Mineiros na Estrada

Montevidéu: a Feira Tristán Narvaja, onde de tudo se encontra



A Feira Tristán Narvaja é uma atração tida como parada obrigatória em Montevidéu. Eu achei o passeio muito legal, pois dá para entender um pouco sobre o cotidiano dos montevideanos.

A feira acontece há cerca de 100 anos, todos os domingos, na rua Tristán Narvaja, da Avenida 18 de Julio até a rua La Paz, bairro Cordón. O interessante é que as ruas transversais não são bloqueadas, então fique atento a cada cruzamento. Na rua La Paz, tem barracas também.

Como é a Feira Tristán Narvaja

Esqueça toda a sua visão de feira organizada. Aqui em BH, por exemplo, nós temos a feira da Av. Afonso Pena, onde é tudo dividido por setor: coisas de bebê, artesanato em madeira, bijuterias, bolsas e calçados, etc. Na feira uruguaia é tudo misturado. E o mais doido de tudo: você encontra TU-DO o que imaginar.

Livros, meias, frutas, azulejos, cuias, calçados, ímãs de geladeira, papel higiênico, gatos, gramofone, legumes, óculos, temperos, cintos, galinha d’angola, discos de vinil, chaveiros, queijos, cachecóis, roupas de adulto, doces, máquinas fotográficas antigas, verduras, biscoitos caseiros, roupas de crianças, cobertores, banquinhos de madeira, comida enlatada, hamsters, mate, passarinhos, torradeira com defeito, chaleira, objetos antigos, placas de carro, quadros, enfeites para casa, perfumes, abajures…. desse jeito mesmo, sem qualquer ordem.

A maioria dos frequentadores são locais, mas também há turistas. No meio da feira, veio um trio de músicos tocando e cantando.

O passeio é, no mínimo, curioso. Como nós não fomos para comprar, só mesmo para conhecer, com menos de uma hora fomos e voltamos. Vale dar uma passada rápida e de lá ir para outro ponto, já que na 18 de Julio passam ônibus para toda cidade.

Leia também: Como andar de ônibus em Montevidéu

Aproveite para ver o prédio da Universidad de la República, na 18 de Julio com Tristán Narvaja e a Plaza de los Treinta y Tres Orientales, três quarteirões à direita, saindo da Feira, na 18 de Julio.

Universidad de la República
Plaza de los Treinta y Tres Orientales
Plaza de los Treinta y Tres Orientales

Leia também:


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: