Mineiros na Estrada

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um passeio para um dia inteiro. Em uma área de 54 hectares estão distribuídas mais de 6 mil espécies da flora brasileira, algumas delas em extinção (conheça algumas delas aqui). Fundado em 1808, passou por várias fases até chegar ao que é hoje: um local de pesquisa, preservação, educação ambiental e lazer.

O valor da entrada não é exatamente uma pechincha, ainda mais considerando que não há meia entrada para estudantes. Mas, mesmo assim, vale a pena a visita.

Logo ao entrar, recebemos um mapa, muito útil devido ao tamanho do Jardim. Ali podemos localizar as aleias, que são as ruas do parque ladeadas por árvores, e chegar às diversas coleções.

A aleia principal é a Barbosa Rodrigues, ladeada por palmeiras imperiais que inclusive são vistas lá do Corcovado. Em outra aleia, a Custódio Serrão, vemos uma enorme sumaúma.

Outros pontos importantes são o Chafariz Central, o Caminho da Mata Atlântica, o Orquidário, o Bromeliário, o Jardim Japonês, o Jardim Sensorial e uma área com representantes da Floresta Amazônica.

Orquidário

Algumas orquídeas

Bromeliário

Jardim Japonês

Dentro do Jardim também está localizada o Museu Casa dos Pilões, uma fábrica de pólvora do Brasil Império. E na porta dia do Jardim, está o Museu do Meio Ambiente.

Casa dos Pilões

Casa dos Pilões

Gostamos muito do passeio, muito agradável e tranquilo de ser feito, pois há muita sombra e banquinhos para descansar. Só sentimos falta de lanchonetes. A única disponível fica perto do Lago das Tartarugas, lá na bilheteria, ou seja, fora do Jardim.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Telefone: 55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.
Site oficial: www.jbrj.gov.br
Horário de funcionamento: Segunda-feira: de 12h às 17h
Terça a domingo: de 8h às 17h
Entrada: R$9,00 (pagamento somente em dinheiro. Não são aceitas carteirinhas de estudante)

Cristo Redentor visto do Jardim Botânico