Mineiros na Estrada

Mercado Central de Santiago, onde sua sensibilidade olfativa é posta à prova

Foto: Luciano Butignon (Flickr)


Vou ser bem direta: não gostei do Mercado Central. Primeiro, porque você não consegue dar cinco passos sem ser abordado por um funcionário de um restaurante te assediando para que você almoce por lá. Faltam pouco te puxar pelo braço. Teve um que já chegou assim: “¡Buenos días, bonjour, buongiorno, bom dia, good morning o Guten Morgen!. ¿Cual sería?” (Tá, essa parte foi até engraçada, mas depois de umas trinta abordagens insistentes, você passa a não achar graça de mais nada).

E nós, que só queríamos conhecer o mercado e não comer, porque não gostamos de frutos do mar, tínhamos que ficar falando o tempo todo “no, gracias”. Gente, mas o assédio é grande mesmo. Pior que na Calle Florida, porque como os corredores são estreitos, às vezes eles bloqueavam a passagem e a gente ficava brigando para poder passar.

Leia também: Dicas de compras em Santiago (com mapa)

Foto: David Major (Flickr)

Foto: Bred_Pacheco (Flickr)

Segundo, porque o cheiro de peixe cru e todos aqueles frutos do mar é muito forte e ruim. É demais para nós, que nesse ponto somos frescos. Mas, veja o mapa, que restaurantes, açougues e peixarias dominam o mercado. Tirando isso, não sobra quase mais nada.

Terceiro, porque estava sujo, muito sujo. Em muitos pontos, o chão estava muito molhado. A água que escorria das bancas de peixes e mariscos fica ali, parada e fedida.

Foto: George (Flickr)

Foto: Flávio Pancetti Vaccari (Flickr)

Foto: Flávio Pancetti Vaccari (Flickr)

Mas aí, saindo de lá a gente viu um outro mercado, do outro lado da rua, atravessando o rio. Era o Tirso de Molina. Esse tem a cara do Mercado Central de BH, mas bem menor. Mercearia, flores, temperos, verduras, frutas, frutos secos, produtos para festas, padarias e roupas e calçados.

Foto: Leon Calquin (Flickr)

Depois de inalar tanto fedor e fugirmos dos garçons, acabamos nos esquecendo de bater fotos, por isso as usadas neste post não são nossas, mas estão com os devidos créditos.

Bom, e o que dizemos sobre o Mercado Central de Santiago?

Que você deve ir se:

– Gosta de peixes e frutos do mar, pois dizem que os restaurantes são muito bons;

– Não liga para cheiro forte desses animais. Mas, pode ser que demos azar no dia que fomos e o cheiro nem seja tão forte assim. Ou pode ser que você seja mais tolerante.

E que você não deve ir se:

– Detestar peixe e frutos do mar e não tolerar o seu fedor cheiro e tiver qualquer outra programação mais interessante para fazer. Nós fomos porque diziam que lá tinha uns mariscos diferentes, que só se encontram lá, então queríamos conhecer. Mas, com a iminência do vômito tanto por parte do Guto, quanto pela minha parte, nós só queríamos sair dali.

Foto: John Sconzo (Flickr)

Quer ir?

É fácil, fácil de chegar.
Mercado Central – http://www.mercadocentral.cl
Metrô Cal y Canto, linha 2  ou Plaza de Armas, linha 1.