Mineiros na Estrada

Onde ficar em Paraty: a maravilhosa pousada Casa da Vila Moura



Quando pensamos em percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, decidimos que iniciaríamos o trajeto a partir do local mais longe da nossa cidade, Belo Horizonte. Achamos que seria menos exaustivo do que deixar o maior percurso para o fim da viagem, quando já estaríamos cansados. Assim, fomos direto para Paraty, onde passamos quatro noites.

Neste post vou contar para vocês como foi a nossa hospedagem na charmosa Casa da Vila Moura em Paraty, uma pousada que, não à toa, tem uma excelente nota 10 (isso mesmo: 10) no Booking.

Booking.com

Leia também:


Localização

A pousada fica próxima à entrada da cidade de Paraty, no cruzamento entre as rodovias BR-459 e BR-383, a pouco mais de 2,5 quilômetros do centro histórico da cidade.

O acesso de carro é super fácil e, para quem for de ônibus, a distância até a rodoviária é de 2 quilômetros.

E, como a pousada fica bem próxima ao centro histórico, é possível fazer o trajeto caminhando ou de bicicleta (disponíveis na pousada), à beira do rio. O caminho é totalmente plano e muito tranquilo.

Quarto

Ficamos na suíte Júnior, a acomodação mais barata da pousada. Por ser um quarto simples, a cama de casal não é muito espaçosa, mas o colchão era bom, bem como os travesseiros e a roupa de cama. 

De cada lado da cama há uma prateleira para depósito de pequenos objetos, bem como uma luminária. Sob as prateleiras há tomadas elétricas, onde ficam conectadas as luminárias e podem ligados outros aparelhos elétricos.

Sobre a cama há um mosquiteiro que deve ser muito utilizado na época de calor. 

A TV é do tipo smart, de bom tamanho, fica à frente da cama e tem vários canais pagos. Essa TV fica sobre uma mesa que também pode funcionar como uma pequena estação de trabalho, já que há uma cadeira abaixo do móvel.

Também em frente à cama, mas do lado oposto à TV,  fica uma cadeira de balanço muito charmosa, que acabou sendo usada como “a cadeira” pela Gê.

Sobre “a cadeira” há uma prateleira com cabideiros para depósito de roupas e outros objetos.

O quarto tem ventilador de teto e ar condicionado e uma porta com acesso ao jardim e à piscina.

E, apesar de não ter um frigobar, os proprietários não se importarão se você pedi-los para guardar algumas coisas na geladeira deles. Mas tenha bom senso.

Existem duas coisas que preciso mencionar, pois podem causar certo desconforto aos hóspedes. Existe uma porta que dá acesso ao jardim e à piscina, porém, essa porta, juntamente com a janela conjugada, são de vidro transparente, formando um grande paredão de vidro. Por uma questão de privacidade, pode ser necessário ter que manter as cortinas sempre fechadas.

Outra questão é o fato de a parede e a porta que separam o quarto do banheiro também formarem um paredão de vidro transparente. Ao mesmo tempo em que isso dá um ar romântico ao quarto, para utilizar o sanitário ou tomar banho com privacidade é necessário fechar as cortinas.

Um último ponto que merece atenção é o fato de o quarto ficar localizado ao lado da sala de estar e bem próximo à cozinha, que são ambientes comuns da pousada. Isso significa que antes da última pessoa ir dormir ou depois da primeira acordar e começar a conversar na cozinha, não há sossego completo.

Contudo, é importante destacar que, durante a nossa hospedagem, vimos um enorme esforço dos proprietários no sentido de abaixarem o volume das conversas e direcionarem aqueles que queriam bater papo para áreas em que não causassem incômodo.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Banheiro

É um cômodo bem espaçoso. Além do vaso sanitário, há uma pia com uma pequena bancada. O chuveiro é elétrico e bem perigoso, pois é enorme e a água sai bem quentinha, o que faz com que os banhos dificilmente sejam curtos.

São oferecidas amenidades de banho e toalhas de banho e rosto, que, durante a nossa hospedagem, foram trocadas regularmente.

Limpeza

Já que falei sobre a troca de toalhas, vamos falar sobre o serviço de limpeza. Todos os dias o quarto foi limpo e arrumado, mas há algumas questões que, na minha opinião, merecem atenção.

As cortinas do quarto possuem blackout, um forro plástico que acumula muita poeira e, em épocas muito úmidas e também no frio, pode mofar.

Durante o dia percebemos que as portas e janelas ficavam sempre abertas para fazer o ar circular, mas, em dias frios, é difícil manter manter isso, principalmente após o banho. 

Café da manhã

O café da manhã é servido, normalmente, a partir das 8h, mas não existe um horário exato de finalização. Os proprietários deixam os hóspedes bem à vontade quanto a isso.

É servido na cozinha, um cômodo belíssimo e muito bem decorado. Eles colocam tudo em uma mesa enorme, e é bem variado, bem fresquinho e gostoso. Eles sempre procuram servir produtos caseiros, como geleias, sucos naturais e bolos. O Evandro, um dos donos, todos os dias prepara um bolo diferente, que é servido quentinho. Nós provamos o de banana, o de maçã e o de laranja. Todos deliciosos.

Mesa posta para o café da manhãCafé da manhã e parte da cozinhaUm dos deliciosos bolos que provamos

Havia, também, leite, achocolatado, café, chá, iogurte, frios, biscoitinhos, pães, pão de queijo e croissant (feitos na hora) e frutas frescas. Além disso, eles também preparam ovos mexidos na hora, com ponto a gosto dos hóspedes.

Para quem vai conhecer a cidade, fazer passeios de barco ou mesmo fazer o check-out e colocar o pé na estrada, os donos, Evandro e  Nuno, sempre deixam os hóspedes livres para prepararem sanduíches e levarem frutas, o que ajuda bastante a economizar grana com os lanchinhos. 

E também não é necessário gastar dinheiro com água, os hóspedes podem consumir na pousada, sem gasto adicional, basta solicitar ao Nuno ou ao Evandro. 

Atendimento

O atendimento oferecido pelo Nuno e pelo Evandro é, sem dúvidas, a maior e melhor atração da pousada! Eles são muito fofos e simpáticos!

Eles fizeram de tudo para que nos sentíssemos bem à vontade e confortáveis o tempo todo, além de oferecerem dicas de passeios (o que nos fez economizar um bom dinheirinho em um passeio de barco) e locais para visitar. Todos os dias no café da manhã eles nos recebiam com abraços e perguntavam se havíamos dormido bem. Sempre que chegávamos da rua, mais abraços e o oferecimento de água, suco ou um pedaço de bolo.

Não houve um momento sequer em que eles não estavam disponíveis a uma boa conversa. Para quem tem passeio com hora marcada isso é até um risco, pois a conversa não para e é perigoso perder a hora.

No dia em que estávamos indo embora eles recomendaram que preparássemos o nosso lanchinho e disseram que não precisávamos nos preocupar com o horário de check-out. Segundo eles, poderíamos sair, passear na cidade e, quando voltássemos, o quarto estaria arrumado e poderíamos tomar um banho antes de realmente irmos embora. 

Entendemos que essa é uma gentileza oferecida quando não há previsão de uma grande chegada de novos hóspedes. E como tínhamos muito chão para percorrer até a cidade de Passa Quatro, que foi o nosso segundo ponto de parada, fomos embora logo cedo.

Um aspecto muito positivo do atendimento é o fato de os proprietários se colocarem à disposição, o tempo todo, para atenderem a pedidos específicos dos hóspedes, seja algo relacionado a uma possível restrição alimentar, seja o oferecimento de um copo de suco e uma jarra de água bem cheia após um dia de passeio no sol quente. 

Houve um dia em que precisamos tomar café da manhã mais cedo, por causa de um passeio que faríamos para o Saco do Mamanguá. Eles fizeram questão de preparar o café da manhã antes do horário, para que pudéssemos sair bem alimentados e ainda fizeram uma marmitinha de pão de queijo para nós.

Internet wi-fi

O sinal é ótimo, mas a velocidade não é lá essas coisas. Entretanto, esse não é um problema da pousada, e sim da localização. A gente conseguia acessar whatsapp e olhar e-mails, mas não foi simples fazer postagens no instagram e acessar outras redes sociais.

Estacionamento

Não há estacionamento, é preciso deixar o carro na rua, próximo à pousada. Mas o lugar é muito tranquilo e não há relato de problemas. 

Outras comodidades

A pousada conta com varandas e uma área externa bem grande e aconchegante, com mesinhas e área para conversar ou até mesmo fazer alguma refeição. Há uma piscina muito bonita, com água limpa, que pode ser acessada tanto pela área externa como por dentro da pousada, pela sala.

A sala é muito bonita e bem decorada, há sofás confortáveis, livros e mesa de jogos. Da sala há um acesso para um aconchegante jardim, que fica nos fundos da pousada.

A cozinha, também muito decorada, é um local especial da casa, onde é servido o café da manhã, quando os donos aproveitam para conversar bastante com os hóspedes e os mais desinibidos tagarelam. Como somos mineirinhos e, na maior parte das vezes, bem quietinhos, ficamos na nossa e ninguém ficou em cima da gente nos pressionando com perguntas muito pessoais ou para que participássemos dos assuntos, o que nos agradou bastante.

Também há bicicletas disponíveis, para quem queira passear pela cidade. É só conversar com os proprietários.

Há outras atrações naturais na pousada, especialmente para quem gosta de animais. Dois gatos ficam o tempo todo rodeando os hóspedes ou brincando entre si. Também tivemos a oportunidade de ver o Evandro alimentando, com bananas, um grupo de macaquinhos. 

E merece destaque o fato de a pousada permitir que os hóspedes tragam animais, desde que avisem com antecedência. E, obviamente, isso pode trazer custos adicionais.

Reserva

Pelo Booking. O site não cobra taxa de reserva e permite cancelamento gratuito, na maioria dos casos. Caso você opte por usar esse sistema, utilize os links do nosso site. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma comissão. É pouquinho, mas já ajuda a gente a manter o site.

Caso queira pesquisar outras acomodações, utilize o mapa abaixo:

Booking.com

Outra opção é alugar um quarto ou um apartamento/casa pelo Airbnb.
Clique aqui para usar nosso cupom que dá R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.

Forma de pagamento

Fizemos, um dia antes da nossa chegada, uma transferência bancária de 50% do valor da hospedagem e encaminhamos, por e-mail, o comprovante. No momento do check-in fizemos o pagamento dos outros 50%, também por transferência bancária. Mas poderíamos ter feito o pagamento em dinheiro. A pousada não aceita cartões.

Check-in e check-out

A partir das 14h e até 12h, respectivamente. Porém, dependendo das circunstâncias, esses horários podem ser flexibilizados

No geral

A gente gostou demais. Queríamos ter ficado e conversado mais com o Nuno e o Evandro, mas tínhamos pouco tempo para ficar na cidade e muitos locais para conhecer. Sem dúvidas, a pousada Casa da Vila Moura é uma ótima opção para quem quer se hospedar na cidade de Paraty. 

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: