Página inicial / Brasil / Conceição do Mato Dentro: como chegar, o que fazer e outras dicas

Conceição do Mato Dentro: como chegar, o que fazer e outras dicas

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

A maior atração de Conceição do Mato Dentro é a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta queda d’água de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 273 metros. Contudo, Conceição tem outros atrativos naturais e culturais. Com mais de 300 anos de história, a cidade abriga um centro histórico preservado, embora pequeno, com casarões históricos e igrejas (infelizmente em meio a construções modernas).

Não é uma cidade muito grande. Portanto,se você estiver de carro, com algumas horas conseguirá visitar os principais pontos do centro histórico.

http://www.mineirosnaestrada.com.br/indice-minas-gerais/

Como chegar

Conceição do Mato Dentro faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, estando a 160 quilômetros de Belo Horizonte. Vindo da capital mineira, basta pegar a MG 10, seguir como se estivesse indo para a Serra do Cipó, indo sempre pela mesma rodovia, até se chegar à cidade.

O que fazer

Cachoeira do Tabuleiro

Está localizada no distrito de Tabuleiro, a cerca de 20 km da Sede. É possível fazer uma caminhada até o poço, por baixo, ou fazer uma caminhada por cima. Paga-se R$ 10,00 por pessoa. 

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Cachoeira do Tabuleiro

Cachoeira Rabo de Cavalo

Localizada no distrito de Itacolomi. Para chegar lá, são aproximadamente 20 km de estrada de terra e mais 3 km de trilha, sendo que é preciso atravessar o rio, mas pelos relatos que vimos, é uma trilha fácil. A cachoeira possui três quedas e um poço que pode chegar a 20 metros de profundidade. Paga-se R$ 10,00 por veículo.

Poço Pari

Um lago com cerca de 100 metros de diâmetro, próximo a Cachoeira do Tabuleiro. Fica em uma propriedade particular e é cobrada uma taxa de visitação.

Mirante da Serra da Ferrugem

Mirante que proporciona uma vista privilegiada da cidade. Infelizmente, não conseguimos visitar, pois havia chovido bastante, o que danificou o acesso (são 9 km de estrada de terra).

Capela de Santana

Não se sabe muito sobre a história dessa capela, além de que ela foi inaugurada em 1744. Foi reconstruída entre 1880 e 1886. Um pouco acima, está o cruzeiro da forca, local de onde se teria uma bela vista da cidade, mas que, devido às construções feitas ao redor, hoje em dia é somente uma cruz (achamos dispensável a ida até lá).

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Igreja de Santana

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

Cidade vista da Capela de Santana

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A igreja matriz da cidade é do começo do século XVIII. Infelizmente, estava fechada para reforma quando visitamos a cidade e não conseguimos conhecê-la. É tombada pelo Iphan.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Igreja Matriz

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Chafariz da Praça Dom Joaquim

No caminho entre a Igreja Matriz e a Igreja do Rosário, você passará pelo Chafariz da Praça Dom Joaquim, feito em pedra sabão e inaugurado em 1825, substituindo o pelourinho. Tombado pelo Iphan, estava totalmente coberto para restauração, quando visitamos a cidade.

Em frente a ele, está um belo prédio onde funciona uma escola estadual.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

Antiga Casa de Câmara e Cadeia

O sobrado de adobe e madeira já abrigou a Casa de Câmara, Cadeia e Fórum. Hoje é sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Mercado Municipal

No mercado podem ser encontradas quitandas, doces, artesanatos, queijo, ovos e vários outros produtos. Fica quase que nos fundos da Igreja do Rosário. Em frente a ele está o escritório da Secretaria de Turismo.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Mercado Municipal

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja construída por pessoas escravizadas, que eram proibidas de entrar na Igreja Matriz. Foi inaugurada em 1730. O coreto em frente forma um belo conjunto com a igreja.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Santuário Bom Jesus do Matozinhos

O primeiro santuário foi inaugurado em 1750 e reconstruído em 1760. Contudo, em 1934 estava em estado precário e foi demolido e substituído por uma edificação mais moderna. Não é cobrada taxa de visitação. De lá, tem-se vista de parte da cidade e da Igreja do Rosário.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos

Santuário de Bom Jesus do Matozinhos

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos

Interior da igreja

O que fazer em Conceição do Mato Dentro Santuário de Bom Jesus do Matozinhos

Onde ficar

Há algumas opções no centro, como o Atis Hotel, o Splendore Hotel, e as pousadas Mata da Braúna, a Pousada Serra Velha e Quilombo do Mato Dentro.

Nós optamos por ficar em um bairro, para termos mais tranquilidade, pois fomos no carnaval. Ficamos na Pousada Ouro do Vintém, excelente. Outras pousadas mais afastadas, na mesma região da Ouro do Vintém são a Pôr do Sol e a Alto do Baú.

Leia também: Onde ficar em Conceição do Mato Dentro: Pousada Ouro do Vintém

No distrito de Tabuleiro, mais próximo, portanto, da cachoeira, está a Pousada da Gameleira.

Pousada Ouro do Vintém Conceição do Mato Dentro

Pousada Ouro do Vintém

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Conceição do Mato Dentro é a cidade da Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de MG. Veja como chegar, o que fazer e onde ficar na cidade.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA