Página inicial / Brasil / Itaimbezinho ou Fortaleza? Qual cânion visitar se você só tem um dia em Cambará do Sul?

Itaimbezinho ou Fortaleza? Qual cânion visitar se você só tem um dia em Cambará do Sul?

canion itaimbezinho ou fortaleza

Já contamos como é visitar os Cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, e o Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral. Os dois são extremamente belos, as paisagens são diferentes e os passeios não são repetitivos.

Mas, suponhamos que você só possa ir a um deles. Qual escolher?

Se você tiver um dia inteiro na cidade, saiba que as agências fazem os dois passeios em um só dia, sendo um pela manhã e outro à tarde. Porém, é naquele esquema vapt-vupt que eu já relatei nos dois posts, que, inclusive, você deve ler antes de prosseguir neste.

Cânion do Itaimbezinho: tudo para você organizar o seu passeio

Cânion Fortaleza: tudo para você organizar o seu passeio

Muita gente faz um bate-volta partindo de Gramado – são 125 km, que são percorridos em, aproximadamente, duas horas. Se você fará isso ou, por qualquer outro motivo, só ficará um dia lá em Cambará do Sul, e não quiser fazer o dois passeios bem aceleradinhos, precisa pensar qual cânion/parque tem mais a ver com você.

Minhas sugestões abaixo são baseadas na minha achologia, nas minhas impressões sobre os parques e, lógico, não são verdade absoluta.

As trilhas Cotovelo e Vértice do Parque Nacional de Aparados da Serra (o do Itaimbezinho) são bem mais fáceis do que as do Fortaleza. Além disso, são bem delimitadas e há cercas de proteção em todos os mirantes. Portanto, sugiro que você opte pelo primeiro, o Aparados da Serra, se:

1 – você ou alguém do seu grupo tem dificuldade de locomoção;

2 – estiver com criança;

3 – você é completamente sedentário e nunca fez uma caminhadinha na vida: apesar de serem, no mínimo, seis quilômetros, a trilha é praticamente plana, ou com pouquíssima inclinação, ao contrário do Fortaleza, cuja trilha é íngreme, esburacada e escorregadia.

4 – você não tem experiência com trilhas, mas não quer ir com agência: as trilhas são autoguiadas e sinalizadas. Não tem como errar. Tranquilíssimo de ir sozinho. (Isso nas trilhas com entrada por Cambará do Sul – Cotovelo e Vértice)

itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho

Trilha do Vértice

vertice

Em compensação, eu achei o Cânion Fortaleza ainda mais bonito. Olhe as fotos nos outros dois posts já mencionados e veja se concorda comigo. Se sim, e se já tem certa experiência ou não é um sedentário, vá ao Parque Nacional da Serra Geral. Falta sinalização, mas, com atenção, dá para fazer as trilhas mesmo sem ser um expert. Só tome cuidado nos mirantes, pois faltam cercas de proteção. Agora, se você não é tão experiente assim, mas faz questão de ir com um guia, voto nesse parque também.

Uma outra razão para escolher visitar o Serra Geral é se você está a fim de gastar zero reais para entrar no parque. Ao contrário do Aparados da Serra, que cobra taxa de visitação, o Serra Geral é grátis.

Vista da trilha do mirante

Cânion Fortaleza

Vale por onde corre o rio.

canion fortaleza 10

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Se você só tem um dia em Cambará do Sul e não quer fazer o dois passeios bem aceleradinhos, precisa pensar qual cânion/parque tem mais a ver com você: o Cânion Itaimbezinho, do Parque Nacional de Aparados da Serra, ou o Cânion Fortaleza, do Parque Nacional da Serra Geral.



Booking.com

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

8 comentários em “Itaimbezinho ou Fortaleza? Qual cânion visitar se você só tem um dia em Cambará do Sul?

  1. Oi Gê! Boa tarde!
    Sou mineira de Juiz de Fora, e estou indo com meu noivo nesse fds para Gramado, li seus posts sobre os Cânions, e se a gente já estava morrendo de vontade, depois de ver as suas fotos, já atualizei meu roteiro. Mas fiquei com uma dúvida, vc informa que o Fortaleza a caminhada é mais pesada, só que se eu for apenas na trilha do mirante, é mais tranquilo né? rs.. Pq pensamos em ir de manhã no Itaimbezinho, almoçar em Cambará e a tarde ir só na trilha do Mirante. Vc acha que é possível??
    Aproveito a oportunidade para dizer que adorei os seus posts!
    Abraços

    • Oi, Suelem. É possível, sim, se vocês mantiverem um ritmo bom de caminhada.
      É a trilha do mirante que é mais pesada, mesmo, porque é íngreme e com pedras e barro (ao menos quando fomos estava assim), mas tem apenas 1,7 km (ida).
      Muito obrigada por seus elogios. Espero que aproveitem bastante a região, que é belíssima!

    • Oi,Leonardo. Obrigada pelo seu comentário.
      Neste post estamos nos referindo às trilhas Cotovelo e Vértice. Sobre a do Rio do Boi falamos no post específico sobre o Itaimbezinho.

  2. Vou a 3 Coroas em setembro, e tenho a intensão de me hospedar em Cambará, para em 3 dias visitar as maravilhas que vcs postaram. Como vou sozinha, gostaria de sugestão de Pousada na cidade e agência de turismo com guia. Mto grata

    • Oi, Sandra. Nós ficamos na Pousada Vila Ecológica, dá uma olhada aqui.
      Gostamos bastante.
      Na avenida principal há algumas agências, bem próximas umas às outras, e a própria pousada pode te indicar, também.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA