Página inicial / Brasil / Porto Alegre: domingo do Parque Redenção

Porto Alegre: domingo do Parque Redenção

Parque redenção

Depois de um maravilhoso sábado de sol, com direito a passeio de barco, Porto Alegre amanheceu sob chuva. Tão logo ela estiou, pegamos um táxi para o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção. O dia estava bem feio, mas tínhamos a esperança de encontrarmos algumas barraquinhas no Brique, a feirinha de lá.

O Parque Farroupilha é o mais tradicional de Porto Alegre. Tem uma área de 370 mil km² e várias atrações, como parque de diversão, pedalinho, espelho d’água e o Mercado Bom Fim. É ali, na rua Bonifácio, que aos domingos acontece a feira hippie, o que chamam de Brique da Redenção.

Parque redenção

Dizem que Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a libertar seus escravos, em 1884. Nesse ano, o parque foi batizado como Parque da Redenção, em homenagem à alforria. Em 1935, o parque foi rebatizado de Farroupilha, em comemoração aos 100 anos da Guerra de Farrapos. Mas parece que o primeiro nome é mais usado pelos gaúchos.

Tentamos dar uma volta no parque, mas a chuva que caiu de madrugada atrapalhou bastante. Os caminhos que levavam ao lago e aos recantos Solar, Oriental e Europeu estavam totalmente alagados. A fonte e o espelho d’água pareciam estar passando por uma reforma, pois tapumes estavam ao seu redor.

O jeito foi ficar pela área do Monumento ao Expedicionário e perambular pelas poucas barraquinhas que ali estavam.

Parque redenção Parque redenção

O Brique da Redenção

Tive que pesquisar o significado de brique. A Wikipedia me acudiu: “Bricabraque (do francês bric-à-brac), às vezes chamado brique-a-braque ou apenas brique, se refere a coleções de diversos e velhos objetos de artesanato ou arte, tais como antiguidades, bijuterias, móveis, vestuários, entre outros, bem como ao estabelecimento em que esses são comercializados.”

feira redencao

O Brique da Redenção começou em 1978, com apenas 24 expositores. Hoje, são quase 300. Ali se encontra artesanato, roupas, utensílios para casa, antiguidades e alimentos. No nosso dia, creio que a chuva espantou os artesãos. Havia poucas barracas, mas algumas com coisas interessantes. Vários expunham quinquilharias no chão o que, somado ao fato de os frequentadores andarem com a garrafa térmica e cuia debaixo do braço, me lembrou muito a Feira Tristán Narvaja, de Montevidéu.

Parque redenção

Parque redenção

Atrás das barraquinhas, você, por entre as árvores, verá o imponente Colégio Militar, um prédio de 1912.

colegio militar colegio militar

O brique funciona todos os domingo de 9h às 18h. Informações no site oficial.

Parque redenção

Mercado Bom Fim

Perto do parque de diversões está o Mercado Bom Fim, que funciona desde 1928. Ali há 24 bancas, com loja de artesanato, floricultura, cafeteria e lanchonetes. Há também um Centro de Informações Turísticas. As lojas funcionam todos os dias, das 9h às 19h, e os bares, das 10h às 24h.

Parque redenção

Quando a chuva apertou, já era hora do almoço e fomos procurar algum lugar por ali mesmo. Entramos na Georges Pastel, um lugar bem arrumadinho ali no mercado. Os pastéis estavam lindos, mas a gente quis ser saudável. Pedimos salada, naquele esquema em que você escolhe os ingredientes. Estávamos com pouca fome, então pedimos duas pequenas.  Quando vimos o tamanho dos pratos, ficamos assustados, pois eram enormes. Entretanto, deixou muito a desejar, pois as saladas não são bem preparadas: no fundo do prato colocam o mix e folhas e por cima vão despejando, sem muito critério e cuidado, os outros ingredientes, sem misturá-los adequadamente. Não estava ruim, mas foi difícil comer, porque o prato era pequeno para o tamanho da salada e a gente não conseguia misturar os ingredientes.

Parque redenção

Depois do almoço fomos para o Moinhos de Vento, mas isso é assunto para outro post.

Parque Farroupilha

Parque redenção

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA