Página inicial / Bray / Bray-Greystones Cliff Walk: fascinante trilha perto de Dublin

Bray-Greystones Cliff Walk: fascinante trilha perto de Dublin

Nosso primeiro passeio em meio à natureza aqui na Irlanda foi a trilha entre Bray e Gresytones, duas cidades próximas a Dublin. Fomos no último final de semana e ficamos completamente encantados! Mostramos tudo no Stories (você segue a gente?), mas agora vamos contar os detalhes.

Em 6 quilômetros de trilha podemos contemplar a cidade de Bray, o mar, penhascos, a linha férrea que liga as duas cidades e túneis cortando as falésias. Mas o ápice do passeio foi um enorme e lindo campo de canola nos dois últimos quilômetros do trajeto.

Neste post, explicaremos como chegar a Bray ou Greystones, partindo de Dublin, como é a trilha e o que você tem que levar.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: Porque escolhemos estudar inglês em Dublin

O que é o Bray-Greystones Cliff Walk

É esse o nome que você encontrará no Google Maps. Trata-se de uma trilha pelas falésias, ligando as cidades irlandesas de Bray e Greystones, ambas no Condado de Wicklow. Esses campos sem cor aí na foto do satélite estavam todos tomados de amarelo! <3

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]

Como chegar

Você pode ir de DART ou de ônibus e pode começar a trilha por Bray ou por Greystones. O mesmo DART que para em Bray segue para Greystones.

Chegando a Bray pelo DART você vai descer praticamente na praia, não tem como errar. Nós fomos de ônibus, o 145, porque para nós é mais cômodo, já que ele para perto da nossa casa e ficaria, portanto, mais barato que ir de DART. A viagem de ônibus demorou cerca de uma hora e nós descemos a 700 metros da praia. Fomos seguindo o Google Maps, que indicou corretamente a parada. Não tem como se perder, pois há placas (um letreiro de LED)  indicando a direção da praia.

Para voltar por Greystones você pode ou pegar o DART, que vai estar bem perto da praia, bem sinalizado, ou pegar um ônibus para Bray (linha 84) e de Bray pegar o 145 de volta. Esse 84 passa a intervalos bem longos, então nós cogitamos voltar de DART, caso o próximo ônibus demorasse muito. Mas como finalizamos nosso passeio próximo do horário do busão, pegamos o 84 e descemos em Bray, na mesma parada em que esperamos o 145 de volta a Dublin.

Se você quer começar a trilha por Greystones é só pensar no inverso: Pode ir de DART, descendo lá. Ou, de ônibus, ir para Bray de 145 e de lá pegar o demorado 84 para Greystones.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Como foi o nosso passeio

Chegando em Bray

Como eu disse acima, descemos a poucos metros da praia e fomos caminhando até a orla, saindo bem na estação do DART. Chegando lá olhamos um pouco a praia, pois foi a nossa primeira vez no lugar: a faixa de areia é tomada por pedras! A água é supergelada (só colocamos a mão), mas, mesmo assim, uns corajosos davam uns mergulhos.

Como é a trilha entre Bray e Greystones, cidades próxima a Dublin, na Irlanda. Como chegar, como é o trajeto e o que levar.
Panorâmica de Bray
Muitas pedras na praia. Cadê a areia?

Seguimos caminhando para o lado direito, pela orla que é muito bonitinha. Tem umas construções lindas, parquinho, gramado e algumas lanchonetes e sorveterias.

Bray

No final da praia, começa a trilha, bem sinalizada e demarcada. Da estação do DART até o começo da trilha são, aproximadamente, 1000 metros.

[ppromo_passagens limit=”3″ show_logo=”true” /]

Começando a trilha

Logo no começo da trilha já temos uma bonita vista da praia de Bray. Achamos tudo lindo, mas nem imaginávamos quantas paisagens fantásticas veríamos pelo caminho. Com 300 metros de percurso, perto de um estacionamento, vemos uma bifurcação. Se você seguir à direita, chega um cruzeiro. Se continuar pela esquerda, chega a Greystones – foi o que fizemos.

Comecinho da trilha – vista de Bray

Nos primeiros 500 metros, há muitos pontos para parada, com banquinhos e abrigos. Então, mesmo se você não quiser ou puder fazer toda a trilha, dá para caminhar só um pouco para já ter uma bela visão.

Bray vista da trilha

A trilha

Todos os seis quilômetros estão em boas condições, há setas vermelhas indicando a quilometragem faltante e há guarda-corpo em todo o trajeto. É quase todo com inclinações leves e só tem um pequeno, bem pequeno mesmo, trecho mais íngreme e um outro com poucos degraus. Vimos muitos idosos e crianças e até gente com carrinho de bebê (o que não recomendo, a não ser que você não tenha dó de detonar seu carrinho). Porém o terreno é pedregoso e se você nunca fez uma caminhadinha na vida pode ser que fique cansado. Repito: são 6 km só de trilha.

Placas indicativas pelo caminho

Embora a trilha seja em boa parte acompanhando a costa, a paisagem não é repetitiva e há vários pontos de contemplação, em que você parar sem atrapalhar quem está transitando. Foi em um desses que paramos para comer nosso lanche-almoço, aproximadamente no quilômetro 3.

Os campos de canola

Eu quase pirei o cabeção quando, faltando pouco menos de dois quilômetros, nos deparamos com um lindo campo de flores amarelas, contrastando o com o azul do céu!

São quase dois mil metros andando em um corredor ladeado de amarelo, o que eu já estava achando um trem danado de lindo. Imaginem a minha alegria quando eu me deparei com um portão aberto, sem placa de entrada proibida, e cheio de gente lá dentro tirando foto. Claro que eu tinha que garantir minha foto lá também, né? O cenário ali era tão lindo que não dava vontade de ir embora.

Chegando em Greystones

Esse portão aberto é quase no final da trilha em Greystones. Mais uns 600 metros e chegamos à praia, onde vimos as pedras cinzas que dão nome ao lugar. Dali continuamos por mais 700 metros, aproximadamente, até um lugar que nos pareceu o centrinho comercial, com um gramado, lanchonetes e restaurantes. Nós levamos muita comida, então nos sentamos em um banco da pracinha para lanchar novamente, antes de retornarmos, no ônibus 84, para Bray.

Dicas

• Se você for fazer toda a trilha, como nós, irá andar cerca de 8 km (6 km de trilha + 1 km do DART de Bray até o começo da trilha + 700 metros do fim da trilha até o DART + 700 metros do ponto de ônibus 145 até a praia). Leve água e comida.
  • Vá com calçado apropriado. A trilha é fácil, mas pedregosa.
  • Não esqueça o protetor solar. Não há áreas sombreadas.
  • Se você só quiser fazer um book no campo de flores, é só começar a trilha por Greystones e andar um pouco (mais ou menos 1 km). A colheita é feita normalmente em julho.