é diferente da do André Cicilioti, mas também muitíssimo gostosa.

Como prato principal, experimentamos o carro-chefe da casa: a moqueca capixaba. Bem mais suave que a versão baiana, não leva leite de coco nem azeite de dendê, e agradou bastante o meu paladar. Existe uma brincadeira por lá que diz que “moqueca é a capixaba; o resto é peixada”. Mas, sinceramente, é tudo questão de gosto pessoal.

Como acompanhamento foi servido arroz, pirão de peixe e moqueca de banana da terra. A história que se conta é que o restaurante recebeu um grupo de vegetarianos por dias seguidos e dona Idalina, para não ficar servido salada todos os dias, criou uma versão sem carne da moqueca, usando banana da terra.

E ainda teve sobremesa: uma torta de coco com claras em neve. Um doce leve e saboroso.

Tudo poderia terminar ali mesmo, mas Nhozinho e Idalina ainda surpreenderam com uma lembrança: uma panelinha de barro das Paneleiras de Goiabeiras com balinhas e a receita da torta de coco.

É ou não é de se encantar?

Os preços não são bem de um restaurante popular. As moquecas com pirão e arroz custam em torno de R$ 200,00, mas servem bem umas quatro pessoas. Mas eu acho que vale muito a experiência gastronômica.

Praia em frente ao restaurante

Leia também: Vila Velha: O camarão no coco do Restaurante Atlântica

Torta capixaba: o prato mais tradicional do Espírito Santo

Restaurante Gaeta

Av. Santana, 45 (é a Beira Mar) – Praia de Meaípe, Guarapari – ES.  Tel.: (27) 3272-1202
Horário de funcionamento: diariamente, das 11 h às 22h

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiros: Wis, RDV Confecções, Associação Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajante, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica,Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

Blogs convidados: Bagagem de Memórias | Catálogo de ViagensEu Vou de Mochila | Mineiros na Estrada | Mochilão Barato | O Melhor Mês do Ano  |  Tô Pensando em Viajar| Viagens Cine Viajadas | Viajante Comum 

Blogs capixabas: Aline ApprovesA Vida é como um Livro | Blog DestinõES |Caixa de ViagensCaminha Gente | Casal Viagem.ES | Guia Capixaba | Pelo Mundo com a ManuTerra Capixaba |  Tudo é Mara |  Um Olhar Novo | Viagem Massa