Mineiros na Estrada

Passeio de 4×4 em Lavras Novas


Em Lavras Novas não tem tanta coisa assim para se fazer, a não ser descansar e conhecer a natureza ao redor. Porém, muitos dos lugares, como cachoeiras e mirantes, só são acessíveis de 4×4. É aí que entra a necessidade de se contratar os serviços de agências.

O passeio mais comum por lá é o de quadriciclo, no qual o turista pilota o veículo, em uma rota pré-determinada, acompanhado por um guia, que vai em uma motocicleta. Só que nós já estávamos cansados, pois vínhamos percorrendo o Caminho Novo da Estrada Real desde Petrópolis, e não estávamos a fim de pilotar nada – queríamos alguém que dirigisse pra gente e só nos levasse aos lugares inacessíveis :-D.

Procuramos um passeio de 4×4 que fosse nesses moldes e visitamos as três agências que existem atualmente no distrito:  Quadricross, Nefelibatas e Ecoaventura. Fechamos com a Quadricross, que foi a que teve um melhor atendimento e que tinha também os melhores preços.

Leia também:

Quadricross

Nosso passeio de 4×4 por Lavras Novas

A Quadricross oferece várias rotas de duração e preços diferentes. Compramos o passeio de duas horas de duração, que nos levaria a três pontos: Mirante do Marco da Estrada Real, Cachoeira dos Namorados e Represa do Custódio.

Fomos em uma caminhonete cabine dupla com o guia Rafael, que também é proprietário da empresa.

A primeira parada foi no Mirante do Marco da Estrada Real. O Rafael falou sobre a história de Lavras Novas, que, bem antes de ser distrito de Ouro Preto (até porque nem existia Ouro Preto), era uma região conhecida como Lavras Novas do Coronel Furtado. Contou também sobre o povoamento do local, sobre algumas grandes empresas que já se instalaram nas redondezas e falou sobre algumas curiosidades do lugar. Naquela parada é possível avistar um imenso mar de montanhas, que se estende até a Serra do Caparaó, na divisa de Minas com o Espírito Santo, e que se destaca por ser muito maior (em altitude) que as demais cadeias montanhosas.

Mirante do Marco da Estrada Real

Prosseguimos com o passeio até a Cachoeira dos Namorados. Depois que descemos do carro, fizemos uma rápida e fácil trilha, de uns 100 metros, se tanto. A cachoeira é bonita e forma uns pocinhos. Pareceu-nos bem agradável para crianças, por esses poços serem rasos e também por ter uma “prainha”, onde os pequenos e seus pais podem se acomodar. A cachoeira tem esse nome porque um dos seus poços tem um formato que lembra um coração.

Entrada da trilha para a Cachoeira dos Namorados
Conseguem ver o coração?

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

A terceira parada foi na Represa do Custódio, onde a galera vai fazer picnic e nadar, apesar de ser proibido.

A barragem foi feita em razão da construção de uma PCH (pequena central hidrelétrica), que ainda funciona. O lago formado é bem fundo (me esqueci agora qual a profundidade) e a água é fria. Mesmo que, aparentemente, a outra margem esteja próxima, não é aconselhável tentar atravessar (já houve mortes no local). O Rafael nos levou até a barragem e conseguimos até ouvir o barulho da água caindo pelos condutos que geram energia – o nível da represa estava baixo, então as comportas estavam fechadas.

Represa do Custódio
Panorama da Represa do Custódio
Proibido nadar – mas a placa não intimida a galera

Estar com um guia foi fundamental, pois do contrário não teríamos ideia de quem foi o Custódio e como essa represa foi parar ali. Nós gostamos demais do passeio e do atendimento da agência. Vale dizer também que, na maior parte dos lugares pelos quais passamos, só mesmo de 4×4 (ou a pé) – carro comum não passa.

Outro marco da Estrada Real que vimos pelo caminho

Serviço: Quadricross

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Prazeres, 1269 – Lavras Novas
Telefone: 
  (31) 9  8864 – 2157
Site: http://quadricross.com.br

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: