Página inicial / Brasil / Visitando a mesquita de Foz do Iguaçu

Visitando a mesquita de Foz do Iguaçu

IMG_8504

Lógico, óbvio, claro e evidente que todo mundo que vai a Foz do Iguaçu vai com o intuito de ver as cataratas. Mas, há outras atrações menos badaladas, mas muito legais. Uma delas é a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.

Foz do Iguaçu tem a segunda maior comunidade islâmica do Brasil em números absolutos e a primeira em proporção à população total. Ver muçulmanos pelas ruas é muito comum, especialmente as mulheres, que acabam se destacando pela vestimenta diferente: todas estão sempre com véus lindos e coloridos cobrindo os cabelos.

A mesquita começou a ser construída em 1981 e foi inaugurada dois anos depois. Inspirada na Mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém, fica em um amplo terreno em tem 600 m² de área construída, sendo que só o seu salão tem 400 m².  É um templo muito bonito, tanto por fora quanto por dentro.

IMG_8528

Tivemos um pouco de dificuldade em chegar, portanto sugiro que você leia este post aqui, onde damos todas as orientações para quem vai de ônibus.

Ao chegarmos, uma pessoa nos recepciona no portão da rua e anota quantas pessoas somos e de onde viemos, acho que para fins estatísticos, mesmo.

Para entrar na mesquita, as mulheres devem colocar um véu que eles emprestam. Fica um monte deles em uma cadeira na porta da mesquita. Deixe o nojinho de lado e escolha um que não estiver sujo de maquiagem. 😉 Se quiser levar um pano de casa para se cobrir, pode, vale até uma canga. Mas, lembre-se que mulheres não podem entrar se estiverem de bermuda. Nem as mais compridinhas, daquelas no joelho. Uma senhora lá trocou a bermuda pela calça jeans do marido. Ficou uma belezura só, mas aí ela pôde entrar. Uma vez colocado o véu, é hora de registrar o momento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agora, sim, vamos entrar. Como eu disse, a mesquita é bem bonita por dentro, mas bem simples. A decoração é feita com uns arabescos e uns desenhos geométricos. Não há móveis, apenas tapetes onde os muçulmanos se assentam para as orações. Não se pode entrar na área dos tapetes, só ficamos atrás deles, separados por uma faixa de segurança.  De frente para a porta, há um marco que mostra a orientação de Meca, para onde todos devem estar voltados para orar. Não  há imagens, nem nada que represente Alá, e a explicação é simples: como ninguém nunca viu Deus, não tem como representá-lo. Ponto final.

_MG_8463 _MG_8465

_MG_8472

Fica um muçulmano à disposição para responder qualquer dúvida e são distribuídos livros e panfletos gratuitamente, alguns em outros idiomas. Uma televisão mostra ao vivo o que está acontecendo em Meca.

IMG_8483

A visita é isso: simples e rapidinha, mas muito interessante. Dá para aprender bastante e sanar algumas curiosidades que se tenha sobre o islamismo.

IMG_8506

Se liga nas orientações

20150113_103905

Depois da mesquita…

Depois de conhecer a mesquita, dê uma passadinha na Almanara, uma loja de doces árabes artesanais que fica logo em frente.

IMG_8530

São uma espécie de folhado com recheio de amendoim, nozes, castanhas, cada um mais gostoso que outro. É no quilo, e cada um tem um valor, mas você pode pedir um de cada que eles fazem a média do valor do quilograma. Eu pedi oito docinhos e ficou em mais ou menos R$12,00 (janeiro de 2015).

IMG_8554 IMG_8558

Mesquita

Rua Meca, 599 – Pq Monjolo – No Google Maps, rua Palestina – veja aqui como ir de ônibus
Tel.: 55 (45) 3573 1126 | 3025 1123
http://www.islam.com.br
E-mail: contato@islam.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta – de 9h às 11h30 e de 14h às 17h30; Sábado – de 9h às 11h30

IMG_8533

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

2 comentários em “Visitando a mesquita de Foz do Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA