Página inicial / Rio (Capital) / Cristo Redentor (Corcovado): dicas e informações para aproveitar melhor o seu passeio

É inevitável. Quando se fala em Rio de Janeiro, a imagem do Cristo Redentor vem à mente. O Corcovado é o ponto turístico mais visitado do Rio e, dizem os cariocas, do Brasil!

O Cristo Redentor foi eleito, em 2007, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ao lado do Coliseu, Machu Picchu, Grande Muralha da China, Taj Mahal, Pirâmide de Kukulcan (México) e  Petra (Jordânia).

Feita em concreto armado e pedra sabão, a estátua tem 30 metros de altura, mais oito de pedestal, e 28 metros da ponta de uma mão à outra. É a segunda maior estátua de Cristo do mundo, atrás apenas da estátua de Cristo Rei, na Polônia,  inaugurada em 2010, com 33 metros, mais três de coroa. Tudo isso bem no topo do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar, fazendo com que ela possa ser vista de vários pontos da cidade.

Não gosto de dizer que é um passeio obrigatório, pois penso que cada um visita as atrações que bem entender, mas acho difícil alguém não gostar de ir até lá. Independentemente da religião, já que o monumento é, óbvio, católico, suba ao Corcovado e contemple a belíssima vista da Cidade Maravilhosa.

Um pouco da História

Mais antiga que o Cristo Redentor é a Estrada Ferro que sobe o Corcovado. Inicialmente com trens a vapor, a ferrovia foi inaugurada por D. Pedro II, em 1884. Os trens elétricos começaram a ser usados em 1910. Lá em cima existia uma espécie de coreto que dava abrigo a um mirante, chamado Chapéu de Sol. As pessoas subiam de trem e ficavam admirando a vista. Foi essa ferrovia que levou, anos depois, os materiais para a construção da estátua para o alto do morro.

Em 1920, houve um evento para a escolha da estátua do Cristo e esta, de braços abertos, foi a escolhida. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Paul Landowsky a esculpiu. A construção da estátua durou nove anos: de 1922 a 1931, ano de sua inauguração (jogue no google “construção do Cristo” e você verá fotos incríveis).

Como chegar

A pé

Dizem que as únicas maneiras de se chegar ao pé do Cristo é de trem ou de van. Não é totalmente verdade. Para os com excelente preparo físico há uma trilha a pé, saindo do Parque Lage. É uma trilha considerada difícil. Para entrar na área do Cristo, há uma bilheteria onde se compra um ingresso mais barato, já que não usou nenhum transporte. Leia mais sobre essa trilha aqui. Os valores em maio de 2015 são: R$22,00 em alta temporada e R$11,00 em baixa. Confira aqui.

De van

Caso opte por subir o Corcovado de van, você tem duas opções, ambas operadas pela empresa Paineiras-Corcovado.

1. pegar a van em Copacabana (Praça do Lido – Posto 2) ou no Largo do Machado (R$51,00 na baixa e R$62,00 na alta temporada). Nesse caso, não há paradas entre o ponto de embarque e o de desembarque, que é no pé do Cristo. Esse valor inclui o transporte e a entrada do Cristo. Neste link, você encontra as linhas de ônibus que te levam a esses dois pontos de embarque. No Largo do Machado há estação de metrô. A estação mais próxima da Praça do Lido é a Cardeal Arcoverde, que fica a cinco quarteirões.

2. pegar a van no pé do Corcovado, perto do antigo Hotel Paineiras, ponto B no primeiro mapa. (R$24,00 na baixa e R$35,00 na alta temporada). Nesse caso você deve se locomover por meios próprios até Paineiras. Nesse caso a melhor opção é o táxi.

São considerados alta temporada os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho e todos os sábados, domingos e feriados de todos os meses.

Lembrando que apenas as vans dessa operadora estão autorizadas a subir. Os veículos rodam diariamente, de 8h às 18h.

De trem

Como dizem que mineiro adora um trem, essa foi a nossa opção, por ser mais original e lúdica. O valor é o mesmo que o da van: R$51,00 e R$62,00 na baixa e alta temporadas, respectivamente. Você pode comprar pela internet, como fizemos e contamos aqui, ou comprar em quiosques e agências dos correios pela cidade. Nesses casos, é cobrada uma tarifa de 10% do valor do ingresso. Os endereços dos outros locais de compra podem ser conferidos aqui.

Você pode também comprar na bilheteria da estação ferroviária, mas correndo o risco de esperar horas para ter vaga. Nós recomendamos que você compre pela internet, mesmo pagando mais 10%, pela comodidade e garantia. Você consegue até trocar seu horário. Para saber como ir de transporte público até a estação, leia aqui.

estacao corcovado

A estação fica na Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho. É a letra C do primeiro mapa. A bilheteria abre às 8h e fecha às 19h. O primeiro trem sai às 9h.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Qual horário ir

Dizem que o período mais bonito é no comecinho da tarde, logo após o almoço, porque o sol ilumina o Pão de Açúcar. Por volta das quatro horas, já não há muita luz na cidade. Porém, quanto mais tarde, mais cheio. Para não pegar muita fila, o melhor é ir bem cedo, pegando a primeira van ou chegando à bilheteria do trem por volta das 8h, seu horário de abertura.

Como foi nosso passeio

Pela primeira vez nós contratamos um guia particular, pois só tínhamos um dia inteiro na cidade. Inclusive contaremos essa experiência em outro post. Já havíamos comprado nossos ingressos pela internet para o primeiro trem, às 9h. Chegamos à estação às 8h30 e o Júlio, nosso guia, foi trocar os vouchers pra gente. Nesse horário, a bilheteria ainda estava vazia, com filas curtas. Anteciparam nossa subida para às 8h40!

bilheteria trem corcovado

Lá na bilheteria há uma TV com imagem da estátua em tempo real, para que o visitante veja como estão as condições do tempo e visibilidade lá em cima. No nosso caso, mesmo se tivesse bem nublado teríamos que subir, pois era nosso único dia.

Ingressos na mão, seguimos por uma espécie de corredor com fotografias lindíssimas da cidade do Rio e chegamos ao local do embarque. Quando o trem chega à plataforma, uma funcionária diz quem pode embarcar. No nosso caso, eram apenas as pessoas em cujos ingressos estava o horário de 8h40.

20150526_183250

São duas fileiras de poltronas: No lado esquerdo de quem sobe, são três, que sobem de frente. No lado direito, são duas, subindo de ré. O Júlio nos orientou a sentarmos nas do lado direito, mesmo indo de costas, pois é desse lado que temos vista para a cidade.

São 3824 metros de linha férrea, da estação Cosme Velho até a estação Corcovado, percorridos em mais ou menos 20 minutos (15km/h na subida e 12km/h na descida). Como é só uma linha, em alguns pontos um trem tem que parar para dar passagem a outro, então não se assuste pensando que houve alguma pane.

E começou a subida, a 15km/h. A primeira coisa que notamos e que achamos muito interessante, foi que há casas bem do lado da ferrovia. Uma pequena calçada, de talvez menos de um metro de largura separa as portas das casas da linha férrea. Por esse motivo, há trânsito de pessoas. Inclusive, quando subíamos, o maquinista teve que frear e parar o trem, pois havia uma pessoa atravessando a linha! Ainda estávamos bem no começo do passeio e o maquinista achou mais prudente retornar para a estação e recomeçar lá de baixo (a subida é muito íngreme!).

Veja a vista do Google. A R. Efigênio de Sales é a ferrovia. Note a proximidade com a as

Lá fomos nós novamente e, após passarmos novamente pelas casas, ficamos um período vendo só a Floresta da Tijuca! Muito agradável e bonito. Quando surge a primeira vista de paisagem, lá em cima, todo mundo se encanta. Tem até um túnel por dentro da pedra.

Primeira vista, ainda no trem

Quando chegamos à estação do Cristo, temos a opção de subirmos de elevador ou de escadas até o topo. Como nós somos atletas, fomos de escadas, já apreciando a paisagem.

Lá em cima já estava super cheio, pois alguns trens já haviam subido e também muitas vans, que conseguimos ver no estacionamento.  Há banheiros, restaurante e lojinha de lembranças. Sob os pés do Cristo, dentro do pedestal, foi construída uma capela.

cristo redentor

As vistas lá de cima são maravilhosas, mais legais até que a própria estátua em si. Não desfazendo do monumento, mas o que achei interessante é o tamanho do Cristo e como deve ter sido difícil sua construção na época (claro que isso é muito diferente com quem é religioso). Foi uma grande sacada colocá-lo em um lugar como o Corcovado. Ficamos lá em cima cerca de uma hora. Até gostaríamos de ter ficado mais, mas estava muito calor e muito cheio. A área lá em cima não é muito grande e quase todo mundo quer tirar foto com os braços abertos na frente do Cristo (cuidado para não tomar um tapa) e várias pessoas se deitam no chão para conseguir enquadrar o Cristo todo. Mas tudo isso faz parte de pontos turísticos famosos, né? Algumas das vistas são estas.