Mineiros na Estrada

Sorveteria Cairu: sorvete artesanal em Belém


Se tem um lugar em Belém que você PRE-CI-SA ir é a Sorveteria Cairu. Sério, gente! Que delícia de sorvete! Um dos melhores que já provei na vida, se não o melhor. Pra você ter uma ideia do quão maravilhoso é, de 1918 RESTAURANTES em Belém cadastrados no Tripadvisor, a Cairu é o número 1, com 96% de avaliações excelente ou muito bom. Era sagrado: todo santo dia a gente tinha que bater ponto lá na sorveteria.

A história da Cairu começou em um boteco, quando o senhor Armando Laiun e a dona Ruth começaram a fazer picolés para dar uma variada no cardápio. Cinquenta anos já se passaram e hoje os filhos tocam o negócio, que conta com 13 lojas em Belém e duas no Rio de Janeiro, essas últimas inauguradas neste ano.

Na Estação das Docas há uma, o que é perfeito: você pode saborear enquanto aprecia o pôr do sol da Baía do Guajará.

Sorveteria Cairu da Estação das Docas

São mais de 50 sabores de sorvete. Tem os “normais”, que conhecemos aqui no sudeste, como Romeu e Julieta, cookie, chocolate belga e kinder ovo. E muitos outros de frutas típicas, como uxi, taperebá, muruci, bacuri e araçá.

Cada um melhor que o outro. Se você estiver em dúvida, pode pedir para provar uma lasquinha. Os “normais” eu nem provei, porque não vou pro Pará pra comer o que tenho aqui, né?

Mas o melhor de todos, o mais supimpa, o detonador de dietas, é o de castanha-do-pará. Se você gosta de castanha, pode apostar nele.

Taperebá para o Guto e castanha-do-pará para mim. Só vendo a foto depois é que percebi que o dele é bem maior que o meu.  :/

A bola custava R$6,00, em setembro de 2015.

No site oficial você encontra os endereços.