Página inicial / Brasil / Visita à Fazenda Bom Jesus, na Ilha do Marajó

Visita à Fazenda Bom Jesus, na Ilha do Marajó


Bem diferente do passeio na Fazenda São Jerônimo, aqui não tem manguezais, praias desertas e barquinhos. A proposta é andar pela fazenda que, segundo eles, é área de proteção ambiental do Ibama. Durante a caminhada pode-se avistar exemplares da fauna local: garças, colhereiros, guarás, macacos e jacarés. “Pode-se” porque nunca se sabe se o bichinho vai aparecer quando você está passando, né?

fazenda bom jesus ilha do marajo (9) fazenda bom jesus ilha do marajo (10)

Búfalos na fazenda

Búfalos na fazenda

O passeio é sempre feito à tarde, de segunda a sábado. Contudo, houve uma falha na comunicação e acabamos fazendo pela manhã. Explico: após insistentes ligações, consegui falar com a pessoa responsável por marcar os passeios. Disse que iria no domingo, 20 de setembro. A pessoa que me atendeu apenas disse que não agendavam para setembro, porque era baixa temporada e não era necessário, e pediu que eu ligasse quando estivesse em Belém.

Então, como combinado, liguei novamente lá de Belém e aí a mesma pessoa me disse que não faziam o passeio domingo. Argumentei, mas ela disse que era impossível, porque domingo era folga dos funcionários. Só que eu já tinha montado o roteiro todo pensando nisso. Teríamos pouquíssimo tempo: iríamos no sábado à tarde, ficaríamos lá no domingo e voltaríamos na segunda à tarde. A ideia era fazer o passeio da São Jerônimo no domingo de manhã, o da Bom Jesus, à tarde, ir a uma praia no intervalo entre uma fazenda e outra e ir a alguma outra praia na segunda de manhã.  A única tarde que eu teria lá no Marajó seria a de domingo.

Lá em Soure, a dona da pousada em que ficamos ainda tentou novamente ver se conseguiríamos ir no domingo, mas não teve jeito. Então fomos na segunda-feira de manhã, Guto, eu e uma moça que estava na pousada e não havia reservado nada.

Na segunda-feira pela manhã, um funcionário foi nos buscar na pousada (o passeio inclui transporte do e para o local em que você está hospedado).

fazenda bom jesus ilha do marajo (24)

Chegando lá, fomos apresentados ao guia que nos acompanhou durante todo o passeio. Caminhamos muito (calculamos mais de cinco quilômetros) sob um sol escaldante, por um grande descampado.

fazenda bom jesus ilha do marajo (25) fazenda bom jesus ilha do marajo (26) fazenda bom jesus ilha do marajo (27)

fazenda bom jesus ilha do marajo (18)

O guia era de poucas palavras e a gente tinha que perguntar bastante. Como não era o horário habitual, vimos uns poucos animais de longe, o guia sempre enfatizando que não era hora de eles se exibirem e eu sempre falando que era uma pena, porque eu estava doida para ver os guarás, haha. 😀

fazenda bom jesus ilha do marajo (3)

fazenda bom jesus ilha do marajo (2) fazenda bom jesus ilha do marajo (7)

Um carcará aqui, um colhereiro ali… Até que avistamos muitos pontinhos vermelhos ao longe, bem longe. Eram os guarás! O guia já foi andando em sentido contrário, quando eu e a moça perguntamos se não era possível chegar mais perto.

– Ah, vocês querem ir lá? (Que pergunta!)

– Sim, se puder.

– Pode.

Chegamos mais perto e vi minha primeira revoada! Esqueci por alguns momentos o calor insuportável e a roupa pingando. É lindo demais, mesmo bem de longe!

fazenda bom jesus ilha do marajo (19)fazenda bom jesus ilha do marajo (14)

Andamos mais um bocado, o guia jurou que havia um jacaré na lagoa, vimos vários búfalos à distância quando, de repente, o guia parou: “Tem outro bando de guarás ali. Nós vamos ter que passar ao lado deles e eles vão voar.” Ficamos parados por alguns instantes apenas olhando.

Depois começamos a dos mover. E aí, tcha-ram…

fazenda bom jesus ilha do marajo (15)

No final do passeio, nos ofereceram um pequeno lanche: um pedaço de bolo, um copo de iogurte, uma fatia de queijo e um pouco de doce de leite – tudo feito com leite de búfala.

fazenda bom jesus ilha do marajo (4)

A fazenda, que assim como a São Jerônimo foi cenário da novela Amor, Eterno Amor, também tem um acordo com o IBAMA para resgatar e tratar animais feridos, mas nós não conhecemos esse trabalho. Apenas vimos umas tortuguitas e uma capivarinha.

fazenda bom jesus ilha do marajo (1) fazenda bom jesus ilha do marajo (5) fazenda bom jesus ilha do marajo (21)

No caminho de volta ainda vimos mais alguns guarás tomando banho.

fazenda bom jesus ilha do marajo (22) fazenda bom jesus ilha do marajo (23)

O passeio durou cerca de duas horas. Em setembro de 2015, pagamos R$ 85,00. Agendar pelo telefone: (91) 3741-1243.

fazenda bom jesus ilha do marajo (20)

fazenda bom jesus ilha do marajo (16) fazenda bom jesus ilha do marajo (17)

fazenda bom jesus ilha do marajo (11) fazenda bom jesus ilha do marajo (13)



Booking.com

Salvar

Salvar


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “Visita à Fazenda Bom Jesus, na Ilha do Marajó

  1. Oi Gê, parabéns pelas fotos. Deve ter sido maravilhoso passeio. Pra chegar na ilha só de barco? Tenho sonho de conhecer la. Falei uma vez com Dra. Eva Abufaiad trabalha com animais resgatados parcerias com Ibana. Vc conheceu? Abçs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA