Página inicial / Brasil / Visita ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

Visita ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

Assim como outras capitais brasileiras (como Belo Horizonte, Manaus, Rio Branco), o palácio que foi sede do governo catarinense é aberto à visitação pública. No miolinho do centro de Florianópolis, em frente à praça XV de Novembro e quase ao lado da Catedral Metropolitana, está o Palácio Rosado.

O sobrado colonial foi inaugurado em 1875, serviu de residência dos governadores até 1954 e até 1986 funcionou como sede administrativa do Estado.

Passou a se chamar Palácio Cruz e Sousa em 1979, em homenagem ao poeta catarinense. Em 1984, foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina e passou por uma revitalização. Dois anos mais tarde, foi reaberto e passou a ser a sede do Museu Histórico de Santa Catarina.

palacio cruz e sousa (1)

Na fachada, há dez estátuas de entidades mitológicas e de Santa Catarina, esculpidas por um artista italiano. A calçada é coberta com ladrilhos importados, colocados em 1910.

palacio cruz e sousa (2)

Logo ao entrar pela portaria principal, já ficamos impressionados com as escadarias em mármore carrara e com o teto todo trabalhado.

palacio cruz e sousa (8) Na sala à direita, está uma exposição sobre o poeta Cruz e Sousa, que dá nome ao Palácio. Abolicionista, filho de pais alforriados, viveu entre 1861 e 1898 e foi um importante nome do Simbolismo brasileiro. Seus restos mortais estão em uma urna nessa sala.

palacio cruz e sousa (5)

Ainda no primeiro piso, há uma exposição sobre as rendeiras de bilro, uma técnica de confecção de renda herdada da colonização açoriana.

palacio cruz e sousa (7)

De volta ao saguão de entrada, subimos a escadaria de mármore até o segundo piso. Antes mesmo de começar a passear pelos cômodos, já dá para se encantar. Vitrais coloridos, paredes trabalhadas, estátuas, balaústres, móveis de época, pinturas e desenhos em gesso no teto, incluindo nomes de municípios catarinenses. Tudo digno de um palácio.

palacio cruz e sousa (20) palacio cruz e sousa (34) palacio cruz e sousa (21) palacio cruz e sousa (22)

Uma funcionária vem nos receber e dar as orientações: é proibido tocar nos objetos e fotografar com flash. Além disso, temos que colocar uma pantufa sobre os nossos calçados, para preservar o piso, que é magnífico!

palacio cruz e sousa (25) pisos do palacio 2 pisos do palacio

Começamos pelo Gabinete do Governador:

palacio cruz e sousa (10)palacio cruz e sousa (11)

Passamos para a Sala da Casa Militar, na qual estava um belo relógio que badalou assim que pusemos os pés na sala. Morri de susto, mas era só porque era meio dia. 😀

palacio cruz e sousa (12)

Seguimos pela Sala da Clarabóia, que servia de circulação de serviços.

A próxima foi o Salão Vermelho, que funcionava como sala de jantar. Móveis requintados, lustre pendente sobre a mesa e uma cópia do quadro “Primeira Missa no Brasil”.

palacio cruz e sousa (15)palacio cruz e sousa (23) palacio cruz e sousa (14) palacio cruz e sousa (18) palacio cruz e sousa (16)

Fomos para a Sala de Visita, que é a sala de música. Além do piano e do violoncelo, partituras compõem a decoração.

palacio cruz e sousa (24)

Por fim, chegamos ao Salão Nobre, onde aconteciam solenidades diversas, inclusive velórios.

palacio cruz e sousa (32)
palacio cruz e sousa (33) palacio cruz e sousa (28)

No meio do teto, uma versão do brasão de Santa Catarina: uma águia com asas abertas, ladeada por um ramo de trigo e um de café, que são unidos sob os pés da ave. Na ponta de cada um dos ramos está um anjo. O primeiro segura uma chave, o segundo, uma âncora. No peito da águia está um laço com o nome do estado de Santa Catarina.

palacio cruz e sousa (26)palacio cruz e sousa (27)

Em cada uma das quatro arestas do teto com as paredes, estão datas importantes para o país: 7 de setembro de 1822, 13 de maio de 1888, 24 de fevereiro de 1891, data da segunda Constituição brasileira, marcando a transição da monarquia para a república. A quarta estava danificada e eu não consegui identificar.

palacio cruz e sousa (31)palacio cruz e sousa (29)palacio cruz e sousa (30)

Pantufas devolvidas, descemos novamente e fomos aos fundos mo palácio, onde ficam os jardins. Basta sair e entrar pela rua lateral. Não tem nada extraordinário – só uma área com umas plantinhas normais e a vista da fachada posterior do palácio.

palacio cruz e sousa (3)

A visita é rápida – em menos de uma hora dá para ver tudo com calma. Senti falta de visita guiada. Com certeza, perde-se muita informação. O interior do palácio necessita também de uma restauração. Você consegue até ver nas fotos, são vários trincos na pintura. De qualquer forma, vale a pena passar por lá.

palacio cruz e sousa (19)

Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro
Site oficial: www.fcc.sc.gov.br/mhsc
Horário de funcionamento: de terça a sexta: das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.
Ingressos: Inteira: R$ 5,00.Meia-entrada para alunos e professores da rede particular de ensino (mediante comprovação):  R$ 2.
Entrada gratuita, mediante comprovação, para alunos e professores da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal); maiores de 60 anos e guias turísticos; crianças com idade inferior a 6 anos; e pessoas com deficiência. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.



Booking.com

 

Salvar

Salvar

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA