Página inicial / Brasil / Templo Budista de Três Coroas, um pedacinho do Tibete no Brasil

Templo Budista de Três Coroas, um pedacinho do Tibete no Brasil

templo budista de tres coroas

Sossego, ar puro, uma linda vista e muitas cores. Assim é o Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas, na serra gaúcha. O templo fica a cerca de 30 quilômetros de Gramado e é perfeito para um bate-volta para quem está hospedado na região.

Ou para quem, como nós, vai conhecer Cambará do Sul antes de ir para a Serra Gaúcha. Aí é só encaixar Três Coroas entre as duas regiões.

Veja também: Doze dias pelo sul do Brasil

templo budista de tres coroas

Khadro Ling

Khadro Ling seria algo como “Morada das dançarinas do céu”, em tibetano (Kha = céu, Dro = mover-se, dançar; Ling = lugar sagrado”)

As construções têm características da arquitetura oriental – é como se um pedacinho do Tibete estivesse bem ali, no Rio Grande do Sul. Algumas esculturas foram trazidas de lá e pinturas foram feitas por artistas do Nepal e do Tibete.

templo budista khadro ling tres coroas (8)

templo budista khadro ling tres coroas (17) templo budista khadro ling tres coroas (14)

Mas por que esse templo logo ali? Nos anos 50, em uma época de intolerância religiosa, tibetanos proibidos de praticarem sua religião vieram para o Brasil. Um deles, Chagdud Tulku Rinpoche, procurou um lugar montanhoso para viver. Muito tempo depois, em 1995, começou a erguer um templo. O local não poderia ter sido melhor. Longe da muvuca da cidade, o sossego e a vista da natureza estimulam a contemplação e a reflexão. No dia em que fomos o tempo estava fechado, mas isso praticamente passou batido, pois o lugar é mesmo lindo.

templo budista khadro ling tres coroas (12)

A visita

Logo ao chegar, paramos o carro próximo ao portal e alguém pelo interfone solicitou a placa e nos orientou a nos dirigirmos ao prédio ao lado do estacionamento para vermos um vídeo, que pode ser assistido abaixo.

templo budista khadro ling tres coroas (7)

São dois templos. Não pudemos nos aproximar de um deles porque no dia estavam fazendo uma reforma nos arredores. De qualquer forma, nesse não é permitido entrar.

O segundo templo é o vermelho. Para entrar, é necessário tirar os sapatos. NÃO é permitido fotografar ou filmar. O templo é extremamente decorado, muito colorido, com muitas velas e tigelinhas de água. Diariamente, elas são esvaziadas e cheias novamente.

templo budista

Em uma outra sala, na área externa ao templo, há gigantes rodas de oração, que são movidas por um motor. Dentro delas, há papeis com preces, e, quando as rodas são giradas, as orações se espalham e atingem todos os seres.

templo budista khadro ling tres coroas (18)

templo budista khadro ling tres coroas (9)

No pátio, temos oito estupas, são estruturas que representam a mente de Buda e guardam restos mortais de líderes budistas.

templo budista khadro ling tres coroas (4)

templo budista khadro ling tres coroas (3)

Próximas às estupas, estão grandes imagens de Buda Akshobia, que pregava que todos os seres poderiam se purificar, mesmo os “assassinos e suicidas” e do Guru Padmasambava, ou Guru Rinponche, um dos responsáveis por levar o budismo para o Tibete.

templo budista khadro ling tres coroas (16) templo budista khadro ling tres coroas (2) templo budista khadro ling tres coroas (1)

templo budista khadro ling tres coroas (13) templo budista khadro ling tres coroas (15)

Aos domingos, há práticas de meditação, às 9 horas. Caso queira participar, é só chegar com 15 minutos de antecedência.

Cerca de 50 voluntários ajudam na organização e manutenção do templo, que é mantido com doações e vendas de livros. Visitantes podem doar qualquer quantia para ajudar o templo.

Se você quer ver fotos incríveis do templo, entre no Flickr deles.

templo de tres coroas

Como chegar

Clique sobre os mapas para ver mais detalhes.

De Porto Alegre

De Gramado

De Cambará do Sul

De ônibus

A Viação Citral tem viagens partindo de algumas localidades do Rio Grande do Sul. Pesquise no site oficial.

Onde comer

No templo não tem lanchonete ou restaurante. Na lojinha apenas água e suco são vendidos.

Quem quiser comer uma comida tibetana, pode ir ao Espaço Tibet, que fica a seis quilômetros do Templo e funciona de quarta a domingo. A Isadora, do Destemperados, foi em 2012 e pagou 100 reais para duas pessoas. Leia também as avaliações do Tripadvisor.

Nós comemos no Trigus, um restaurante self-service no centro e fomos positivamente surpreendidos. Era barato, com muita variedade, comida gostosa e ótimo atendimento. A sobremesa era incluída e havia 13 opções de doces! Hoje o valor está em 22 reais para buffet livre. Na época (julho de 2015) pagamos R$ 26,00 no quilo. Há também opção de rodízio de churrasco.

trigus tres coroas

Templo Budista Khadro Ling
Horário de funcionamento: Segundas e terças: fechado.
Quartas às sextas: das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h
Sábados e domingos: das 9h00 até 16h30
Endereço: Estr. Linha Águas Brancas, 1211 – Três Coroas, RS
Telefones: (51) 3546-8201 | (51) 9694-7299
Site oficial: kl.chagdud.org

templo budista khadro ling tres coroas (11)

templo budista khadro ling tres coroas (10)



Booking.com

Salvar

Salvar

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

22 comentários em “Templo Budista de Três Coroas, um pedacinho do Tibete no Brasil

  1. Não está tão barato assim o trigus,agora está quase num valor de 32 sem bebida, e em quanto o desafio jovem está atualmente em 18 reais o kg e 16 o livre,mas vejo que vocês nem foram no parque das Laranjeiras

  2. Adoro esse tipo de passeio e ainda por ser possível como bate e volta entra tranquilo no roteiro, amei as fotos, me deixou com mais vontade de conhecer.

  3. Pingback: Como organizar a sua viagem para Cambará do Sul, a terra dos cânions » Mineiros na estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA