Mineiros na Estrada

Museu Inimá de Paula: exposição das obras do artista mineiro, em Belo Horizonte


Quem anda apressado pela rua da Bahia, no centro de Belo Horizonte, pode até passar despercebido pelo Museu Inimá de Paula. Um belo prédio histórico construído em 1932, que já foi Clube Belo Horizonte e Cine Guarani, teve seus 3 mil metros quadrados reformados para receber o Museu, inaugurado em 2008.

O Museu abriga cerca de 100 obras do pintor e desenhista mineiro Inimá de Paula, nascido em 1918 em Itanhomi, cidade próxima a Governador Valadares.

As obras estão dispostas em dois andares e separadas por temas e subtemas, sempre marcadas por uso de muitas cores – o que lhe rendeu o apelido de “Mestre das Cores”. As que mais me chamaram a atenção foram as que retratam paisagens, mas é bem interessante também como ele mostrava, ainda na década de 1950, preocupação com questões ambientais, como o desmatamento, e sociais, como a reforma agrária.

lagoa Dourada, em tela de Inimá de Paula

Desmatamento retratado por Inimá de Paula

Inimá já mostrava temas sociais em suas telas

Há também uma Sala de Autorretratos do pintor, uma réplica de seu atelier e uma sala interativa, onde, por meio de um monitor touchscreen são selecionadas imagens de todas as 1860 obras catalogadas de Inimá, as quais são projetadas em telões.

Alguns dos autorretratos

Outras telas de Inimá de Paula

O último andar é dedicado a exposições temporárias, cuja programação você pode conferir no site oficial.

Museu Inimá de Paula

Rua da Bahia, 1.201 – Centro – Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: Terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 18h30 | Quintas: das 12h às 20h30 | Domingos e feriados: das 10h às 16h30
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: