Mineiros na Estrada

Roteiro para 2 dias em Capitólio – como aproveitar um final de semana



Já comentamos aqui no blog que se você quiser conhecer todas as cachoeiras no entorno de Capitólio pode passar uma semana na cidade sem repetir nenhuma delas.

Porém, como boa parte das pessoas dispõe de apenas um final de semana para conhecer a cidade, vamos tentar ajudar você a montar um roteiro mais enxuto de apenas dois dias. As duas principais atrações são os passeios náuticos (normalmente de lancha) pelos cânions do Lago de Furnas e a visita ao Mirante dos Cânions, de onde temos aquela foto clássica.

Quer alugar pelo Airbnb? Clique aqui para usar nosso cupom que dá R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.

Chegando na sexta-feira e indo embora no domingo à tarde

Suponhamos que você trabalhe pela manhã na sexta-feira e consiga sair da sua cidade depois do almoço. Você só vai chegar a Capitólio no final da tarde, então não vai conseguir visitar nenhuma atração nesse dia. Você pode ir para a região da Igreja de São Sebastião, onde há vários restaurantes, como o Central, Tropeiro, Pizzaria Capitólio. Para ver mais sobre esses e outros locais para se alimentar, leia:

Leia também: Onde comer em Capitólio

A grande vantagem de se chegar na sexta à noite é que você pode iniciar suas atividades no sábado de manhã bem cedo e terá o dia todo para aproveitar.

Sugiro que você comece com o passeio de lancha (ou catamarã ou chalana), no primeiro horário, que geralmente é às 9h. Você estará de volta por volta do meio-dia e pode almoçar ou na galeria comercial que fica na Ponte do Rio Turvo, local de onde partem as embarcações, ou no Restaurante do Turvo, que é superfamoso na região.

Leia também: Capitólio: Como é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas

Uma das paradas do passeio de lancha

Após o almoço, vá ao Mirante dos Cânions. Se você nos acompanha aqui no blog, já sabe que agora a visita ao mirante é paga e custa atualmente 20 reais. Mesmo assim, as pessoas acabam indo (nós, inclusive) porque é o único ponto de onde temos a vista aérea dos cânions e realmente é muito bonito. A entrada ao mirante dá direito a visita também uma cachoeira ao lado, a Cachoeira dos Cânions (além de um segundo mirante). Para honrar o seu rico dinheirinho, sugiro que passe o resto da tarde ali, já que todas as outras cachoeiras por perto também são pagas e fecham por volta das 17h-17h30. Vai ser a conta de chegar, pagar, olhar e ter que ir embora. Mas, se você fizer questão, procure uma cachoeira de mais fácil acesso, para não perder tanto tempo com deslocamentos – sugiro a Diquadinha, que fica em frente ao mirante, do outro lado da rodovia, ou a da Filó, que fica praticamente às margens da rodovia. Ambas são mais baratas do que os complexos de cachoeiras, mas não têm estrutura (R$ 10,00 em maio de 2019).

Leia também: O que fazer em Capitólio – lista com as principais atrações

Vista do Mirante dos Cânions

No domingo, dependendo da hora que você tiver que ir embora, dá para fazer um passeio de 4×4 para conhecer alguns lugares de mais difícil acesso, como a Pedreira Lagoa Azul. Normalmente, os passeios que eles chamam de meio período duram três horas, então você já estará liberado na hora do almoço.

Caso prefira, pode escolher um complexo de cachoeiras e aproveitar suas horas em um mesmo lugar. Sugestões: Paraíso Perdido ou Cânion Cascata Eco Parque. A lista completa pode ser vista aqui.

Pedreira Lagoa Azul, acessada de 4×4

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Resumindo:

Sexta à noite: giro no centrinho de Capitólio

Sábado:

Domingo: Passeio de 4×4 ou um complexo de cachoeiras

Cachoeira Lagoa Azul, durante nosso passeio de lancha

Chegando no sábado e retornando no domingo

Se você chega a Capitólio no sábado, você  terá que focar nas duas principais atrações. Faça o passeio de lancha no sábado à tarde e no domingo vá bem cedinho ao Mirante dos Cânions e à Cachoeira dos Cânions (mesmo ingresso). Dependendo do tempo que você gastar lá e do horário do seu retorno, dá para visitar uma cachoeira mais próxima, como a Diquadinha ou a Filó. Se seus planos forem voltar no final da tarde, dá para escolher um complexo de cachoeiras para visitar após o almoço.

Muito importante:

Agende seu passeio náutico com antecedência. Leia com atenção o post:
5 dicas e informações para sua viagem para Capitólio

Para ver a lista completar de atrativos e escolher as cachoeiras a se visita, leia:
O que fazer em Capitólio – lista com as principais atrações

Para dica de hospegadem, confira:
Onde ficar em Capitólio: Dica de apartamento barato e bem localizado

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: