Mineiros na Estrada

12 motivos para visitar o Museu Nacional de Arqueologia da Irlanda, em Dublin


Visitar museus não é uma atividade que agrada todo mundo, mas, muitas vezes, um bom museu pode te ajudar a entender a História do lugar e enriquecer a sua viagem. O Museu Nacional da Irlanda é um desses lugares. Na verdade, trata-se de um complexo de quatro museus, sendo três deles em Dublin (História e Artes Decorativas, História Natural e Arqueologia), e um no Condado de Mayo – Country Life). Visitamos os três que estão em Dublin e, como são de temáticas bem diferentes, cada um merece um post específico.

Listamos aqui 12 motivos para você visitar o National Museum of Ireland – Archaeology ou o Museu Nacional da Irlanda – Arqueologia.


Leia também:

Porque escolhemos estudar inglês em Dublin

Tour para os Cliffs of Moher e para a cidade de Galway, na Irlanda

Bray-Greystones Cliff Walk: fascinante trilha perto de Dublin

Como ir de ônibus de Dublin para Belfast


1 – O prédio é lindo!

O prédio, datado do final do século XIX, é lindíssimo. Sua fachada é circular, em estilo vitoriano. Por dentro, sua cúpula impressiona logo ao entrarmos, bem como seus desenhos em mosaico no chão. Várias colunas decoradas e portas imensas e detalhadas podem ser vistas pelo prédio.

Museu Nacional de Arqueologia, em Dublin

2 – Você verá interessantes objetos pré-históricos (inclusive um encontrado em Knowth)

Ferramentas feitas de pedra, datadas de 7000 aC, armas de bronze, punhais, escudos, joias feitas de âmbar e até caldeirões. O ponto alto é uma peça finamente decorada, que lembra uma cabeça, encontrada em uma tumba em Knowth, Brú na Bóinne, um sítio arqueológico mais antigo que as pirâmides do Egito, a norte de Dublin.

Cabeça encontrada em uma tumba no sítio arqueológico em Knowth.

3 – Você vai se encantar com uma das maiores coleções de objetos de ouro da Europa

Uma seção só de objetos de ouro, datados de 2200 a 500 a.C.! Podemos observar a evolução das técnicas de produção das joias. As mais antigas eram feitas em folhas de ouro, depois começaram a fazer peças retorcidas e, por fim, objetos mais grossos.

4 – Você vai dar de cara com “Múmias”

Olha que loucura: corpos extremamente preservados, datados de 3000 anos, sendo que foram sepultados sem técnicas de mumificação (por isso coloquei “múmias” entre aspas)! Isso aconteceu porque os corpos estavam em um tipo raro e específico de solo, uma espécie de pântano, capaz de preservá-los. Essa é a seção “Kingship and Sacrifice” – algo como “Realeza e Sacrifício”, que mostra também como os corpos foram encontrados e levanta teorias sobre sacrifícios humanos e rituais da realeza durante a Era do Ferro.

Corpos “mumificados” naturalmente graças à composição do solo podem ser vistos no Museu Nacional de Arqueologia.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

5 – Você vai aprender sobre os Vikings!

Outra seção superlegal mostra o modo de vida dos Vikings, entre os anos 800 a 1150 d.C. Você verá vestimentas, objetos, armas e pode assistir a um vídeo sobre estilo de vida desse povo que ainda fascina muitos.

6 – Você vai mergulhar na Irlanda Medieval

Essa galeria é subdividida em três partes: Power, Work e Prayer, mostrando o modo de vida da nobreza, dos trabalhadores e do clero. Na primeira, são exibidas armas, joias, livros e outros tesouros de famílias influentes, entre os anos 1150 e 1550. Na segunda, o foco é na vida das pessoas comuns, e são exibidos, principalmente, utensílios de trabalho. A última mostra objetos religiosos, como livros, sinos, cruzeiros e outras coisas cujos nomes eu não sei!

7 – Ver o Cálice de Ardagh

Uma das peças mais preciosas do museu é o Cálice de Ardagh, feito de prata e decorado com ouro, âmbar, prata e vidro. Dentro do cálice tem um cristal de rocha polida e no pé do objeto estão escrito os nomes dos 11 apóstolos de Jesus.

Cálice de Ardagh

8 – Ver o sino de São Patrício – o St. Patrick

Você já ouviu falar de Saint Patrick, padroeiro da Irlanda. No museu está um sino e sua urna, lindamente adornada.

Sino de São Patrício

9 – Ver um pouquinho do Egito Antigo

O foco do museu é a Irlanda, mas há uma pequena sala com objetos do Egito Antigo, incluindo sarcófagos extremamente detalhados. Lindo!

10 – Sempre há exibições temporárias

Além do vasto acervo permanente, sempre tem interessantes exposições temporárias no museu. Quando fomos, havia uma sobre Roger Casement, importante figura na História da Irlanda, que foi executado na Revolta da Páscoa, em 1916.


Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa? Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.


11 – O museu é gratuito

Sempre bom podermos contar com atrações de qualidade e gratuitas, não é mesmo? Assim como os outros três museus nacionais, o Museu de Arqueologia é grátis.

12 – O museu é de fácil acesso

Você certamente vai passar por ele – ou bem perto dele. O museu fica bem perto do St. Stephen’s Green Park, na área central de Dublin.

Museu Nacional de Arqueologia da Irlanda

Site oficial
Endereço: Kildare St, Dublin 2
Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 14h às 17h. Fechado às segundas. Confira no site oficial.

Infelizmente, algumas áreas do museu não são acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: