Mineiros na Estrada

Lagoa Dourada, a cidade do rocambole


(Atualizado em julho de 2019)

Aqui em Belo Horizonte, muitos conhecem os rocamboles de Lagoa Dourada, mesmo a 150 quilômetros de distância. Quando dissemos que iríamos para Tiradentes, já surgiram as encomendas: “Me traz meio de chocolate?”, “Se importa se eu pedir um rocambole de doce de leite?”

Mas nós nunca havíamos provado o tal doce e não sabíamos se ele realmente fazia jus à fama. Já fomos planejando que, no dia de retornarmos para BH, faríamos uma parada nas lojas de Lagoa Dourada.

Aí um dia lá na pousada em que estávamos hospedados, tinha rocambole no café da manhã. E que delícia de rocambole! Batemos um papo com a dona da pousada e ela nos disse que era, sim, de Lagoa Dourada e nos explicou como chegar lá.

No dia da volta, como planejado, pegamos a Estrada Real, passamos no Museu do Automóvel, em Bichinho e Prados, e chegamos a Lagoa Dourada. Quilômetros antes já víamos placas anunciando o “Famoso” e o “Legítimo” rocamboles. A Estrada Real, que ali é a BR 383, corta a área urbana de Lagoa Dourada. Você avistará a Igreja do Rosário, azulzinha, logo antes do quarteirão das lojas do doce.


Leia também:


Igreja do Rosário

(Se você não puder passar lá, tem uma filial d’ O Legítimo Rocambole em São João del Rei, no trevo do Elói, BR 265)

E aí chegamos. Paramos o carro e já vimos do outro lado da avenida (a BR) três lojas: o Famoso Rocambole, o Legítimo Rocambole e Rocambole e Cia.

Lojas O Legítimo Rocambole e O Famoso Rocambole

Como eu não sabia qual era realmente o original, decidimos ir às duas primeiras. Começamos pelo Famoso Rocambole. Pedi uma fatia do de brigadeiro. Delícia! Aprovado! O Guto comeu um outro doce e pegamos meio de chocolate para levarmos para casa.

Doces do Famoso Rocambole
O Famoso Rocambole – foto de julho de 2019

Já estava satisfeita, mas queria provar o outro também. Aí, n’ O Legítimo Rocambole, pedi uma fatia de doce de leite com nozes para viagem e meio rocambole de doce de leite, o tradicional.

Doces do O Legítimo Rocambole
O Legítimo Rocambole

Para mim, que sou alucinada com rocambole (e doces em geral), aquela cidade é o paraíso. Os rocamboles são fresquinhos, enrolados na hora e deliciosos! Você pode pedir cada metade de um sabor diferente e as embalagens são lindas.

No fim das contas, trouxemos um rocambole inteiro, metade de doce de leite e metade de chocolate, só para nós dois.

Eu achei ambos maravilhosos, mas, se fosse para escolher um, ficaria com o Legítimo Rocambole, porque achei a massa mais levinha, chegava a derreter na boca.

Fatia de rocambole de doce de leite do O Legítimo Rocambole

Atualização setembro de 2015: Voltamos no Legítimo Rocambole em setembro de 2016 e achamos que continua tudo delicioso, com massa derretendo na boca.

Atualização – Janeiro de 2017: Voltamos à cidade e resolvemos provar o rocambole e um outro produtor, a Padaria do Jaci, que fica próxima à Igreja Matriz da cidade. Também é bem gostoso e tem até mais doce de leite que os demais, mas não achei que a massa derretia tanto na boca, como me lembrava que foi n’O Legítimo Rocambole.

Rocambole da Padaria do Jaci
Padaria do Jaci
Igreja Matriz de Lagoa Dourada

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Um pouco da história do rocambole

As duas lojas, “Famoso” e “Legítimo” contam a mesma história, que está em painéis, o que me levou a pensar que ambas são dos descendentes de Miguel do Líbano. Se alguém souber, conte aqui nos comentários.

Contam que o libanês Miguel Youssef do Líbano casou-se com a lagoense Dolores e começaram a vender guloseimas em um bar da cidade, inclusive o rocambole. Mais tarde, com o falecimento de Miguel, o filho Paulo teve a ideia de colocar o doce em caixinhas para que os viajantes pudessem levar para casa, alavancando as vendas. Anos depois, Ricardo, filho de Paulo, assumiu os negócios e começou a colocar plaquinhas nas estradas, anunciando o doce e aguçando a curiosidade e o paladar dos viajantes.

Hoje, a avenida onde estão as lojas se chama Miguel Youssef do Líbano, em homenagem ao precursor da receita que deixou a cidade famosa nacionalmente.

Além dessas duas lojas, há outras menores.

Se você conhecer e indicar outro rocambole da cidade, escreva aqui nos comentários!

Atualização (setembro de 2015): Fomos novamente lá em Lagoa Dourada na volta da Festa do Café com Biscoito de São Tiago. Os rocamboles continuam divinos!

Atualização Julho de 2019: Voltamos à cidade em julho de 2019, quando percorremos o Caminho Velho da Estrada Real, e compramos rocamboles do O Legítimo Rocambole e no O Famoso Rocambole. O Legítimo continua sendo o meu favorito. Abaixo, os valores de julho de 2019.

O Legítimo Rocambole – valores de julho de 2019
O Famoso Rocambole – valores de julho de 2019

O Famoso Rocambole

Rua Miguel Youssef do Líbano, 26 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3362-1428

O Legítimo Rocambole

Rua Miguel Youssef do Líbano, 38 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3363-1538

O Legítimo Rocambole – filial São João del Rei

BR 265, nª 245
São João del Rei
Tel.: (32) 3372-1925

Padaria do Jaci

R. Tiradentes, 91 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3363-1317

 Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: