Mineiros na Estrada

O Museu do Carnaval, em Montevidéu



Eu já tinha lido que o carnaval uruguaio é uma festa bastante popular e bem diferente do carnaval brasileiro. Tinha lido também que é o carnaval mais longo do mundo e que tem como ritmos a murga e o candombe. Além disso, li umas boas avaliações sobre o Museu do Carnaval. Achando que ia entender melhor o assunto e já que estávamos no Mercado do Porto, convenci o Guto a darmos uma passadinha lá.

Não sei se eu fui com muita expectativa ou não consegui captar a alma no negócio (ou as duas coisas), mas achei muito sem graça, e o Guto, então, nem se fala. O museu é bem pequeno, tem umas peças até legais, mas não achei nada de espetacular. Tem algumas roupas típicas, algumas máscaras, uns instrumentos de percussão e uns adereços. Há algumas vestimentas interessantes e o que eu mais gostei foram as máscaras de outros países, como as mexicanas. Quando fomos, não tinha guia (não sei se é sempre assim, mas era um sábado).

Não estou desprezando o lugar, só para deixar claro. Se você é um amante do carnaval, vai entender mais sobre o assunto (não estou falando de amante do carnaval no sentido “oba oba”, mas, sim, enquanto festa popular) e, provavelmente, vai gostar do museu.

Museu do Carnaval

Rambla 25 de Agosto de 1825, 218 (saindo do Mercado do Porto, à esquerda)
Tel:: 2915 0807 – 2916 5493
Confira horários de funcionamento e valores das entradas no site oficial


Leia também: