Mineiros na Estrada

Conheça o belo Museu de Sant’Ana, em Tiradentes



No dia 19 de setembro de 2014 foi inaugurado mais um museu na cidade de Tiradentes: o museu de Sant’Ana, totalmente dedicado à Ana, mãe de Maria, avó de Jesus, padroeira dos lares, das famílias e dos mineradores.

A festa de inauguração reuniu moradores da cidade, que sairam em cortejo pelas ruas, e contou com a presença do prefeito de Tiradentes, de Marta Suplicy, Ministra da Cultura, do Padre Fábio de Melo, dos presidentes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e de representantes do BNDES.

O acervo reúne cerca de 300 peças, todas imagens de Sant’Ana, adquiridas durante mais de 40 anos por Ângela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a mesma responsável pelos museus do Oratório, em Ouro Preto, e de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

Leia também:

Durante a inauguração, a colecionadora assinou um termo de doação, passando todo o seu acervo para o IPHAN, com usufruto do Instituto por 30 anos.

No domingo, eu fui ao museu para conferir a coleção e fiquei encantada! A antiga cadeia foi toda restaurada para receber o novo museu e tudo ficou incrível! Decoração de muito bom gosto, funcionários muito educados e preparados e todo cuidado em se preservar a originalidade do prédio, deixando as grossas paredes de pedra e a masmorra à mostra. Dá para notar que foi tudo cuidadosamente planejado.

Fachada do Museu de Sant’Ana

O acervo é riquíssimo: há peças de vários tamanhos, do século XVII ao XIX, de diversas regiões do país e de diferentes materiais, como madeira, terracota e pedra sabão. Dá até pra nós, leigos e não-devotos, fazermos uma comparação entre as peças de várias épocas.

Além disso, a visita ao prédio por si só também é interessante, já que é uma construção de 1730, restaurada em 1835! Fica em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Não deixe de visitar!

Museu de Sant’Ana

Site oficial: www.museudesantana.org.br
Rua Direita, 93 (a entrada é pela rua lateral, a da Cadeia)
Tel.: (32) 3355-2798
Confira valores e horário de funcionamento no site do museu
Há elevador para pessoas com mobilidade reduzida.


Leia também:


Gostou? Salve no Pintereste consulte sempre que quiser: