Mineiros na Estrada

Feira Hippie, a feira de artesanato dominical de Belo Horizonte


Ainda é madrugada quando os primeiros feirantes chegam para montar suas barracas.  E ainda é madrugada quando chegam os primeiros ônibus de sacoleiras, vindos de várias regiões do estado.

A Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie, funciona todos os domingos, desde 1969. Segundo o site oficial da feira, passam por lá 140 mil visitantes, se apertando entre os corredores das barracas de 2158 expositores.

Mas, apesar dessa muvuca de gente e de produtos, a feira é bem organizada, separadinha por setores e com barracas coloridas. Alguns dos produtos encontrados por lá são: móveis, vestuário, calçados, artesanato com os mais diversos materiais, bolsas, calçados, cintos, bijuterias, objetos decorativos, enxoval de bebê e, claro, comida!

O legal é que a Feira Hippie não é só um ponto turístico, mas é bastante frequentada pelos próprios belorizontinos e, para mim, isso tem dois motivos: variedade e preço!

Dentro da mesma categoria, há muitos expositores, o que incentiva a concorrência. Não vamos exagerar e dizer que as coisas são ultrabaratas, mas os preços, são, sim, atraentes.

Dicas para visitar a Feira Hippie

Chegue cedo

Como eu disse lá em cima, antes do dia amanhecer já tem gente comprando. Mas não precisa exagerar e chegar ainda com o céu escuro, não. O bom é chegar por volta das 7h-8h, quando a concentração dos sacoleiros já se esvaiu e a multidão dos compradores do varejo ainda não chegou. Chegando cedinho, você pega a feira bem mais vazia, sofre menos empurra-empurra, pode ver mais variedade de produtos e ainda aproveita o período mais fresco do dia em termos de temperatura.

Cedinho ainda está vazio!

Leve uma bolsa pequena

Vá com uma bolsa pequena e a coloque à frente do seu corpo. Aglomerações atraem pessoas mal intencionadas e lá, infelizmente, não é diferente.

Vá com calçados confortáveis

Primeiro porque andamos um bocado e segundo porque às vezes você vai usar o canteiro central e as calçadas e aí pode haver trechos irregulares. Se você for comprar calçado, vá com um que seja fácil de tirar e colocar, porque, muitas vezes, você vai experimentar em pé, mesmo.

Comece pelo que mais te interessa

Vá primeiro ao setor de interesse. Assim, você estará mais descansado e disposto a pesquisar o melhor preço e produto. Só depois perambule pelos demais, se quiser conhecê-los

Leve dinheiro

Quase toda barraca aceita cartão, mas com dinheiro seu poder de negociação é muito maior! Dá para pechinchar sem vergonha e sem medo.

Leve algo para anotações rápidas

Como tem muita coisa igual, vale uma pesquisada antes e aí o risco de não lembrar mais onde você viu aquele brinco lindo de morrer é grande. Por isso, quando gostar de algo, mas ainda for pesquisar mais antes de fechar a compra, anote qual a direção da barraca. Algumas delas têm o número e fila anexadas, mas são bem poucas. O melhor talvez seja anotar qual o estabelecimento está na direção da barraca (ex. Correios, Pastelaria etc). Pode até ser no celular, mas aí tome muito cuidado porque, infelizmente, é perigoso.

E você, frequenta a Feira Hippie? Conta pra gente nos comentários o que você mais gosta.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: