Página inicial / Brasil / Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: o Circuito Lagoa Bonita

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: o Circuito Lagoa Bonita

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

O segundo passeio pelos Lençóis Maranhenses foi ainda mais bonito que o primeiro. O circuito do dia foi o Lagoa Bonita, que, assim como o Lagoa Azul, dura meio dia, podendo ser pela manhã ou à tarde, para ver o pôr do sol.

Este passeio tem grau de dificuldade elevado, como vamos explicar no decorrer deste artigo.

Leia também:

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: o Circuito Lagoa Azul

Roteiro de 10 dias pelo Maranhão

Como foi nosso passeio pelo Circuito Lagoa Bonita

Às 14h, motorista e guia nos pegaram na Pousada Paraíso dos Lençóis e passamos por outras pousadas. Como no dia anterior, paramos em um mercado para quem quisesse comprar água mineral e lanches. As águas poderiam ser colocadas em uma caixa térmica que estava no veículo.

A primeira parte da trilha é bem tranquila e termina na balsa, que foi a mesma que usamos para atravessar o rio Preguiças no dia anterior. Para não ficar repetitivo, leia o post que contamos sobre o Circuito Lagoa Azul, pois nele detalhamos essa parte, que foi comum a ambos os passeios.

Balsa que atravessa o rio Preguiças

A balsa que atravessa o rio Preguiças

Do lado de lá do rio, começamos a trilha pauleira. Já contamos também no post sobre a Lagoa Azul que durante a trilha há trechos alagados, estreitos, com areia bem fofa. Só que para a Lagoa Bonita foi muito pior porque fomos por uma trilha secundária, superapertada, tomando galhada na cabeça o tempo todo, literalmente. O guia que estava conosco no dia disse que trabalhava como guia havia 12 anos e não conhecia aquele caminho feito pelo motorista! Ficamos apreensivos, pois se o carro atolasse (são vários os trechos complicados), não haveria ninguém para nos socorrer, pois éramos os únicos na trilha. Quando chegamos ao ponto onde estacionam, vimos vários carros chegando por um outro caminho, que soubemos ser a trilha principal. Gastamos mais de uma hora para chegarmos ao ponto final.

Os veículos estacionam aos pés de uma duna muito íngreme, que é a que temos que escalar, com o auxílio de uma corda. São apenas 30 metros, mas é bem puxado e a gente chega lá em cima mal conseguindo falar. Ao mesmo tempo, a sensação é indescritível. Do alto daquela duna, avistamos inúmeras outras, intercaladas com lagoas, até onde nossos olhos alcançam. Parecia tudo desenhado, cuidadosamente colocado de maneira harmônica.

Do outro lado, mata fechada, formando um contraste maravilhoso do verde com as areias brancas e o céu azul.

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

A duna que subimos, com o auxílio da corda

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Os veículos aguardam aos pés da duna Essa foto foi trada no final do dia. Veja a diferença de sombra da anterior, que foi tirada assim que chegamos.

O Circuito Lagoa Bonita é um dos passeios que podem ser feitos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Circuito Lagoa Bonita – A primeira visão

Neste passeio caminhamos bastante, passamos por várias lagoas e paramos em três para banho – na do Maçarico, na dos Clones e na Bonita -, por, aproximadamente, 20 minutos em cada uma.

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Diferentemente do passeio pelo Circuito Lagoa Azul, neste não havia ninguém vendendo picolé. É indispensável levar muita água, lanches e um saco plástico para recolher seu lixo de volta.

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas. Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Mais ou menos às 17h, começamos a caminhada de volta para o alto daquela primeira duna, onde todo mundo procura um lugar para contemplar o pôr do sol, que, naquele dia, foi magnífico.

Pôr do sol no Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Aguardando o sol se pôr

Pôr do sol no Circuito Lagoa Azul, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Assim que o sol baixa, todo mundo desse aquela duna da corda, mas pra descer é moleza.

Lá embaixo, onde estavam os carros, há também um lugar onde vendem tapiocas e bebidas, mas nem deu tempo de passar por lá, pois o motorista estava doido para ir embora para não pegar fila na balsa.

O grupo estava apreensivo e comentávamos entre nós sobre o medo de ele querer ir embora por aquele caminho esquisito (já de noite), mas, dessa vez, ele foi pelo caminho normal.

Ao chegarmos à balsa, esperamos um pouco na fila enquanto alguns comeram tapioca (R$ 5,00). Chegamos à pousada por volta das 19h30.

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Circuito Lagoa Bonita

Grau de dificuldade: difícil
Duração: 4 horas
Preço em julho de 2017 – R$ 70,00 pela manhã e 80 à tarde, para ver o pôr do sol. Nós pagamos 70 no horário vespertino, reservando diretamente pela pousada. Fomos com a empresa Vale dos Lençóis Turismo.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Como é o passeio pelo Circuito Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, partindo de Barreirinhas.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA