Página inicial / Brasil / Florianópolis, uma cidade para todos os gostos

Florianópolis, uma cidade para todos os gostos

Praia de Joaquina

Você que nos acompanha pelo Instagram já sabe que a gente acabou de chegar de Florianópolis.

Fazia tempo que queríamos conhecer a capital catarinense e, tão logo surgiu uma promoção do nosso programa de milhas, o Smiles, emitimos nossas passagens (por 8000 milhas – ida e volta). Depois de oito dias na cidade, posso dizer que Florianópolis conquistou meu coração.

Muita gente acha que Floripa, como é carinhosamente chamada, é apenas aquela grande ilha que vemos no mapa. Mas capital catarinense é composta por essa ilha grandona, chamada Ilha de Santa Catarina, que corresponde a 97% do território, mais algumas ilhas menores e mais uma pequena parte continental. É uma ilha comprida no sentido norte-sul, com cerca de 55 quilômetros de extensão (nesse sentido).

A Ilha de Santa Catarina foi assim chamada porque seu fundador ali chegou no dia da santa. Com a Proclamação da República, o governador Hercílio Luz renomeou a cidade (que então já era chamada de Desterro) como Florianópolis, em homenagem ao Presidente da República à época, Floriano Peixoto. E assim ficou, Florianópolis, a terra do Floriano. Bajulação pouca é bobagem!

Em área, Floripa  é maior que Belo Horizonte, com 675 km² (contra 331 km² de BH), mas tem menos de 500 mil habitantes (esse número pode até dobrar no verão), sendo a sexta capital menos populosa do Brasil. A maior parte da população vive do centro para o norte.

Durante o planejamento da viagem, vi que Florianópolis é a capital brasileira com o mais alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), uma medida da ONU que avalia a escolaridade, a expectativa de vida e a renda. Descobri que é uma cidade com muita área verde, com pelo menos 42 praias,  uma vasta rede hoteleira e restaurantes de tudo quanto é tipo e preço.

Ainda no avião, fiquei fascinada. Como não se admirar com essa paisagem? Uma grande ilha, quase toda verde e com montes destacados, emoldurada por uma faixa branca de areia e águas azuis?

Dica: indo do Sudeste, sente-se do lado esquerdo do avião. Na volta, do lado direito.

vista aerea11 vista aerea12 vista aerea4 vista aerea10

Em terra, o encantamento continuou. Pessoas muito educadas, paisagens incríveis e praias pra turista nenhum botar defeito. Dunas, florestas, trilhas, stand up paddle, surfe, mirantes para apreciar a paisagem ou praticar voo livre, uma imensa lagoa de água salgada.

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição

A gastronomia é outro ponto importante na cidade. Há centenas restaurantes e muitas “rotas gastronômicas”. Como cidade litorânea, o forte são os frutos do mar, mas sempre há opções para quem não é muito chegado. Pequenos bairros, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda preservam a cultura açoriana (a cidade recebeu muitos imigrante de Açores a partir da segunda metade do século XVIII), tanto na culinária e no artesanato, quanto no casario.

Bairro Santo Antônio de Lisboa

Bairro Santo Antônio de Lisboa

Como toda cidade grande, tem também seus problemas. Um deles é o trânsito, que para no começo da manhã e no final da tarde, embora tenhamos pegado trânsito lento também nos horários mais improváveis – tipo 10h30 e 15h. Grandes vias cortando a cidade são poucas e várias delas não são duplicadas. Pra piorar, só há um acesso para o continente. E nessas pontes (uma em cada sentido) e em suas adjacências, sempre agarra. Para a gente, que estava passeando, isso não teve muito problema, não. Até porque estávamos em baixa temporada e sempre tentávamos sair fora do horário de pico (e também estamos acostumados com o trânsito caótico de BH, que acho que é pior). Mas, parece que no verão a cidade fica terrível, com congestionamentos quilométricos.

Porém, as pessoas são muito educadas no trânsito. Pelo menos essa foi a nossa impressão nos oito dias que passamos na ilha. Os motoristas sempre dão preferência para o pedestre e, nas vias duplicadas, andam sempre à direita, usando a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem (deveria sem sempre assim, mas, né?).

A gente vai tentar auxiliar você a montar sua viagem para Floripa.  Abaixo, estão algumas informações básicas, mas continue nos acompanhando, que virão muitas sugestões de hospedagem, alimentação, praias e outros passeios.

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Como chegar de carro

De Porto Alegre: São 458 quilômetros, sendo mais ou menos 100 km via BR 290, até Osório, ainda no Rio Grande do Sul, e o restante via BR 101. Clique no mapa para ver detalhes.


De Curitiba: são cerca de 300 quilômetros, sendo 75 km via BR 367, até Garuva, já em Santa Catarina, e o restante via BR 101. Clique no mapa para ver detalhes.

Como chegar de avião

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz opera diversos voos na cidade.

aeroporto

A Gol e a Avianca têm voos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Chapecó. A TAM, de Brasília, Rio e São Paulo. A Azul é a companhia que tem mais opções: partem voos diretos de Campinas, São Paulo, Porto Alegre, Passo Fundo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

De Buenos Aires vêm a Gol, Aerolíneas Argentinas e Austral, sendo que esta última também opera voos vindos de Córdoba.

Quando ir

Dizem que a melhor época é na segunda quinzena e março e no mês de abril – o começo do outono. Nós pegamos a última semana de março e a primeira de abril e foi ótimo! Céu azul, calor e, mesmo nos dias em que estava nublado, não choveu. Além disso, a cidade estava vazia, o trânsito estava melhor, não tinha fila para nada e nem briga por um lugar na praia, mesmo nas com faixa de areia pequena.

Sente só a vaziez da praia de Daniela

Sente só a vaziez da praia de Daniela

Em dezembro, janeiro e fevereiro faz muito calor – média é de 30ºC. Porém, há muitississíma chance de chover. E lembra que eu disse que a população dobra no verão? Pois é, tudo estará beeeeem cheio e o trânsito tende a estar infernal. O melhor é ficar quieto na praia em que se hospedou ou, então, se quiser variar, ir para praias mais próximas. Por exemplo, hospedar em Canasvieiras, que é a mais central das praias do norte, pode facilitar a ida para Jurerê, a oeste dela, ou Lagoinha, a leste. Se mesmo assim quiser visitar outras praias, programe-se para voltar mais cedo.

Canasvieiras

Canasvieiras

Maio é uma loteria. Começa a esfriar, mas pode ser que haja dias quentes.

Em junho, julho e agosto chove pouco, mas a temperatura média é de 17ºC. Mas julho é a época em que baleias se aproximam do sul da ilha e podem ser observadas da terra.

E, por fim, de setembro a novembro é a pior época porque, além de frio, com temperaturas médias de 19ºC, também costuma chover.

Continue conosco. Como já disse, tem muito mais vindo por aí. Nos próximos posts, dicas de alimentação, hospedagem, passeios e praias.

Praia de Moçambique

Praia de Moçambique



Booking.com

 

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “Florianópolis, uma cidade para todos os gostos

  1. Pingback: Roteiro pelo Centro Histórico de Florianópolis

  2. Pingback: Onde comer em Canasvieiras, norte de Florianópolis - Mineiros na Estrada

  3. Pingback: Retrospectiva 2016: as nossas viagens e os artigos que foram destaque no blog

  4. Pingback: As praias de Floripa: Como escolher a sua - Mineiros na estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA