Página inicial / Europa / O que fazer em Veneza: as principais atrações desta bela cidade italiana

O que fazer em Veneza: as principais atrações desta bela cidade italiana



Por mais que eu tentasse manter meus pés no chão, eu estava indo para Veneza com a expectativa nas alturas. Por isso mesmo, eu também estava com muito medo de me decepcionar. Porém, assim que botei meus olhos na Igreja Santa Maria della Salute, ainda dentro do vaporetto, entre Tronchetto e San Marco Giardinetti, me encantei com a cidade. Tudo o mais que pude ver durante os poucos dois dias que estivemos lá só confirmou que a Rainha do Adriático é uma das cidades mais lindas e fotogênicas em que já estive. Descubra neste post o que fazer em Veneza, qual a melhor época para visitar e onde se hospedar na cidade.

Leia também: Como usar o vaporetto, o transporte público de Veneza

O que fazer em Veneza

São muitas as atrações na cidade, mas o mais legal mesmo (e grátis) é andar meio sem rumo, descobrindo vielas, pequenos canais, graciosas pontes e pitorescas construções. Veneza é meio labiríntica, mas, no fim das contas você se encontra. Considerando todo o arquipélago, são cerca de 100 pequenas ilhas, mais de 350 pontes e de 170 canais! A cada passo nos surpreendemos com sua arquitetura, suas lojinhas, suas janelas…

Ponte Rialto

Veneza possui quatro pontes maiores atravessando o Canal Grande, a “rua principal” da cidade, e Rialto é a mais famosa delas. Feita em pedra no ano 1588, conta com várias lojinhas em sua extensão e é possível atravessá-la por dentro, no corredor de lojinhas, ou por fora, com vista para o Canal Grande.

Ponte Rialto Veneza
Ponte Rialto
Ponte Rialto

Piazza San Marco

A Praça de São Marcos é a principal da cidade e onde você mais verá turistas. Abstraia a quantidade de pombos e contemple a arquitetura ao redor da Praça: você verá a Basílica de São Marcos, o Campanário, o Museu Correr e a Torre do Relógio. A praça foi construída com o aterramento de canais e está praticamente do mesmo jeitinho desde 1177!

Piazza San Marco
Piazza San Marco

Basílica San Marco

É uma igreja belíssima, por dentro e por fora, cheia de detalhes, como esculturas, mosaicos, colunas… A visita é gratuita, exceto à Cúpula e aos “Tesouros”. Fotografias são proibidas em seu interior.

Basílica San Marco Veneza
Basílica San Marco

Campanário de San Marco

Destacando-se na Piazza San Marco está o Campanário, uma torre de 98 metros de altura. Segundo o site oficial,  foi do alto daquela torre que Galileu, em 1609, apresentou seu telescópio para os governantes. A torre original, contudo, caiu em 1902, tendo sido reconstruída em 1912. É possível subir, de elevador, e o ingresso custa 13 euros, no site oficial. Se você não conseguir comprar no site oficial, o nosso parceiro Get Your Guide também vende ingressos, mas uma taxa de conveniência é cobrada:

Torre do Relógio

Outra construção na Piazza San Marco é a Torre do Relógio. Seu relógio astronômico funciona deste 1499! Visitar a torre é possível somente mediante agendamento pelo site oficial. O passeio dura 1 hora e custa 12 euros.

Torre do Relógio Veneza
Torre do Relógio
Detalhe do Relógio Astronômico

Palazzo Ducale

Ao lado da Piazza San Marco está o Palazzo Ducale, que foi residência do doge (governante) de Veneza. A entrada é meio salgada: 26 euros, por isso só vimos por fora. O ingresso dá direito a visitar também o Museu Correr e o Museu Arqueológico Nacional. Compre aqui. Quem visita pode ver a Ponte dos Suspiros por dentro.

Também é possível comprar passeios guiados ao Palácio e à Basílica, como estes abaixo:

Palazzo Ducal Veneza
Palazzo Ducale

Ponte dos Suspiros

A ponte liga o Palazzo Ducale à antiga prisão. Diz a lenda que o nome da ponte se deve ao fato de que os prisioneiros suspiravam ao atravessá-la, sabendo que estavam indo para a cadeia.

Ponte dos Suspiros Veneza
Ponte dos Suspiros

Riva degli Schiavoni (o calçadão) 

Caminhar por esse calçadão é um ótimo passeio, pois avista-se um estacionamento de gôndolas, de um lado, e belas construções venezianas, do outro. Contemplar o pôr do sol ali da Riva também é uma experiência maravilhosa.

Riva Schiavoni Veneza
Riva Schiavoni
por do sol visto da riva Schiavoni
Pôr do sol visto da Riva Schiavoni

Igreja Santa Maria della Salute

Uma igreja linda e imponente, com visitação gratuita! Olha o tamanho dessa porta! Foi construída como um agradecimento em virtude da erradicação da peste bubônica que matou 60% da população veneziana em 1630.

Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute

Ponte e Galeria dell’Accademia

Outra ponte sobre o Canal Grande é a Ponte dell”Accademia, feita é em madeira e ferro. De um lado da ponte está a Galeria dell’Accademia, um museu que abriga obras de dezenas de artistas renomados, inclusive os Bellini. É onde está exposto o Homem Virtuviano, de Leonardo da Vinci.

Ponte dellAccademia Veneza
Ponte dell”Accademia
Galeria dellAccademia
Galeria dell”Accademia

Ponte Scalzi

Inaugurada em 1934, a Ponte degli Scalzi é uma das que atravessa o Canal Grande. Também é conhecida como Ponte da Ferrovia, devido a sua proximidade com a Estação Ferroviária de Santa Lucia.

Ponte degli Scalzi Veneza
Ponte degli Scalzi

Ponte Costituzione

É a ponte mais nova da cidade, construída em 2007 e não é muito querida pelos venezianos. Realmente, essa ponte de vidro bem moderna destoa do restante da arquitetura da cidade.

Ponte Costituzione Veneza
Ponte Costituzione

Passeio de gôndola

Os passeios de gôndola em Veneza são tabelados. Atualmente, em setembro de 2019, custam 80 euros por meia hora. O valor é por gôndola, então, se você estiver em grupo de quatro pessoas, dá para dividir, embora aí perca a pegada romântica, né? Eu não fiz, porque achamos que para nós não compensava o investimento, e não arrependi. Mas analise aí direitinho se esse é o seu tipo de passeio.

gôndolas em veneza
passeio de gondola veneza preço

Murano, Burano, Torcello

Se você tiver tempo, um passeio muito procurado é para as ilhas vizinhas de Murano, Burano e Torcello. Há linhas de vaporetto que vão até lá. Murano é famosa por produzir artesanato em vidro, Burano, pelas casinhas coloridas e Torcello, por suas ruínas.

Quem não quiser ir por conta própria, pode contratar passeios guiados, como estes abaixo:

Dá uma força aí pra gente! Curta nossa página no Facebook!

Museum Pass de Veneza

Existe um passe que dá direito a visitar 11 museus em Veneza. O valor atual é 36 euros. Mais informações no site oficial.

Museu Correr Veneza

Veja aqui o índice de posts sobre a Itália

Melhor época para ir a Veneza

A melhor época para ir a Veneza, em termos de clima, é entre abril e setembro, pois os dias são mais longos e ensolarados. Porém é quando a cidade está mais cheia. Nós fomos em dezembro, em pleno inverno, e, embora obviamente estivesse frio, pegamos dias de céu azul, pores do sol que nos deixaram boquiabertos e a cidade vazia! Não pegamos fila para nada.

Friozinho e céu azul em Veneza

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Quantos dias ficar em Veneza

Nós ficamos um dia e meio, pois chegamos ao meio-dia e fomos embora dois dias depois de manhã cedo. Com duas noites na cidade, conseguimos ver o que planejamos, mas foram dias intensos. Sugiro ficar três noites, para assim poder fazer as coisas com mais calma e, quem sabe, visitar Murano, Burano e Torcello.

o que fazer em veneza

Onde ficar em Veneza

Ficar na ilha é mais caro e muita gente acaba optando por se hospedar em Mestre, no continente. Contudo, eu sugiro ficar na ilha, especialmente se tem poucos dias, para poupar tempo com o deslocamento. Nós ficamos em um hotel bem simples, mas excelente pelo preço cobrado (44 euros na diária em quarto duplo) e a poucos metros da Piazza San Marco, chamado Ca’Pedrocchi.

Leia também: Onde ficar em Veneza: dica de hotel confortável e barato

Você pode ainda pesquisar outras opções de acomodação no mapa abaixo:

Booking.com

Veja aqui o índice de posts sobre a Itália

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

O que fazer em Veneza. Veja as principais atrações, quantos dias ficar, quando visitar e onde se hospedar nessa linda cidade italiana.

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA