Página inicial / Caxambu / O Circuito das Águas mineiro IV – Caxambu (informações gerais)

O Circuito das Águas mineiro IV – Caxambu (informações gerais)


20141108_111345

“Água que borbulha”, “mato que vê o riacho”, “grande tambor” tocado pelos escravos ou referência ao formato do morro existente na região. São apenas alguns dos significados atribuídos ao nome Caxambu. Não há consenso sobre a sua etimologia.

O que todos concordam é que o turismo na cidade tem crescido, reflexo talvez do aumento da procura por São Lourenço, que é a cidade pólo do Circuito das Águas mineiro. É uma cidade rica em águas mineiras, seu Parque das Águas conta com doze fontes e os caxambuenses alegam ter o maior complexo hidromineral do mundo.

20141108_114252

É uma cidade pequena, com pouco mais de 100 quilômetros quadrados de área e uma população de cerca de 22 mil habitantes (só para comparar, a regional Barreiro de BH tem 53km² e 262 mil habitantes), com clima agradável na maior parte do ano.

É um ótimo bate-volta desde São Lourenço: são só 30 quilômetros em boa estrada. Saímos pela manhã e voltamos no meio da tarde e foi o suficiente para conhecer o Parque das Águas, dar uma volta a pé pela cidade e visitar a Igreja Matriz. Daria tempo de ir ao museu e à Igreja Santa Isabel de Hungria, mas não quisemos. Neste post, daremos informações básicas sobre a cidade.

20141108_133219

Como chegar

De ônibus: A Viação Cidade do Aço tem ônibus diários para Caxambu partindo do Rio de Janeiro (www.cidadedoaco.net/pt/). De São Paulo, há saídas diárias pela Viação Cometa (www.viacaocometa.com.br/pt/). De Belo Horizonte e de São Lourenço, é a Viação Gardênia quem opera diariamente (www.expressogardenia.com.br).

De carro
Do Rio de Janeiro: são 286 quilômetros pela rota mais curta. Clique no mapa para ver o passo a passo e as rotas sugeridas.

De São Paulo: São 304 quilômetros pela rota mais curta. Clique no mapa para ver o passo a passo e as rotas sugeridas.

De Belo Horizonte: São 378 quilômetros pela rota mais curta. Clique no mapa para ver o passo a passo e as rotas sugeridas.

De São Lourenço: São 29 quilômetros. Clique no mapa para ver o passo a passo e as rotas sugeridas.

Onde ficar

A maioria das pessoas monta base em São Lourenço, mas, se você preferir, aqui tem uma relação de acomodações em Caxambu.

Quando ir

A média anual de temperatura é 20ºC, mas no inverno pode chegar a 6ºC. Costuma chover no verão (se bem que, ultimamente, com essa seca…). No mês de julho, tem a Caxambuai, com festas juninas e Congadas. Em 16 de setembro é o aniversário da cidade e tem festa com fanfarras e comidas típicas.

O que fazer

Parque das Águas – é a principal atração da cidade. Veja neste post.

Teleférico – a entrada é por uma rua lateral ao Parque das Águas. O teleférico atravessa o parque e termina em um mirante, onde se pode descer para tirar fotos. Não fomos, mas veja avaliações aqui.

Praça 16 de setembro – fica bem próxima ao Parque das Águas. Após passear no parque e almoçarmos, fizemos um passeio a pé pela cidade e fomos até ela. Não tem nada de especial, apenas um coreto e uma fonte, mas, preste atenção neste coreto (voltarei a falar dele no post do Parque das Águas).

20141108_132525-horz

Museu de Caxambu – nós não fomos, então não podemos dar nossa opinião se vale ou não a pena. Dizem que, mesmo se não gostar do acervo, vale pela construção – uma antiga casa restaurada. Traz um pouco da história da cidade. Rua José Carlos Levenhagem de Melo, 78 Centro – Caxambu – MG – Site oficial – Veja aqui avaliações de quem foi.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios – é uma igreja bonita, no Centro da cidade, mas não é muito antiga (1892). Por dentro é bonita, mas não há nada de extraordinário.

20141108_133858

Igreja Santa Isabel de Hungria – sua construção começou em 1868, segundo dizem, a mando da Princesa Isabel, após ter sido curada de esterilidade devido a uma anemia profunda, com as águas da fonte ferruginosa (que hoje tem seu nome). É tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Fica aberta de 8h às 11h. Como saímos do parque depois desse horário, não a visitamos. Acesso pelas ruas Américo Macedo ou Monsenhor João de Deus.

Passeio de charrete – assim como em São Lourenço, há várias pessoas oferecendo passeios de charrete nas adjacências do Parque das Águas. Pelo que vi, há algumas opções de itinerário, alguns vão até fazendas na zona rural. Converse com os charreteiros sobre os possíveis roteiros, se for do seu interesse.

Feirinha – saindo do Parque das Águas, há uma avenida perpendicular à portaria. Do lado esquerdo, há algumas lojinhas de artesanato e lugares para comer (nós almoçamos aqui, inclusive).

Informações gerais

Site oficial: http://www.caxambu.mg.gov.br
Prefeitura: Praça Cônego José de Castilho Moreira s/n – (35) 3341-9001
Informações turísticas: Praça Cônego José de Castilho Moreira s/n – (35) 3341-9055

Veja aqui todos os post sobre o Circuito das Águas mineiro.


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA