Mineiros na Estrada

Como usar o vaporetto, o transporte público de Veneza


Grande parte do charme de Veneza, ao meu ver, está no fato de que não há transportes terrestres na cidade. Para se locomover lá, somente a pé, de gôndolas, pequenos barcos ou vaporetto, nome dado à embarcação que funciona como transporte público. Neste post vamos explicar como utilizar o vaporetto, quanto custa, onde comprar os bilhetes e como saber quais linhas pegar.

Vaporetto

Quanto custa o vaporetto?

É caríssimo – custa 7,50 euros cada tíquete, que tem duração de 75 minutos! 

Há também os passes, que, na minha opinião, valem mais a pena. Os valores são os seguintes:

O tempo do passe começa a contar a partir da primeira validação, ou seja, a partir do momento em que você o utiliza pela primeira vez. Assim, se você compra um passe de 48 horas e começa a utilizá-lo às 15h de segunda-feira, ele valerá até 14h59 de quarta-feira.

Os tíquetes dão direito a levar uma mala cujas três dimensões não podem exceder 150 cm.


Leia também:


Como comprar o tíquete do vaporetto

Em todas as estações há caixas de autoatendimento que vendem tíquetes avulsos e passes. Em algumas delas, também há bilheterias com funcionários. Você também pode comprar o bilhete em tabacarias e algumas bancas de jornal.

Caixa de autoatendimento na Estação San Tomá

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Como usar o vaporetto

Em cada estação há letreiros eletrônicos e/ou de papel mostrando o número da linha que para ali e para onde ela vai. Uma coisa muito importante é sempre validar o tíquete antes de cada uso, mesmo que seja um passe. Basta encostar o cartão no validador.  Há fiscalização aleatória dentro dos vaporettos e a multa para quem for pego sem um tíquete validado está em 60 euros!

A catraca, o validador e o passe

Também geram multa:

Quais as linhas do vaporetto?

São 23 linhas de vaporetto, mas as principais são:

Você pode conferir o quadro de horários e itinerários de todas as linhas aqui.

Estações em Rialto

Como saber qual linha de vaporetto pegar

Nós usamos o Google Maps e deu certo, mas também existe um aplicativo oficial de Veneza.

Atenção:

Algumas estações, como a Piazzale Roma e a San Marco, possuem mais de uma parada. Fique atento ao número do vaporetto, ao nome completo da estação (exemplo: San Marco/Giadinetti, San Marco/Zaccaria, San/Marco/Vallaresso, Ferrovia/A, Ferrovia/B), e ao sentido que você quer pegar para não errar. Tudo é bem sinalizado, então, não se preocupe.

Tudo muito bem sinalizado

Também há indicações dos horários dos próximos barcos em painéis eletrônicos.

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Como são as viagens de vaporetto

As estações são como pontos de ônibus, com local de embarque e desembarque. Quando o vaporetto encosta, um funcionário o prende ao píer com uma corda e, então, abre a portinha do barco. Somente depois que todos embarcam é que a porta se fecha e a corda é solta. Super seguro.

Dentro dos barcos, há cadeiras na parte fechada e algum espaço para bagagem. Em algumas embarcações há também cadeiras ao ar livre. Quem preferir pode viajar em pé na área externa.

O barco praticamente não balança e até eu, que sou a Miss Enjoo, não tive qualquer problema em relação a isso.

Por dentro de um vaporetto

Usando o vaporetto como city tour

Se andar de gôndola não está nos seus planos, mas você gostaria de ver Veneza a partir dos canais, uma opção bem mais econômica é utilizar o vaporetto como city tour. Nós fizemos assim: pegamos a linha 1 na San Marco e seguimos pelo Canal Grande até a Piazzale Roma. Lá, nós descemos e pegamos a linha 2, sentido Zaccaria, passando “por fora”, pelo Canale della Giudeca.

Foi muito bacana, porque tivemos duas visões completamente diferentes: a primeira, clássica, do Canal Grande. Já no percurso da segunda linha, vimos até conjuntos residenciais mais novos, que presumimos ser onde moram os venezianos. No fim, ainda tivemos a oportunidade de contemplarmos o pôr do sol de dentro do barco.

Veja aqui o índice de posts sobre a Itália

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: