Mineiros na Estrada

Passeio pelo Mercado do Porto e região, em Montevidéu


O Mercado do Porto é tido como um passeio obrigatório por todos que falam de Montevidéu. Todo mundo recomenda um almoço por lá. Para mim, porém, o mercado é bem mais que comida.

O que é o Mercado do Porto

O mercado é um galpão que tem entradas pela Rambla 25 de agosto de 1825 e pela Piedras e Pérez Castellanos, que é uma peatonal, uma rua onde só passam pedestres. Foi inaugurado em 1868 para servir de mercado para as famílias endinheiradas, vendendo frutas, verduras e carnes, que chegavam pelo porto. Com o passar do tempo, as quitandas foram dando lugar aos famosos restaurantes. Hoje o Mercado del Puerto é considerado Monumento Histórico Nacional.

Do lado de dentro, desde 1897 está um relógio centenário que ainda funciona e emite uma campainha a cada meia hora.

Nos arredores do mercado, há várias lojinhas charmosas (e outras nem tão charmosas), que vendem artesanato, lembrancinhas, velharias, além de ateliês onde artistas expõem e vendem seus trabalhos. Há uma das filiais do Mercado de los Artesanos.

Leia também: O que fazer na Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu

Na peatonal costumam ter umas barraquinhas, uma feirinha de artesanato, e é comum vermos artistas de rua por ali. Há uns banquinhos, de onde podemos ver as chaminés do mercado soltando a fumaça dos churrascos e admirar a arquitetura antiga e as fontes de água, feitas em ferro. Há um Centro de Informações Turísticas na esquina da Piedras com Pérez Castellanos.

Na Rambla, de frente para o mercado, há um belo prédio, onde funciona a Dirección Nacional de Aduanas, inaugurado em 1931.

Ao lado do Mercado, na Rambla, tem o Museu do Carnaval.

O que tem no Mercado do Porto

Bom, vamos então ao lado de dentro do mercado, que é o que todo mundo quer. Lá há 14 restaurantes e o prato predominante é a parrilla, sendo que a atração é ver a carne sendo preparada na sua frente, em grandes grelhas inclinadas. Há muitas opções de carne, desde as mais exóticas, como rins, glândulas salivares e intestinos, até as mais comuns que a gente conhece. O assédio ao turista é muito grande. Antes mesmo de entrar no mercado, já havia funcionários nos abordando e isso continuou enquanto caminhávamos por seu interior.

Acabou que nem almoçamos lá, pois já era tarde e tínhamos comido em outro lugar. Só comi uma empanada na Empanadas Carolina, mas não gostei, nem consegui comer, porque a massa estava crua. Mas acho que dei azar, porque elas são muitíssimo bem avaliadas.

Mercado do Porto

Rambla 25 de agosto de 1825
Site oficial: www.mercadodelpuerto.com


Leia também: