Mineiros na Estrada

Belo Horizonte: O Museu das Minas e do Metal


O Museu das Minas e do Metal, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, foi inaugurado em 2010, no antigo prédio da Secretaria de Estado da Educação, o prédio rosa, que, por sua vez, foi inaugurado em 1897 e é tombado pelo IEPHA. O museu conta com um acervo que retrata duas grandes atividades em Minas, a mineração e a metalurgia.


Leia também:

Praça da Liberdade e seu Circuito Cultural: cultura e entretenimento grátis em Belo Horizonte

Visita ao Palácio da Liberdade – antiga sede do governo mineiro

Conheça o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais Vale, museu bem mineirinho na Praça da Liberdade

Como é o Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade

Conheça a Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade

Museu Mineiro: pinacoteca, arte sacra e muito mais (e de graça)

A cultura mineira no Centro de Arte Popular – Cemig


Logo ao entrar, você passa pela recepção, à esquerda e, caso esteja com bolsas ou mochilas, é encaminhado a uma sala com guarda-volumes. Você escolhe o escaninho e fica com a chave. Não é permitido entrar no museu usando salto alto, nem portando alimentos e bebidas. Fotografias são permitidas, desde que sem flash.

São três andares, 19 salas e 44 atrações. No térreo, há um café e uma lojinha, que ficam abertas durante todo o horário de funcionamento do museu. Há, ainda, vídeos mostrando a história do Museu, da Praça da Liberdade e de Belo Horizonte. É nesse andar que você vê também uma linda drusa de quartzo de mais de 500 kg.

O primeiro andar é dedicado à mineração. Vemos a história das minas, aprendemos sobre fusão de metais e formação de ligas, observamos minerais por meio de lunetas. São 13 atrações, várias interativas. Há também exposição de várias pedras e de um aerolito meteorito, que pode ser tocado.

Meteorito

Essa parte foi a que mais gostei. Há uma grande variedade de pedras preciosas em vitrines, cada uma mais linda que a outra. Em algumas delas, quando você abre a porta, ouve explicações sobre o mineral. Tinha até uma pedra peluda, que parece mesmo um algodão, a okenita.

Okenita, a pedra peluda

Na sala Miragens, um jogo com espelhos cria uma ilusão de óptica, fazendo-nos pensar que as pedras estão ao alcance das mãos, quando, na verdade, estão dentro de um tubo.

Outra atração interessante é a Mina Morro Velho, onde descemos por um elevador virtual até a mina Morro Velho, a mais profunda do mundo, localizada em Nova Lima. Nossa visita é guiada pelo Imperador D. Pedro II e pela Imperatriz Tereza Cristina. E a sensação é que estamos descendo de verdade, com solavanco do elevador e tudo, até chegarmos a uma profundidade de 2450 metros.

Já o segundo andar é da metalurgia. Também com atrações interativas, como, por exemplo, uma balança que mostra a quantidade de minerais que temos no nosso corpo e uma maquete que mostra o caminho do minério.

É aqui que temos a escultura Língua Afiada, que tem 18 metros de comprimento e é o símbolo do museu.

No dia que fomos, além de tudo isso, havia uma exposição na entrada no museu, com esculturas feitas de latas e óleo e de refrigerante. Belíssimas!

Veja aqui os outros espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade, s/ nº, Belo Horizonte/MG, Brasil
Telefone: 31 3516-7200
Site: http://www.mmgerdau.org.br
Funcionamento:
Terça a domingo, das 12h às 18h e na quinta-feira, das 12h às 22h
Entrada franca

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: